TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle (SGBD)

Por:   •  12/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 8

1 SGBD ORACLE

O Sistema Gerenciador de Banco de Dados Oracle (SGBD) foi criado em 1977. O fundador foi Larry Ellison tendo como co-fundadores Bob Miner e Ed Oates. O nome Oracle surgiu quando Larry Ellison, Bob e Oats trabalhavam como consultores de projeto para a CIA. Um desses projetos tinha o nome de ORACLE. Então surgiu a ideia de nomear a futura empresa.

Estes homens visualizaram uma oportunidade que outras companhias não haviam notado. Tratava-se de uma descrição de um protótipo funcional de um banco de dados relacional, inédito, onde verificaram que nenhuma empresa havia despertado a iniciativa de comercializar essa tecnologia.

Os idealizadores da Oracle perceberam o grande potencial de negócio no modelo relacional de banco de dados, que de fato tornou-se assim a maior empresa de software empresarial mundialmente reconhecida.

A Oracle possui sua base de dados, além de manter a Oracle Developer Suite, que é uma suíte de desenvolvimento utilizada na construção de programas computacionais que interagem com sua base de dados. Criou também a linguagem de programação PL/SQL, que é utilizada no processamento de transações, exclusivamente pela Oracle.

A PL/SQL é uma extensão da linguagem SQL, adicionada de funcionalidades que a tornam uma linguagem de programação completa, com controle de fluxo, tratamento de exceções, orientação a objetos, entre outras características. Através da PL/SQL é possível escrever programas inteiros, desde os mais simples até os mais complexos. A linguagem foi criada exatamente com o propósito de oferecer uma solução de programação para os usuários que precisavam escrever aplicações críticas para ser executadas no SGBD Oracle.

A instalação está disponível para diversas plataformas desde 1985: Unix, Linux, HP/UX, BIM AIX, IBM VMS e Windows. Tanto a Licença para uso quanto o Suporte são pagos. Informações sobre valores e prazo para usufruir encontram-se no site oficial da Oracle, disponível nas referências bibliográficas deste trabalho. Abaixo, as especificações gerais deste SGBD:

Especificação: Banco de dados Relacional.

Licença da ORACLE: Software Proprietário.

1.1 FERRAMENTAS E RECURSOS DO SGBD ORACLE

Algumas das ferramentas existentes para uso são o Oracle Designer, Oracle Developer, interface interativa que envia solicitações SQL e PL/SQL para o banco de dados e também o SQL*Plus, que serve para configurar o ambiente de trabalho. Tais ferramentas automatizam a criação de aplicativos que irão servir de interface ao banco de dados.

Além disso, o SGBD Oracle possui muitas ferramentas que possibilitam deixar simplificada a gestão do banco de dados. Dentre elas, encontra-se o Oracle Manager (SQL*DBA), além do NetWork Manager, o Oracle Enterprise Manager e também o Import/Export, sendo este último uma ferramenta para trocar dados entre dois bancos de dados Oracle.

Outros recursos que o Oracle possui é o Oracle Developer, que contém um pacote de produtos com a finalidade de conceber e criar aplicativos cliente-servidor, sendo composto por quatro aplicações.

A aplicação Oracle Forms, anteriormente chamada de SQL*Form, é uma ferramenta que mesmo sem o conhecimento prévio da linguagem SQL possibilita utilizar o banco de dados de forma gráfica, criando janelas, formulários, entre outros.

Já o Oracle Reports ou SQL*ReportWriter é uma ferramenta que possibilita gerar relatórios, utilizada para selecionar, fazer alterações ou mesmo suprimir dados no banco. Quanto ao Oracle Graphics é uma ferramenta que gera de forma automática gráficos dinâmicos que apresentam as estatísticas dos bancos de dados.

Por último, a ferramenta Procedure Builder possibilita desenvolver procedimentos, funções e pacotes no banco de dados.

1.2 VERSÕES EXISTENTES

O MySQL possui quatro (4) versões do SGBD ao todo,. Atualmente o SGBD conta com as versões Oracle MySQL Cloud Service (commercial), MySQL Enterprise Edition (commercial), MySQL Cluster CGE (commercial) e a MySQL Community Edition (GPL), na qual nos baseamos para a realização deste trabalho

A versão Community, ela normalmente é adotada por empresas de pequeno porte, que requer pouca capacidade computacional, com um banco que não precise de alta disponibilidade e recursos tão sofisticados, sendo assim, essa versão requer menor investimento em licenciamento.

A versão MySQL Cloud Service (commercial), oferece um serviço de banco de dados MySQL seguro, econômico e de nível empresarial. Baseado no MySQL Enterprise Edition e desenvolvido com o Oracle Cloud, ele fornece um serviço de nuvem MySQL simples, automatizado, integrado e corporativo, permitindo que as organizações aumentem a agilidade dos negócios e reduzam os custos.

Já a versão MySQL Enterprise Edition (commercial) é a versão mais completa no que diz respeito a Database, além da capacidade de suporte para diversos sistemas operacionais, recomenda-se seu uso em empresas que necessitam de alta disponibilidade, tendem ao crescimento e que requerem alta performance.

O MySQL Cluster CGE (commercial) permite que os usuários atendam aos desafios de banco de dados de serviços de web, nuvem e comunicações de próxima geração com escalabilidade, tempo de atividade e agilidade inabaláveis. Sendo assim perfeito para empresas que trabalha com muitos dados vindo de redes sociais por exemplo

1.3 Características Do Oracle 12c

Em 11 de junho de 2013 a versão Oracle 12c do banco de dados foi apresentada oficialmente, segundo informações da empresa esta nova versão apresentou diversas mudanças no que diz respeito a arquitetura, sendo possível otimizar a performance, uso de infraestrutura de hardware e o processamento das informações.

Entre as inovações da versão 12c comparado à versões anteriores, ele realiza o processamento de cada nova base do sistema de forma independente, compartilhando em memória os processos como se fossem únicos, dessa forma não é necessário multiplicar os recursos de hardware.

Para o desenvolvimento do Oracle 12c foram investidos 5 anos, esta nova versão visa atender os principais pilares da tecnologia moderna, entre eles, o Big Data, Cloud Computing, Mobilidade e Mídias Sociais.

Além disso, outra novidade é o Multitenant que pode ser entendido como aplicações que compartilham os recursos de hardware, este conceito também está associado a modelos como cloud computing (computação na nuvem).

Contudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com