TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudos Disciplinares Unip 4º semestre ciências da computação

Por:   •  15/4/2016  •  Exam  •  3.272 Palavras (14 Páginas)  •  2.058 Visualizações

Página 1 de 14


Neste  conteúdo você encontra as questões refrentes a "Estudos Disciplinares. Cada questão deve ser respondida e conter a justificativa para que seja aprovada pelo Professor Tutor.

Exercício 1:

Para a construção de uma aplicação gráfica se faz necessário conceber a interface de aplicação, identificando-se quais serão os componentes utilizados e os objetivos de tal utilização, bem como a maneira de distribuir tais componentes. A partir de tal estruturação deve-se adicionar código para tudo, uma vez que o JDK não fornece uma interface nativa para construção visual de aplicações gráficas, diferentemente de outros como, por exemplo, o Borland Delphi. Neste sentido, qual a sequência correta para a implementação de uma aplicação gráficas. 
A - Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";} a.      Instanciação de componentes, Adição do componente na interface   e Registro dos métodos processadores de eventos. 
B - Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";} Adição do componente na interface , Instanciação de componentes e Registro dos métodos processadores de eventos. 
C - Registro dos métodos processadores de eventos, Adição do componente na interface e Instanciação de componentes. 
D - Registro dos métodos processadores de eventos, Instanciação de componentes e Adição do componente na interface. 
E - Instanciação de componentes, Registro dos métodos processadores de eventos e Adição do componente na interface. 

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(A)

Comentários:

A - Será necessário instaciar os objetos para a criação dos componentes e posteriormente, deverá ser utilizado o comando add, juntamente com parâmetros que irá definir a posição e criação desses compomentes na interface gráfica.Após todo esse processo deveremos utilizar métodos especiais (chamados de event listeners) no qual irá fazer a interação entre o usuário e a aplicação.(Mensagens).

Exercício 2:

Em relação ao uso de componentes visuais utilizando a biblioteca SWING e o tratamento de eventos, pode se afirmar como correto:
A - Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin-top:0cm; mso-para-margin-right:0cm; mso-para-margin-bottom:10.0pt; mso-para-margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Times New Roman","serif";} As APIs de interface gráfica do Java não favorecem o lema de portabilidade da plataforma Java. 
B - O look-and-feel do Swing é único em todas as plataformas que roda, seja ela Windows, Linux ou qualquer outra. Porém a aplicação não terá exatamente a mesma interface (cores, tamanhos, etc) em qualquer sistema operacional. 
C - Grande parte da complexidade das classes e métodos do Swing está no fato da API ter sido desenvolvida tendo em mente o máximo de portabilidade possível. O que desfavorece o posicionamento relativo de componentes. 
D - Com Swing, não importa qual sistema operacional, qual resolução de tela, ou qual profundidade de cores: sua aplicação se comportará da mesma forma em todos os ambientes 
E - A biblioteca do Swing está no pacote java.swing. 

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - O look-and-feel do Swing é único em todas as plataformas onde roda, seja ela Windows, Linux ou qualquer outra. Isso implica que a aplicação terá exatamente a mesma interface (cores, tamanhos, etc) em qualquer sistema operacional.

Exercício 3:

Originalmente o Model-View-Controller foi criado como um padrão de projeto arquitetural desenvolvido para o ambiente de desenvolvimento Smalltalk, mas ele pode ser utilizado para qualquer aplicação interativa e em diferentes tipos de ambientes. O MVC é um padrão de arquitetura de software que tem como objetivo separar dados ou lógica de negócios da interface do usuário e do fluxo da aplicação. Desta forma, podemos considerar correta a seguinte alternativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com