TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programação Orientada a Objetos

Por:   •  27/6/2016  •  Resenha  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 7

Programação orientada a objetos

A programação orientada por procedimento, paradigma mais popular na década de 70 concentra-se em subprograma e bibliotecas de subprogramas. Nela os dados são enviados ao subprograma para computação. Ex: classificação de um array de inteiros o vetor é enviado como parâmetros a um subprograma que o classifica.

Já a orientação a objetos é um método de implementação no qual os programas são organizados como um conjunto de objetos cooperantes sendo cada objeto um representante de uma determinada classe e as classes organizadas através de uma relação de heranças. Tem suas raízes na LP simula 67 e foi amplamente desenvolvida após a LP smalltalk 80 uma LP 00 deve oferecer:

  • Tipos de dados abstratos (classes)
  • Herança
  • Um tipo especial de vinculação dinâmica (polimorfismo)

São abstrações de objetos do mundo real.

Cada classe deve representar um conceito. Ex: pessoa , veículos .

Um conceito pode ser descrito por atributos ex: nome, idade.

Os atributos podem sofrer operações ex: leitura, adição.

Dados + comportamento especificados em um mesmo modulo > classes.

Objetos são instancias de classes.

Procedural em c

Typedef struct {

char* nome;

int idades;

}pessoa;

Pessoa p1;

Pessoa aniversario(pessoa p){

p.idade = p.idade +1;

return pessoa;

}

Void main(){

Pessoa p1;

P1.nome = “ana”;

P1.idade = 20;

P1 = aniversario (p1);

}

Orientada a objetos

Class pessoa{

String nome;

Int idade;

Pessoa(string,n,int i){

Nome = n;

Idade = i;

}

Void aniversario (){

Idade = idade + 1;

}

} 

Public static void main (){

Pessoa p1 =

New pessoa (“ana”,20)

P1.aniversario();

}

Todos os objetos são instâncias de classes, são variáveis dinâmicas criadas a partir das classes.

Podem ser criados e destruídos.

As invocações de métodos descritos nas classes atuam sobre os objetos. São ativações de métodos em um objeto e são chamados de mensagens.

A interface de um objeto é o conjunto de serviços oferecidos por ele são os métodos da classe de objetos compartilhados entre todos os objetos da classe.

Um método é uma abstração procedimental cada objeto quando instanciado, ocupa espaço na memória para seus dados.

Os valores dos atributos do objeto definem seu estado. Vários objetos podem ser criados a partir de uma mesma classe.

Cada objeto possui uma identidade e um tipo (classe).

A interação entre objetos se da através de mensagens trocadas através da interface (ou protocolo) especificado para o objeto pela sua classe .

Ex:

ContaBancaria é uma classe

- a conta de Maria e João são instancia.

 

Conta bancaria

-Nome

-Saldo

+sacar

+depositar

+consultar

Nome João

Saldo 200

Nome Maria

Saldo 100

Pessoa

-nome

-idade

-sexo

+apresentar

P1: Pessoa

Nome:"ana"

Idade:20

Sexo:"f"

        

P2:Pessoa

Nome:jose

Idade:35

Sexo:"m"

p1.apresentar()"Ana,20,mulher"

p2.apresentar()//Jose,35,homem

HERANÇA

Estabelece hierarquias entre as classes. a base da herança se da pela transmissão de atributos  e métodos aos descendentes, ou seja, uma classe herda as propriedades de sua classe pai (ou classe base). esse comportamento pode ser alterado pelo controle de acesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (139.3 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com