TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um estudo sociológico na indústria de fundição, no estado de Santa Catarina, aplicando conceitos de controle estatístico de processos (CEP)

Pesquisas Acadêmicas: Um estudo sociológico na indústria de fundição, no estado de Santa Catarina, aplicando conceitos de controle estatístico de processos (CEP). Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.827 Palavras (8 Páginas)  •  465 Visualizações

Página 1 de 8

Conceito de Estatística

A Estatística é uma parte da matemática aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados. Para a utilização dos mesmos na tomada de decisões, a estatística possui dois grandes ramos:

1- Estatística Descritiva: compreende a coleta, a organização, a descrição dos dados, o cálculo, de forma a apresentar coeficientes de forma conveniente e comunicativa.

2- Estatística Indutiva ou Inferencial: compreende procedimentos empregados na análise e na interpretação dos dados para chegar a grandes conclusões ou inferências sobre populações com base em dados amostrais, associados a uma margem de incerteza. Fundamentam ainda as medidas de incerteza que resultam na teoria da probabilidade

A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organizá-los, resumi-los, analisa-los, interpretá-los e deles extrair conclusões (Triola, 1998). |

O referido artigo tem como objetivo realizar um estudo de caso em uma indústria de fundição, localizada no Estado de Santa Catarina, aplicando conceitos básicos de Controle Estatístico de Processo (CEP). Consiste também em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, bem como oportunidades de melhorias aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa.

Nesse estudo, serão utilizados principais tipos de gráficos de controle já consagrados

na literatura, tais como:

* Gráfico de controle para observações individuais;

* Gráfico da amplitude móvel;

* Gráfico da média móvel exponencialmente ponderada

* E gráfico da soma cumulativa.

O trabalho limita-se em realizar análises estatísticas sobre os dados fornecidos para estudo e possivelmente construir conjecturas baseadas nas informações transmitidas pela empresa, esperando e acreditando na fidedignidade e veracidade das mesmas, sem, desprezar toda e qualquer informação.

O Artigo “Conceito e Aplicações de Estatística”, fala da formação básica que permite ao estatístico utilizar técnicas como:

Efetuar levantamentos e análises de informações;

Planejar e realizar experimentos e realizar pesquisas em várias áreas científicas;

Formular a solução para os mais variados e complexos problemas concernentes à melhoria e otimização dos processos.

Aplicação da Estatística na área administrativa.

A estatística cada vez mais está ramificada as diversas áreas da administração, se tornando uma ferramenta indispensável no gerenciamento de muitas atividades. Diante da globalização e as constantes mudanças e evolutivos avanços da tecnologia, onde a informação ganha cada fez mais status, a administração tem superado as novas barreiras através da estatística que tem sido um referencial na atualidade.

A estatística é uma ciência muito importante para a administração, que envolve o planejamento do experimento a ser realizado, está presente em quase todas as áreas de administração. Com o passar do tempo, tanto a estatística como a administração vem passando por evoluções e cada vez mais a técnica estatística vem colaborando com os estudos organizacionais, a estatística foi de grande colaboração principalmente na área de gerenciamento e controle de qualidade, o processo estatístico surgiu como uma solução para os problemas de qualidade com foco no sistema de produção da organização. A estatística passou a ser usada para explicar resultados de pesquisa de forma simples e dinâmica, gráficos e tabelas são apresentados para expor os resultados de uma empresa, seus dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção.

Objetivo

O objetivo da estatística é fornecer métodos e técnicas para que possa lidar com situações de incerteza, é a lógica para a solução de vários problemas para usar em vários setores, permitindo fazer a inferencia sobre fenômenos de várias naturezas, inclusive financeiro. Permite também fazer uma analise da vida da empresa, mercado financeiro, tendências e aceitação de produtos, controle de qualidade, etc.

Aplicação

É possível aplicar a estatística em diversas áreas da administração para que se possa fazer o planejamento, interpretação, sendo que o objetivo da estatística é a produção, e dar a melhor informação possível a partir dos dados disponíveis.

Relação de lugares, situações e problemas em que pode-se aplicar conceitos estatísticos.

Lugares: A estatística é aplicada em diversos setores da empresa como recursos humanos, controle de qualidade, logística, além de organizações públicas, e não governamentais.

Situações: A estatistica estabelece comparações entre variações ocorridas ao longo do tempo, diferenças entre lugares, categorias semelhantes, tais como produtos, pessoas, é usada também em situações em que é preciso adotar métodos e técnicas para descrever uma determinada situação, representada por uma coleção de dados numéricos em que a organização permite um melhor conhecimento de seu significado e do fenômeno mostrado, é usado nas compras para se verificar qual a época mensal ou anual de maior e menor volume nas vendas, com as verificações de maiores e menores volumes vendidos na semana, mês, semestre, ano, por cliente, ou por determinado segmento, etc.

Problemas: De maneira geral a estatistica é usada para solucionar problemas diversos, pois baseia-se em conhecimentos sólidos e atualizados de maneira que é capaz de abordar com proficiência os problemas usuais tais como: coleta, organização e síntese de dados, ajuste de modelos e ainda busca informações para soluções de problemas novos.

Amostragem

Amostragem tem como objetivo principal determinar meios e métodos para estudar as populações através de amostras.

RETIRADA DA AMOSTRA

Levando em conta duas questões importantes na retirada de uma amostra que é: Representatividade e Imparcialidade.

Suponha que estivéssemos interessados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com