TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE FORENSE: TÉCNICAS E FERRAMENTAS APLICADAS EM RECONSTITUIÇÕES DE ATAQUES CIBERNÉTICOS EM AMBIENTES CORPORATIVOS.

Por:   •  6/5/2022  •  Projeto de pesquisa  •  5.811 Palavras (24 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 24

46  |  Revista Científica

Faculdade de Balsas

RODRIGUES, Ana Paula Silva.1 COSTA, Edilmárcio Reis.2 Sousa, Jakson Ferreira de.3 Turibus, Sérgio Noleto.4


V. 10, n. 2 p. 46-58, 2019

[pic 1]

http://www.unibalsas.edu.br/revista

ANÁLISE FORENSE: TÉCNICAS E FERRAMENTAS APLICADAS EM RECONSTITUIÇÕES DE ATAQUES CIBERNÉTICOS EM AMBIENTES CORPORATIVOS.

Resumo: A Análise Forense tem obtido cada vez mais notoriedade no atual cenário mundial devido aos altos índices de crescimento do cibercrime nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é identificar e expor as principais técnicas e ferramentas forenses que podem ser utilizadas na reconstrução de cenários compro-metidos por crimes digitais. Para o cumprimento deste objetivo foi idealizado um cenário simulado e controlado, comprometido por um crime cibernético. Com base nesse cenário foram executadas todas as etapas da investigação forense, desde a fase de coleta das mídias até os resultados obtidos com a análise dos dados. Ao final foi identificado que o melhor contexto para prevenção do cenário apresentado foi à adoção de uma política de segurança juntamente com análises forenses proativas ao invés de reativas.

Palavras-chave: Análise Forense. Cibercrimes. Ferramentas fo-renses.

Abstract: Forensic analysis has gained increasing notoriety in the current world scenario due to the high growth rates of cybercrime in recent decades. The objective of this paper is to identify and expose the main forensic techniques and tools that can be used in the reconstruction of scenarios committed by digital crimes. To achieve this goal a simulated and controlled scenario was concei-ved, compromised by a cyber crime. Based on this scenario, all stages of forensic investigation were performed, from the media collection phase to the results obtained with the data analysis. In the end it was identified that the best context to prevent the sce-nario presented was the adoption of a security policy along with proactive rather than reactive forensic analysis.

Keywords: Forensic analysis. Cybercrime. Forensic tools.

1. INTRODUÇÃO

A migração para a era tecnológica revolucionou muitos aspectos da sociedade, principalmente a forma como as empresas gerenciam seus negócios. Sendo beneficiada pela facilidade de comunicação, integra-ção e disponibilidade de seus dados e informações, a maioria das corporações hoje tem a informação que está armazenada em sistemas e trafegando por redes como um de seus ativos mais valiosos.

1Acadêmica do Curso de Sistemas da Informação na Faculdade de Balsas – Unibalsas. E-mail: anapau-lasr963@gmail.com

2Professor na Faculdade Balsas – Unibalsas. E-mail: edilmarcio@newagroma.com.br

3Mestre em Ensino pela UNIVATES/RS, Coordenador do Núcleo de Educação a Distância na Faculdade de Balsas, Gestor do Núcleo de Tecnologia da Informação na Universidade Estadual do Marenhão / UEMA - -CESBA, Professor na Faculdade de Balsas – Unibalsas. E-mail: jaksontecmicro@gmail.com

4Doutor em Engenharia Nuclear na Área de Física Nuclear Aplicada pela COPPE/UFRJ, Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais pela UERJ. Professor efetivo na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/ Campus Balsas. E-mail: s.turibus@gmail.com.

[pic 2]

V. 10, n. 2, p. 46-58, 2019

http://www.unibalsas.edu.br/revista

Com isso, o cibercrime voltado para o rou-bo dessas informações cresceu em escala exponencial nas últimas décadas e a ocor-rência destes crimes acaba então por trazer enormes prejuízos, principalmente para as corporações, uma vez que, a informação é a base dos negócios de qualquer empresa na atualidade e que sua perda ou indispo-nibilidade, pode gerar uma perda de capital significativa.

Segundo McAfee (2018), o Brasil é a segun-da maior fonte de ataques cibernéticos e o terceiro país que mais é afetado com a inci-dência desses crimes digitais atualmente e a ascensão dessa nova modalidade crimi-nosa custa ao mundo todo um prejuízo de quase 600 bilhões de dólares por ano, o que resulta em 0.8% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

Diante desse cenário a Análise Forense se torna cada vez mais necessária no processo de reconstrução dos ambientes comprome-tidos, por permitir a identificação dos atacan-tes, a extensão dos danos causados pelos mesmos, a reconstrução dos eventos que sucederam ao ataque e ainda a delimitação de possíveis soluções para os cenários que são analisados.

O objetivo central desta pesquisa foi eviden-ciar as principais técnicas e ferramentas da análise forense que podem ser comumente utilizadas durante todo o processo de inves-tigação forense de forma a facilitar o proces-so de reconstrução de cenários comprome-tidos. Para isso, a metodologia utilizada foi de caráter bibliográfica que teve como base a busca por embasamento através de do-cumentos expostos por autores de obras da área da Computação Forense, de sites, ar-tigos e afins com conteúdos relacionados a área analisada.

A execução da pesquisa foi dividida nas se-guintes etapas: formação do embasamento através das bibliografias da área, criação de um cenário controlado para fins de testes com as ferramentas e práticas forense, aná-lise interpretativa em cima dos dados obti-


Revista Científica | 47  

[pic 3]

Faculdade de Balsas

dos no período de testes e análise descritiva dos resultados alcançados.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A seguir serão apresentados os prin-cipais tópicos relacionados à Análise Foren-se, onde foi exposto o conceito de segurança da informação, os principais crimes digitais que ocorrem em ambientes corporativos, o conceito de computação Forense e as técni-cas e principais ferramentas da Análise Fo-rense.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.9 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com