TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cascata vs Métodos Ágeis

Por:   •  7/4/2021  •  Relatório de pesquisa  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 3

1) Modelo cascata vs. Métodos ágeis:

a) Especificação de requisitos

Métodos ágeis possuem especificações de requisitos mais flexíveis quando comparados ao modelo cascata, pois permitem revisões de requisitos durante o desenvolvimento sem ter que reiniciar todo o processo.

b) Aderência ao processo

Métodos geralmente possuem maior contato com o cliente, assim como revisão do código de maneira mais saudável ao projeto, permitindo uma maior “aderência ao processo” em comparação com o modelo cascata, que permite o contato com o cliente em partes bastante específicas e precisam refazer várias etapas do projeto caso torne um problema muito depois de ser implementado.

c) Posicionamento do controle

O código é revisado periodicamente nas metodologias ágeis, mas somente em etapas específicas no modelo cascata.

d) Formalidade

Métodos ágeis permitem maior flexibilidade de documentação e formalidade no geral devido a sua volatilidade, e o oposto pode ser inferido sobre o modelo cascata.

e) Orientação

No modelo cascata, as referências tomadas pelo time são instituídas no começo do projeto, e com poucas ou nenhuma alteração. Nos métodos ágeis, as referências do processo são constantemente revidas devido a proximidade com o cliente durante todo o desenvolvimento.

f) Participação dos Stakeholders

Os Stakeholders, assim como os clientes, possuem inputs específicos no modelo cascata e periódicos nas metodologias ágeis, porém esses inputs podem se tornar um pouco convolutos devido a opiniões diferentes entre os Stakeholders.

g) Perfil dos desenvolvedores

As metodologias ágeis requerem um modelo de desenvolvedor extremamente interativo e sincronizado com os demais colegas para melhor atender à natureza “caótica” dos métodos ágeis. Já no modelo cascata, a estrutura rígida possibilita menor comunicação e sincronia entre o grupo.

h) Custo de mudanças

Como se torna evidente pela descrição dos modelos, mudanças no modelo cascata são extremamente caras e prejudiciais ao fluxo do projeto em comparação com as metodologias ágeis.

i) Planejamento

Métodos ágeis possuem um planejamento inicial, mas que é bastante suscetível às mudanças de especificação, metas e outras características do produto. Já o modelo cascata possui um planejamento inicial que se mantem o mesmo até o final do projeto, quando será confrontado com as expectativas do cliente.

j) Foco no processo

O modelo cascata possui forte foco no processo e as etapas a serem concluídas, enquanto as metodologias ágeis focam-se no feedback do cliente e stakeholders.

k) Indicadores de progresso

Métodos ágeis entendem como o feedback do cliente o progresso do projeto, uma vez que atender aos objetivos deste é o principal objetivo. Já o modelo cascata se foca na conclusão das etapas do projeto como medida de progresso.

l) Gestão

A gestão do projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (35.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com