TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM II - Unip EAD - Tecnólogo Redes de Computadores

Por:   •  31/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.073 Palavras (9 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 9

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM 2 - INFORMAÇÃO NO COMBATE DA DESIGUALDADE ENTRE GÊNEROS

Tecnologia no auxílio ao acesso de informação

UNIP INTERATIVA

2019

UNIP EaD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PIM 2 - INFORMAÇÃO NO COMBATE DA DESIGUALDADE ENTRE GÊNEROS

Tecnologia no auxílio ao acesso de informação

Nome: Henrique de Almeida Teixeira

Curso: Tecnólogo em Redes de Computadores

Semestre: Primeiro

RA: 1730364

UNIP INTERATIVA

2019

RESUMO

O combate a desigualdade entre homens e mulheres no cenário mundial vem se tornando tema frequente de discussão e também no Brasil ganha espaço. A igualdade de gênero, assim como outros aspectos como abusos físicos, psicológicos impregnados na sociedade estão sendo combatidos com ações em prol do benefício dessas classes sociais.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal e outras entidades governamentais criam mecanismos para tratamento dessas mulheres assim como de outras que precisam de acesso a formação e educação, como os Centros de Cidadania das Mulheres, nestes, com serviços direcionados ao seu desenvolvimento.

A tecnologia vem se tornando um fator importante para o acesso as informações, locais e eventos destes centros, neste caso, o intuito é fornecer um projeto viável capaz de suprir essa demanda, assim como direcionamento dos usuários destes locais em tempo real.

Palavras-Chave: Desigualdade, mulher, Centros de Cidadania, tecnologia

ABSTRACT

The fight against inequality between men and women in the world scenario has become a frequent topic of discussion and also in Brazil is gaining space. Gender equality, as well as other aspects such as physical and psychological abuse impregnated in society are being fought with actions for the benefit of these social classes.

The Ministry of Women, Family and Human Rights of the Federal Government and other government entities create mechanisms to treat these women as well as others that need access to training and education, such as the Centers for Women's Citizenship, with targeted services development.

The technology has become an important factor for access to the information, places and events of these centers, in this case, the intention is to provide a viable project capable of meeting this demand, as well as directing the users of these sites in real time.

Key words: Inequality, women, Citizenship Centers, technology

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        6

Figura 1 – Exemplo Toten de Atendimento        7

2. DESENVOLVIMENTO - PROBLEMATIZAÇÃO        8

2.1 – CENÁRIO CHAVE        8

2.2 – SOLUÇÃO PROPOSTA        8

Figura 2 – Passos Design Thinking        9

Figura 3 – Esquema de comunicação do FSB        10

Figura 4 – Esquema básico da interface do sistema        11

Tabela 1 – Press Release para divulgação do Centro para Mulheres        12

3. CONCLUSÃO        13

4. REFERÊNCIAS        14

1. INTRODUÇÃO

Considerado um dos mais importantes temas relativos aos direitos humanos, a política para mulheres tem o intuito de promover a igualdade entre homens e mulheres, combatendo as formas de preconceitos e discriminação presentes na sociedade.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal mantém uma Secretaria Nacional de Política para Mulheres que, conjuntamente com as secretarias estaduais dos governos estaduais e as secretarias municipais das prefeituras, cria ações para a construção de um país mais justo, igualitário e democrático por meio da valorização da mulher e de sua inclusão no processo de desenvolvimento social, econômico, político e cultural do País.

Em alguns estados e municípios, uma destas ações é a criação de Centros de Cidadania das Mulheres como espaços de qualificação e formação em cidadania, nos quais mulheres de diferentes idades, raças e crenças podem se organizar e defender seus direitos sociais, econômicos e culturais, além de propor e participar de ações e projetos que estimulem a implementação de políticas de igualdade com o objetivo de potencializar, por meio do controle social, os serviços públicos existentes para atender às suas necessidades e de sua  comunidade.

Desta forma, será proposto um Totem para que as usuárias possam ter acesso a informações de eventos, programas de capacitação e outros assuntos pertinentes ao público-alvo desse projeto.

Totem multimídia em termos gerais, é um computador All-In-One com tela sensível ao toque capaz de executar diversas aplicações, porém, com a finalidade específica, normalmente usado como ponto de informação, controle de acesso, liberação de senha para atendimento, etc.

Esse computador específico trás agilidade sob a demanda de usuários e nos processos de atendimento uma vez que determinados lugares como exemplo os hospitais, necessitam do máximo de assertividade no processo, desta forma, os Totens são uma ferramenta completa para comunicação, informação e desvio de demanda. Segue exemplo de Totem na Figura 1.

Figura 1 – Exemplo Toten de Atendimento

[pic 1]

Fonte: Google Imagens 2019

Como esse sistema possui um programa específico para essa função, a manutenção de sistema é praticamente inexistente, toda atualização é feita pelo computador central, ou seja, remotamente e os usuários irão ter acesso a todos os serviços prestados naquela unidade.

Para esse Totem será adotado um esquema básico porém muito eficiente para esse projeto, pensando na viabilidade e nos custos tanto de sistema quanto do hardware utilizado e seguindo conceitos básicos de metodologia para inovação como Design Thinking, como Maurício Vianna define.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (275.7 Kb)   docx (196.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com