TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Índice de movimentação de gado para abate no município de Primavera de Rondônia, com modelo estatístico

Por:   •  26/11/2017  •  Artigo  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 12

Índice de movimentação de gado para abate no município de Primavera de Rondônia, com modelo estatístico 1

Luálison Gonçalves de Souza2

Suelene de Laia3

Eudismar Faquin4

Resumo

Atualmente num país capitalista e democrata como o Brasil, a economia é toda distribuída a partir de fatores estatísticos, envolvendo-se assim a matemática como fonte primordial, haja vista que áreas afins como administração, contabilidade e economia necessitem da matemática como matéria-prima de sua evolução. Abordando o fator político este artigo apresenta um índice estatístico a respeito do índice de movimentação de gado para abate do Munícipio de Primavera de Rondônia, apontando primeiro os motivos pela qual foi elaborado o modelo estatístico, depois os métodos que foram utilizados na pesquisa e por último serão apresentados os resultados e discussões a respeito do tema.

Palavras-chaves: Estatística. Primavera de Rondônia. Abate bovino.

1. INTRODUÇÃO

A Matemática pode ser um instrumento muito eficaz para o trabalho em dados estatísticos, sendo assim de suma importância para sociedade, haja vista que no campo político, os dados são relacionados ao cotidiano para melhor provimento de orçamentos e recursos financeiros.  Tendo em vista o conhecimento e à aplicação estatística, o artigo visa à prestação de serviços a sociedade, através dos dados obtidos pela Agência de defesa Agrosilvopastoril de Rondônia – IDARON. Segundo o endereço eletrônico (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ag%C3%AAncia_de_Defesa_Sanit%C3%A1ria_Agrosilvopastoril_do_Estado_de_Rond%C3%B4nia)

Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) é uma autarquia, pertencente à administração indireta do poder executivo do estado de Rondônia. É um órgão de fiscalização, responsável pela defesa agropecuária no estado de Rondônia.

 Através dos dados serão aplicadas tabulações, para título de obtenção de recursos financeiros para Prefeitura de Primavera de Rondônia, tendo em vista a necessidade da criação das Secretárias de Agricultura e Agropecuária, que beneficiará toda a população estabelecida no Município. O artigo trata-se de uma análise e organização das informações a respeito do número de abates bovinos realizados por Frigoríficos da região, que são provindos de Produtores relacionados à cidade de Primavera de Rondônia, por ocasião de que o Munícipio só possui dois abatedouros próprios de pequeno porte (MATADOURO MARCIO MARIO DA SILVA e TREVIZANI E SOARES LTDA), fazendo que assim os produtores recorram assim às cidades vizinhas, fato de que não ocorre o lucro agropecuário que teria que ser revertido para o local de origem da matéria-prima.    

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Este artigo foi feito por meio de pesquisa documental dos dados obtidos pela IDARON, mediante a autorização através de requerimento, em que os autores assumem total responsabilidade perante as informações apresentadas. A autarquia IDARON localizada na Rua Alcindo Pinto de Carvalho, Bairro Centro, forneceu os dados referentes a Autorizações (GTAS), que são provenientes para o abate, haja vista que os Frigoríficos pela Lei Estadual de Nº 888, DE 21 DE MARÇO DE 2000, obedecem ao termo de que o gado tem que estar livre de quaisquer doenças, cabendo assim as Autarquias de defesa agropecuária fiscalizá-las.

Art. 1º. É competência da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – IDARON, a inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal produzidos e destinados ao comércio no Estado de Rondônia em consonância com o disposto na legislação federal.( LEI Nº 888, DE 21 DE MARÇO DE 2000. DOE. 4457, 22/03/00, Art. 1º).

A Idaron forneceu as informações referentes ao ano de 2012, por meio de uma planilha, em que são estabelecidas as seguintes classificações: data de emissão, munícipio de destino, propriedade de destino e por último o número de animais abatidos.

Com as apresentações dos dados do abate bovino distribuídos em tabela, o artigo utiliza-se de conhecimento estatístico (mais especifico frequência relativa, média, variância e desvio padrão) para elaborar toda uma relação, primeiro será feito uma apresentação sobre o contexto histórico e o conhecimento geral sobre estatística, logo após serão demonstrado os cálculos e as formulas estatísticas através de exemplos, posteriormente o artigo usara os dados de abates bovinos para uma demonstração em forma de tabulação, referente ao período de 2012.

2.1 Conhecendo a estatística

O uso da estatística é proveniente em atribuições e organizações de dados, sendo suma importância para uso do Governo. Utilizando-se das palavras de Medeiros (1999, p.11), “O termo Estatística provém da palavra Estado e foi utilizado originalmente para denominar levantamentos de dados, cuja finalidade era orientar o Estado em suas decisões”.

A estatística numa concepção contemporânea é atribuída no conhecimento matemático como estudo de acontecimentos gerais, referente à distribuição de dados. Medeiros (1999) defende a concepção global de estatística. Para ele

Estatística é um conjunto de métodos e processos quantitativos que serve para estudar e medir os fenômenos coletivos. (MEDEIROS, 1999, p.12).

A estatística num conceito geral é tratada como ciência do estudo de uma população, e quando é trabalhada como auxiliar de outra ciência é considerada como um método.

2.2 Estatística descritiva

O artigo utiliza-se da estatística descritiva, haja vista que no campo matemático existem dois modos, que são eles: a estatística descritiva e a indutiva. Segundo Medeiros (1999) relata que

Estatística Descritiva - é a parte da Estatística que tem por objeto descrever os dados observados. Estatística Indutiva - é a parte da Estatística que tem por objetivo obter e generalizar conclusões para a população a partir de uma amostra, através do cálculo de probabilidade. O cálculo de probabilidade é que viabiliza a inferência estatística. (MEDEIROS, 1999, p. 15).

A Estatística Descritiva, na sua função de descrição dos dados, tem as seguintes atribuições:

a) A obtenção dos dados estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (765.7 Kb)   docx (502.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com