TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADA A TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL I

Por:   •  24/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

               Centro De Educação á. Distancia – Polo – Taguatinga de Brasília/DF

Leivis Marques

RA:2276653435

                   Projeto Interdisciplinar Aplicada a Tecnologia em Gestão Ambiental I

PROINTER - PROJETO 1

RELATÓRIO PARCIAL

Brasília/DF

2017

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADA A TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL I

                                                RELATÓRIO PARCIAL

Leivis Marques

RA:2276653435

Klaudia Bitencourt -Tutora -EAD

Trabalho desenvolvido para a disciplinas Norteadoras: Ecologia, Educação Ambiental, Ciências Ambientais, Legislação e Direito Ambiental e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade, Prointer 01

Brasília/DF

2017

Relatório Parcial

 

2. Após essa leitura, você deve elaborar o relatório parcial do PROINTER, que deve consistir no planejamento da identificação de possíveis irregularidades presentes na empresa. Esse relatório deve conter o seguinte:

 

a) justificativa para fiscalização (importância da conservação do meio ambiente e as implicações da contaminação do solo e água);

 b) Detalhamento dos aspectos a serem avaliados para a etapa de identificação de possíveis irregularidades ambientais (listar e explicar os impactos ambientais decorrentes desse tipo de empreendimento);

c) Finalização apresentando argumentos que justifiquem a escolha da sua equipe de consultoria para desempenhar o trabalho (diferenciais profissionais, ética, entre outros); d) Referências bibliográficas, segundo normas ABNT.

JUSTIFICATIVA

Em função de frequente contaminação do solo e agua as empresas do ramo de postos de combustíveis, que são entidades potencialmente poluidoras, vêm buscando interagir de forma mais harmoniosa com o meio ambiente.

Frente a isso, surgiu à necessidade de se identificar a interação dessas entidades com o meio ambiente, quais as medidas de gestão ambiental estão sendo adotadas e quais devem ser adotadas por esse segmento empresarial. Nesse sentido, precisa verificar as medidas de gestão ambiental que devem ser adotadas de acordo com a legislação ambiental existente.

 Para o desenvolvimento da pesquisa, foi realizado um estudo de caso com o emprego da técnica de observação aliada, junto a um posto de combustíveis, localizado na cidade de SÃO PULO -SP.

Os resultados revelaram que a entidade interage com o meio ambiente quando utiliza a água como insumo nas atividades desenvolvidas e pela geração de resíduos como: óleo queimado, filtros usados, lodo tóxico, vapores de combustíveis, embalagens de lubrificantes e efluentes líquidos.

Constatou-se, ainda, que estes resíduos e efluentes são todos tratados pela adoção de medidas de gestão ambiental, sugerindo, portanto, que a empresa contribui efetivamente para a preservação ambiental.

Pode-se elencar como atividades desenvolvidas pelos postos de combustíveis o recebimento e armazenamento de combustíveis, o abastecimento dos veículos, operação do sistema de drenagem oleosa, troca de óleo e filtros, lavagens de veículos, e operação da loja de conveniência (SANTOS, 2005, LORENZETT; ROSSATO, 2010). Segundo Lorenzett e Rossato (2010), essas atividades são

Revista Gestão Industrial

Consideradas potencialmente poluidoras, uma vez que manuseiam produtos derivados de petróleo e podem causar danos ao meio ambiente, caso ocorram acidentes ou até mesmo por descuido. A seguir são apresentados, nos exemplos nas linhas abaixo, os possíveis impactos ambientais que podem transcorrer em decorrência das operações desse segmento empresarial, correspondente às atividades relacionadas ao manuseio de combustíveis. Como se demonstra nas atividades relacionadas ao manuseio de combustíveis são o recebimento desses produtos, sua armazenagem, o abastecimento dos veículos, o sistema de drenagem das pistas e o tratamento dos efluentes líquidos na caixa separadora de água e óleo. Estas atividades estão sujeitas a uma série de incidentes, que vão desde a simples emissão de gases até incêndios e explosões. Observa-se ainda, que as causas desses incidentes consistem, basicamente, na falta de manutenção dos respiros dos tanques e por descuidos, que possibilitem a presença de fontes de ignição na área dos postos, impactando diretamente a qualidade do ar.

Exemplo 1 – Impactos Ambientais por atividade desenvolvida / Manuseio de Combustíveis

ATIVIDADES

INCIDENTE

CAUSAS

IMPACTOS

Recebimento de

Produto: Gasolina /

Diesel / Álcool

Emissão de Compostos

Orgânicos Voláteis

(COV)

Respiro dos Tanques

Enterrados

Qualidade do Ar

Derrame de Produto /

Incêndio e explosão

Extravasamento e

Presença de Fonte de

Ignição

Solo / Águas Superficiais e

Subterrâneas / Qualidade do

Ar

Armazenagem de

Produto

Emissão de COV-

Respiro dos Tanques

Enterrados

Qualidade do Ar

Vazamento de Produto

Furo de Tanques e

Tubulações

Solo / Águas Subterrâneas

Abastecimento de

Veículo

Emissão de COV-

Respiro dos Tanques

Enterrados

Qualidade do Ar

Derrame de Produto-

Filtro de Diesel / Bombas

/ Extravasamento

lançamento de

Resíduos-

Disposição Inadequada:

Estopas / Mantas

Absorventes

Solo / Águas Superficiais /

Águas Subterrâneas

Incêndio/ Explosão

Presença de Fonte de

Ignição

Pessoas

Sistema

De Drenagem

da Pista / Tratamento

via Caixa Separadora

de  Água e Óleo (CSAO)

Efluentes Líquidos:

Águas Oleosas

Extravasamento / Falta de

Manutenção / Operação

Inadequada

Solo / Águas Superficiais /

 Águas Subterrâneas

Lançamentos de

Resíduos

Disposição Inadequada:

Óleo Usado / Areia e

Borras da CSAO

Com relação aos serviços agregados oferecidos pelos postos de combustíveis, como pode se observar no exemplo 2, são elencadas as atividades de troca de óleo e lubrificantes, a lavagem de veículos, os escritórios e as lojas de conveniência, que impactam as águas e o solo através do Revista Gestão Industrial consumo irracional da água, da disposição inadequada do resíduo e da falta de tratamento e reciclagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (116.5 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com