TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Estudos Disciplinares - UNIP

Por:   •  6/12/2019  •  Exam  •  7.752 Palavras (32 Páginas)  •  10.196 Visualizações

Página 1 de 32

Exercícios[pic 1][pic 2]

Exercício 1:

Considere a ilustração e as afirmativas a seguir.

Disponível em: . Acesso em: 20 jun de 2016.

  1. A ilustração tem por objetivo mostrar que os meios de comunicação tecem o conhecimento das crianças, o que contribui para uma sociedade bem informada.
  2. A ilustração tem por objetivo criticar os meios de comunicação já ultrapassados, incapazes de promover o mesmo acesso à informação que a Internet promove atualmente. III A ilustração sugere que os meios de comunicação de massa produzem perda de autonomia do raciocínio.

Está correto o que se afirma somente em:

A)

I.

B)

II.

C)

III.

D)

  1. e III.

E)

  1. e III.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C) O papel desempenhado pelos veículos de mídia não têm contribuído para a evolução do raciocínio por parte dos seus expectadores,  que utilizam de um linguajar que por vezes não corresponde ao habitualmente usado por estes, além do fato de muitos destes canais e assentados sobre ideologias nas quais a meta não é necessariamente formar ou estimular o pensamento por parte de quem vê, lê ou o mas simplesmente se doutrinar a acompanhar a programação oferecida por este veículo de comunicação, adotando-se de uma abordag mais comercial do que propriamente  técnica.

Exercício 2:

Observe a charge e analise as afirmativas a seguir.

[pic 3]

Disponível em: . Acesso em: 08 fev de 2015.

  1. A charge enaltece a evolução humana ao ilustrar um movimento que, iniciado numa condição primitiva, conduziu a um elevado grau de desenvolvimento tecnológico, o que m condições humanas de vida.
  2. Nessa charge o código de barras representa a coisificação do homem no atual sistema socioeconômico. III A charge critica o uso atual de novas tecnologias pelo fato de elas não serem acessíveis a todos.

IV A charge mostra que o ser humano ainda é primitivo, apesar das novas tecnologias.

Está correto o que se afirma somente em:

A)

II e IV.

B)

II.

C)

I e III.

D)

  1. e IV.

E)

  1. e III.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(B)

Comentários:

B) A charge busca demonstrar o impacto do consumo na sociedade atual, na qual o próprio homem tornou-se uma mercadoria, abando assim a sua própria  identidade.

Exercício 3:

Analise a charge e texto a seguir.

[pic 4]

Disponível em: . Acesso em: 15 dez de 2014.

Brasil é o pior em retorno de impostos à ação, aponta estudo.

Pela quinta vez consecutiva, o Brasil é o país que proporciona o pior retorno de valores arrecadados com tributos em qualidade de vida para a sua população. A conclusão

[pic 5]

s[pic 6]

[pic 7]

estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação) que compara 30 países com maior carga tributária em relação ao PIB (Produto Interno Bruto) e verifica arrecadado por essas nações volta aos contribuintes em serviços de qualidade.

Estados Unidos, Austrália e Coréia do Sul ocupam respectivamente as primeiras posições do ranking. O Brasil está em 30º lugar, atrás da Argentina (24º) e do Uruguai (13º).

Disponível em: . Acesso em: 15 dez de 2014.

Com base na leitura e nos seus conhecimentos, analise as afirmativas.

I Tanto na charge quanto no texto é criticado o fato de serem ainda hereditários os cargos públicos e os privilégios no Brasil, resquício de nosso passado colonial. II A charge e o texto entram em contradição, uma vez que a charge mostra um cenário otimista de continuidade e o texto critica o sistema tributário brasileiro.

III De acordo com os dados veiculados por essa notícia, o volume de impostos arrecadados no Uruguai é maior do que o volume de impostos arrecadados no Brasil. Assinale a alternativa correta.

A)

Apenas a afirmativa I está correta.

B)

Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

C)

Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

D)

Nenhuma afirmativa está correta.

E)

Apenas a afirmativa III está correta.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D) A charge tem como finalidade demonstrar o alto poder de arrecadação de tributos por parte do fisco, enquanto que na matéria, o fo demonstrar que apesar de tamanha carga tributária, o Brasil possui uma péssima relação "arrecadação x retorno" quando comparado c outros países, inclusive aqueles vizinhos, vide o Uruguai, que tem políticas mais sérias no que tange a retribuir aos seus contribuintes p  de serviços públicos todo este montante que entrou nos seus   cofres.

Exercício 4:

Em maio de 2017 veículos de comunicação de várias partes do mundo noticiaram que o britânico Banksy, veterano artista de rua, apresentou, na fachada de um edifício da cida de Dover, a mais recente de suas obras. Veja abaixo a referida obra apresentada sob dois ângulos:

Disponível em: .  Acesso em: 12 maio de 2017.

Neste último trabalho, Bansky reproduz características clássicas da bandeira da União Europeia, como o fundo azul e o círculo de doze estrelas douradas e, numa abordagem s retrata um operário eliminando uma das estrelas com um martelo. Esta é, portanto, uma crítica explícita ao rompimento da integração econômica, social e política do bloco e um alusão ao

  1. Grexit, saída da Grécia da Eurozona.
  2. Latinexit, quebra dos laços culturais com a América Latina. III Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia.

É correto o afirmado em

A)

I, II e III.

B)

I somente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (60.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com