TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Economia

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 3

 

ALUNO: Rafael Franco dos Santos

R.A.: 00166548

  • Bens de consumo, como o próprio nome diz, é aquele que satisfaz a necessidade humana. Tais como roupas, alimentos, automóveis e etc.

Por sua vez os bens adquiridos para a produção de outros bens, como por exemplo, os bens de consumo, são denominados bens de capital, pois geram riqueza para quem os compra.

Para que ocorra uma ligação entre bens de capital e de consumo, existem os bens intermediários, que são utilizados pela indústria para a produção de bens de consumo. Como por exemplo, o aço produzido pelas siderúrgicas que é utilizado na fabricação de carros.

  • Para a maioria dos economistas, existem três grandes fatores, Recursos naturais, mão de obra e capital. Que permite aos países produzir o melhor produto, da melhor maneira e para o melhor publico alvo, fortalecendo assim sua economia interna. Alguns países possuem déficits de um destes três fatores e por isso se especializam em um setor da economia que são favorecidos. Como vemos, a economia se baseia fundamentalmente em fatores de produção, que por sua vez determinam como cada bem será melhor aproveitado.
  • Quando criamos um novo conceito, produto, equipamento ou tecnologia, chamamos isso de invenção.  Posteriormente, para atender talvez uma necessidade do mercado ou demanda social, se faz necessário um aprimoramento da invenção. A isso damos o nome de inovação.
  • Para que possamos adquirir bens de consumo, precisamos dos bens intermediários, que por sua vez, derivam quase que exclusivamente da natureza. Mas a cada ano que se passa alguns desses recursos tem se tornado cada vez mais escassos.

A água, por exemplo, vem se tornando cada vez mais escassa, 18% da população mundial, não tem acesso a uma quantidade mínima diária, e se mantivermos essa media descontrolada de consumo e de devastação ambiental, até 2050, 75% da população, terá dificuldade para obter água potável.

O ouro negro, o petróleo ira acabar um dia, não sabemos quando, mas segundo agencias internacionais de pesquisa, o petróleo atingir seu pico por volta de 2035 e depois disso, ocorrera um declínio muito acelerado, devido a enorme quantidade de consumo de combustíveis fosseis, combinando-se com os poucos investimentos em novas formas de combustíveis renováveis.

Os alimentos não ficam fora dessa lista. Hoje, cerca de 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo, isso se deve ao grande crescimento populacional, e até mesmo ao aquecimento global.

  • É certo que a falta de apoio ou dinheiro, pode deixar determinados funcionários de mãos amarradas. O conceito de empresariedade, nada mais é, do que, a capacidade que uma empresa tem de conversar com seus melhores funcionários, fornecendo assim, instalações adequadas, salários atraentes e respeito às diferenças.
  • O fator de produção trabalho se subdivide em dois grupos distintos, os ativos, que engloba todas as pessoas com mais de 10 anos que exercem atividades remuneradas. Também estão incluídas as pessoas desempregadas que estão à procura de emprego. E os inativos que são formados pelos aposentados, inválidos, estudantes (desde que não trabalhem), crianças e as pessoas que trabalham em casa, sem remuneração.

  • O fator capital consiste no açulo e riquezas da sociedade; e com ela a população ativa se equipa para as atividades de produção de bens de consumo.  O capital é formado por títulos, obrigações, certificados ou outros papeis negociáveis.
    Na formação bruta de capital fixo, temos uma ampliação da capacidade produtiva através de investimentos, aumentando assim o estoque de bens duráveis destinado ao uso de unidades produtivas. Por sua vez, a formação de capital liquido fixa, se da através do capital bruto menos a depreciação.
  • A gestão empresaria é tido como um fator abstrato, pois não é palpável, e sim obtido através de conhecimento. Tal fator determina de qual forma os outros fatores serão utilizados, para obter melhor desempenho. É a principal força propulsora do processo econômico. A empresariedade seria, assim, a energia mobilizadora da economia.
  • [pic 1]
  • Como vemos, a melhor situação educacional se encontra na faixa etária dos 25-29 anos. Já o grupo dos que estão acima dos 50 anos tem baixo nível escolar. Isso nos leva a crer que o Brasil, esta em um processo de crescimento educacional. E mesmo que não haja investimentos a simples substituição de gerações fará com que esses números aumentem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com