TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III - UNIP EAD - REDES

Por:   •  18/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.200 Palavras (17 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 17

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Redes de Computadores

Biblioteca Comunitária – Sistema Informático

UNIP CAMPINAS

2019

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Redes de Computadores

Biblioteca Comunitária – Sistema Informático

Alunos: Wagner Lopes Felipe Junior

RA: 1862631

Curso: Redes de Computadores

Semestre:2º DP

UNIP CAMPINAS-SP

2019

RESUMO

A empresa PIM III da área da Tecnologia da Informação (TI), foi designada para criar o escopo de um sistema informático e apresentar os resultados que atenda uma biblioteca comunitária, localizada na periferia de uma grande cidade, no que diz respeito ao registro de usuários e a catalogação de livros doados pela comunidade local. Este Projeto Integrado Multidisciplinar III tem o propósito de colocar em prática alguns dos conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. A metodologia utilizada sustenta-se no conteúdo das disciplinas de Metodologia Científica, Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação Profissional e Linguagem de Programação Aplicada e, também, em pesquisas bibliográficas.

Palavras-chave: Biblioteca Comunitária. Sistema Informatizado. Cadastro e Catalogação. Banco de Dados. Ética.


ABSTRACT

The company PIM III in the area of Information Technology (IT) was designed to create the scope of a computer system and present the results that a community library, located in the periphery of a large city, with regard to the registration of users and the cataloging of books donated by the local community. This Integrated Multidisciplinary Project III has the purpose of putting into practice some of the knowledge acquired during the course of the course. The methodology used is based on the contents of the disciplines of Scientific Methodology, Database Administration, Ethics and Professional Legislation and Applied Programming Language, as well as bibliographical research.

Keywords: Community Library. Computerized system. Registration and Cataloging. Database. Ethic.

Sumário

1 INTRODUÇÃO        11

2 METODOLOGIA CIENTÍFICA        12

2.1 Descrição do cenário e breves considerações        12

2.2 Sistema de Classificação Decimal de Dewey - CDD        15

2.2.1 Padrão das Classes Principais        15

3 ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL        16

3.1 Ética, Códigos de ética profissional e empresarial        16

3.2 Aspectos gerais do Direito: Civil, do Trabalho e Constitucional        17

3.3 Aspectos jurídicos da Internet        18

3.4 Higiene e Segurança do Trabalho        19

4 ADMINISTRAÇÃO DE BANCO DE DADOS        20

4.1 Contextualização sobre Banco de Dados        20

4.2 Administração do Banco de Dados para a Biblioteca Comunitária        22

5 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO APLICADA        22

6 CONCLUSÃO        27

7 REFERÊNCIAS        29


1 INTRODUÇÃO

        

Este Projeto Integrado Multidisciplinar III tem por objetivo o desenvolvimento de um sistema para a organização e catalogação dos livros da biblioteca pública comunitária da cidade de Belford Roxo, na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Com conceito de sistema informático para registro de usuários e catalogação de livros, onde será delineado um sistema informático que atenda às necessidades de uma Biblioteca Comunitária na periferia de uma grande cidade e que recebe livros doados de várias pessoas para a promoção da leitura e do conhecimento da comunidade local.

 A biblioteca será utilizada como um projeto piloto, onde, com a implantação do sistema, todos os livros serão catalogados, inventariados e terão o controle das pessoas que irão retira-los (quando necessário). A empresa PIM III irá realizar a implementação do projeto e o treinamento adequado para os funcionários que irão realizar as atividades.

Assuntos pertinentes à promoção do estímulo à leitura também serão discutidos neste PIM III, como forma de instigar a leitura e a busca do conhecimento para a população de comunidades da periferia.

A metodologia utilizada para elaboração desse projeto foi a pesquisa bibliográfica através do acesso à Web e através dos conteúdos aprendidos nas disciplinas de Metodologia Científica, Administração de Banco de Dados, Ética e Legislação Profissional e Linguagem de Programação Aplicada.


2 METODOLOGIA CIENTÍFICA

Uma Biblioteca Comunitária é uma instituição cultural sem fins lucrativos, destinada à inclusão sociocultural da região na qual está estabelecida, disponibilizando uma diversidade de leituras e informações, agregando valor a comunidade local.

Para que o processo de automação da Biblioteca Comunitária dê continuidade, é preciso entender os critérios usados em uma biblioteca e que compõe a metodologia científica na catalogação de livros e breve conceituação teórica.

2.1 Descrição do cenário e breves considerações

A empresa PIM III foi indicada para uma atividade de elaboração de um sistema de informação que atenda às necessidades mais básicas, porém, essenciais de uma Biblioteca Comunitária quanto ao cadastro de usuários e do acervo, do empréstimo e da baixa de livros para o atendimento à comunidade local, localizada na periferia de Belford Roxo/RJ.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (444.7 Kb)   docx (470 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com