TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Figuras e Sua Aplicabilidade

Por:   •  5/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 7

Jorge Pilal Rodrigues

Tipos de Figuras e sua Aplicabilidade

(Licenciatura em Ensino de Matemática)

Universidade Rovuma

Nampula

2021

Jorge Pilal Rodrigues

Tipos de Figuras e sua Aplicabilidade

(Licenciatura em Ensino de Matemática)

Universidade Rovuma

Nampula

2021

Índice

1. Introdução 4

2. Gráfico 5

3. Tipos de gráficos 6

3.1 Gráficos para variáveis qualitativas 6

3.1.1 Gráfico de barras 6

3.1.2 Gráfico de colunas 6

3.1.3 Gráfico de sectores 7

3.1.4 Gráfico de linhas 8

3.2 Gráficos para variáveis quantitativas discretas 8

3.2.1 Gráfico de bastões 8

3.2.2 Gráfico da frequência acumulada 9

3.3 Gráficos para variáveis quantitativas contínuas 10

3.3.1 Histograma 10

3.3.2 Polígono de frequência 11

3.3.3 Gráfico da frequência acumulada ou Ogiva 12

4 Conclusão 14

5 Bibliografia 15

Introdução

O presente trabalho da cadeira de Introdução a Teoria de Probabilidade aborda sobre os diferentes tipos de gráficos e sua aplicabilidade.

Os gráficos estatísticos é uma forma de apresentação de dados estatísticos, cujo objectivo é o de produzir, no investigador ou no publico em geral, uma visão mais imediata de como se distribuem os dados duma amostra ou população, ou sobre como se relacionam os valores da amostra. Existe uma grande variedade de gráficos estatísticos com o fim de responder as mais variadas situações.

Gráfico

Gráfico é um recurso visual da Estatística utilizado para representar um fenómeno. Sua utilização em larga escala nos meios de comunicação social, técnica e científica, devem-se tanto à sua capacidade de reflectir padrões gerais e particulares do conjunto de dados em observação, como à facilidade de interpretação e a eficiência com que resume informações dos mesmos. Embora os gráficos forneçam menor grau de detalhes que as tabelas, estes apresentam um ganho na compreensão global dos dados, permitindo que se aperceba imediatamente da sua forma geral sem deixar de evidenciar alguns aspectos particulares que sejam de interesse do pesquisador. Uma representação gráfica coloca em evidência as tendências, as ocorrências ocasionais, os valores mínimos e máximos e também as ordens de grandezas dos fenómenos que estão sendo observados.

Todo gráfico, em sua versão final deve primar pela simplicidade, clareza e veracidade nas informações. Para atingir tal objectivo, a construção de um gráfico exige muito trabalho e cuidados.

Segundo SILVA apud WALLGREN (1996), a escolha da representação gráfica e, consequentemente, a escolha do tipo de gráfico mais adequado para representar um conjunto de dados deve ser feita com base nas respostas de questões como:

Um gráfico realmente é a melhor opção?

Qual é o público-alvo?

Qual é o objectivo do gráfico?

Que tipo de gráfico deve ser usado?

Como o gráfico deve ser apresentado?

Que tamanho o gráfico deve ter?

Deverá ser usado apenas um gráfico?

A qual meio técnico se deve recorrer?

Uma regra básica para a elaboração adequada do título de qualquer gráfico, é verificar se o mesmo responde a três exigências: o quê? Onde? E quando?

Tipos de gráficos

Gráficos para variáveis qualitativas

Gráfico de barras

É um gráfico formado por rectângulos horizontais de larguras iguais, onde cada um deles representa a intensidade de uma modalidade ou atributo.

É recomendável que cada coluna conserve uma distância entre si de aproximadamente 2/3 da largura da base de cada barra, evidenciando deste modo, a não continuidade na sequência dos dados. O objectivo deste gráfico é de comparar grandezas e é recomendável para variáveis cujas categorias tenham designações extensas.

Figura 1. Número de famílias

Gráfico de colunas

É o gráfico mais utilizado para representar variáveis qualitativas. Difere do gráfico de barras por serem seus rectângulos dispostos verticalmente ao eixo das abcissas sendo mais indicado quando as designações das categorias são breves. Também para este tipo de gráfico deve ser preservada a distância entre cada rectângulo de, aproximadamente, 2/3 da largura da base de cada coluna. O número de colunas ou barras do gráfico não deve ser superior a 12 (doze).

Figura 2. Meios de informação utilizados pelos alunos da disciplina Inferência Estatística, curso de Estatística da UEM, 21/03/2005.

Gráfico de sectores

Tipo de gráfico onde a variável em estudo é projectada num círculo, de raio arbitrário, dividido em sectores com áreas proporcionais às frequências das suas categorias. São indicados quando se deseja comparar cada valor da série com o total. Recomenda-se seu uso para o caso em que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com