TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando CEP (controle de processo estatístico)

Pesquisas Acadêmicas: Usando CEP (controle de processo estatístico). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

1- Resumo 4

2-Introdução 5

3-População 6

4-Amostra. 7

5-Estatística Descritiva 8

6-Resumo do trabalho 12

7-Considerações Finais 15

8-Referências Bibliograficas 16

1-Resumo

Neste trabalho, estudaremos o que seria População e Amostra. Iremos mostrar como e onde usarmos, e explicaremos qual é o objetivo, e pra que ela serve no cotidiano, veremos também sobre alguns gráficos, para aprofundarmos melhor. Também, iremos conhecer um pouco mais sobre o CEP (Controle Estatístico de Processo), e, na onde se usa esses métodos, quais formas, e, quem são as pessoas preparadas para aplicar esse conteúdo em determinadas empresas, e ou ate mesmo em projeto futuro.

Para sabermos mais, a População é definida em dois estágios: Finita e Infinita, esse dois estágio de População estaremos mostrando e explicando na pesquisa onde também irá envolver Amostra. Agora fica a pergunta pra quem esta lendo; O que você acha que é amostra e População?

Outro assunto envolvido nesse trabalho é a CEP. O que seria? Significa Controle Estatístico de Processos, isso está envolvido nesse trabalho, mas, veremos quais são os modelos de CEP que teremos, e ainda, iremos mostrar, a expansão da empresa Electrolux, e como foi implantado o Controle Estatístico de Processo, vejamos alguns exemplos desse assunto.

Espero que esse trabalho seja bom para seu aprendizado, e ainda, para ajudar em determinadas atividades em relação à População e Amostra, também para te indicar e guiar na separação de uma População e Amostra facilitando seu estudo. E ainda, conhecer mais sobre uma inspeção de qualidade, como são seus procedimentos, e o que ele trás de bom para nós.

2-Introdução

Para que pudéssemos fazer esse trabalho, foram feita varias pesquisas em sites, e, ate mesmo, em notícias. Tiramos algumas informações de um trabalho apresentado e divulgado em site de pesquisa. Para começar, vamos saber o que seria POPULAÇÃO e AMOSTRA, e, em seguida, temos alguns gráficos para explicar melhor sobre População e Amostra e como elas estão separadas.

Em seguida será apresentado também o conceito de CEP (Controle Estatístico de Processo)

3-População

O que seria População? Para que possamos entender, temos dois tipos de definições, uma, em que a Biologia impõe seu valor no assunto, e outra da Estatística. Na Biologia ela diz que população seria um conjunto de habitantes ou uma espécie não determinada que se localize no mesmo espaço de tempo. Já na Estatística seria um total de pessoas que nesse total elas seriam avaliadas de acordo com suas características, ou seja, elas seriam agrupadas de acordo com o perfil de cada um, sempre formamos um grupo de Indivíduos tendo as mesmas características. Na estatística, a população é classificada como finita e infinita.

População Finita: O numero de Indivíduos de um grupo que não seja elevado, para a amostra abordada.

Exemplos: Escolas Particulares de Osasco que tenham menos que 1000 alunos.

População Infinita: Numero de indivíduos, que, para a pesquisa é muito elevado, para determinada amostra.

Exemplos: Pessoas em São Paulo que estuda na mesma faculdade.

4-Amostra

Amostra seriam um subconjunto da população ou grupo ou indivíduos, pequena parte de um todo, consequentemente séria muito difícil e demorada entrevistar todos os elementos de uma população, também financeiramente não compensaria. Por tanto separamos grupos de indivíduos que tenha a mesma característica, assim organizando os grupos para facilitar a vida do pesquisador.

Na estatística precisa atender a um público alvo, pois, é com base nesse conjunto de pessoas que os dados são coletados e analisados de acordo com o princípio da pesquisa.

Como sabemos que é impossível examinar toda a população, mais podemos trabalhar com que é acessível, podemos utilizar o recurso onde a maior parte da população apresentada com a mesma característica. Assim, amostragem é o processo pelo qual se obtém informação sobre um todo, examinando-se apenas uma parte do mesmo, amostra.

Devemos saber que nem tudo sai com o esperado, quando você está trabalhando com um grupo de pessoas ou indivíduos com uma quantidade maior a margem de erro pode ser bastante elevada, portanto, temos que tomar muito cuidado e ser cautelosos e pacientes nas observações das pesquisas, pois nem sempre o numero obtido é o numero de pessoas com as mesmas características, podemos ter fraudes.

5-Estatística Descritiva

Figura 1 - Histograma representando a distribuição da variável "peso à nascença"

Esse Gráfico é o Histograma, ele é semelhante com ao gráfico de barras, mais com uma desigualdade, cada barra representa a frequência de um intervalo da barra seguinte, por tanto as barras estão todas juntas.

Neste gráfico o Histograma refere-se ao peso de 462 recém-nascidos. A barra mais escura representa o numero de recém-nascidos 73 com peso entre os 3300gr e 3500gr.

Figura 3 - Histograma com a indicação dos percentis 5 e 95 relativos à variável "peso à nascença"

Já na figura 2 está representada a distribuição de peso 462 que seria o número de recém-nascidos. Essa mediana é de 3300gr, o gráfico mostra q a metade que seria 50% dos bebês (231 recém nascidos) tem o peso inferior a 3300gr, já a outra parte dos 50 %o tem o peso superior a 3300gr.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com