TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MÚSICA COMO FERRAMENTA APLICADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇAO INFANTIL

Trabalho Universitário: A MÚSICA COMO FERRAMENTA APLICADA EM SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM DA EDUCAÇAO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  2.875 Palavras (12 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 12

RESUMO:

A pré-escola não tem dispensado a devida atenção ao uso da música como ferramenta nas situações de aprendizagem propostas. A análise deste cenário busca mostrar os benefícios que a música pode trazer tanto ao professor quanto ao aluno. No desenvolvimento do texto são detalhadas as múltiplas maneiras como a educação infantil pode aproveitar da música para promover o desenvolvimento da criança em múltiplas áreas como a comportamental a lógico-matemática, entre outras. O presente trabalho conclui a análise chamando atenção para a falta de preparo que caracteriza o professor de educação infantil no uso de música, especialmente quando comparado com o preparo oferecido a profissionais de outros países, em especial países desenvolvidos.

PALAVRAS-CHAVE: Educação, Criatividade e Música

1 IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A pré-escola tem relegado a música um tratamento secundário. Privilegiando outras linguagens, principalmente a visual, a linguagem musical apenas é lembrada em festas ou momentos de recreação sem aproveitar seu grande potencial no fomento ao desenvolvimento intelectual das crianças.

Considera-se que a música pode ser considerada uma das muitas possíveis inteligências existentes. Desta forma, desde cedo, ela deve fazer parte das brincadeiras da criança desde a sua mais tenra idade a fim de promover o desenvolvimento de todo o potencial da criança.

Portanto, é necessário que a escola seja dotada dos meios necessários ao estímulo dos alunos para que estes aproveitem completamente este potencial, fazendo com que a criança se beneficie deste talento. Assim, pode-se dizer que a música contribuirá de forma sistemática com o desenvolvimento individual.

Deve fazer parte da rotina escolar: ouvir músicas, aprender canções, brincar de roda, utilizar brinquedos rítmicos, etc. Estas são atividades que estimulam, desenvolvem e despertam o gosto pela atividade musical. A criança, pela brincadeira, relaciona-se com o mundo. Assim, pela atividade lúdica, a criança descobrirá o “fazer música” brincando. Naturalmente receptiva e curiosa, ela pesquisará materiais sonoros, instrumentos, inventará melodias e ouvirá com prazer a música de todos os povos. Considerando este ambiente, com uma ampla exposição a variedade musical de sons a explorar, cada vez mais amplo se tornará seu vocabulário musical.

A Educação Infantil tem como fim assegurar a possibilidade do indivíduo em formação vivenciar e refletir sobre música, através da produção, apreciação e reflexão sobre ela, sendo assim meio para que este indivíduo possa adquirir competências, que ofereção as condições para que habilidades sejam desenvolvidas de forma efetiva.

O professor precisa ter na música um aliado para a matéria que ensina, auxiliando na assimilação dos alunos, tornando seu trabalho agradável, e aproveitando o que cada música pode oferecer nas situações de aprendizagem, através da fixação de conteúdos, por exemplo, que sejam relevantes às demais áreas de conhecimento, de modo a promover a interdisciplinaridade.

Um educador consciente procura apresentar às crianças variadas situações de aprendizagem, de modo a envolver o uso da linguagem musical, para descobrir objetivos relevantes na utilização da música. Para tanto, o professor deve vencer o medo inicial ou mesmo a ideia de que não é capaz de se utilizar a música para cumprir suas funções pedagógicas.

Assim, este trabalho buscará conceituar as músicas e apresentar pesquisas que mostrem dados relevantes a cerca da utilidade em se utilizar a música como princípio educativo de maneira a divulgar a importância da música na educação infantil e, por consequência, na vida dos alunos, de modo a formar pessoas sensíveis, criativos e reflexivos.

1.1 O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DA MÚSICA

Recentes descobertas da medicina, mostram que desde o ventre da mãe a criança já pode ser auxiliada pela música em seu desenvolvimento. Já nesta fase da vida ela é capaz de perceber os sons que são emitidos do exterior e, assim, se durante a gestação, se colocarem para esta criança aprecie músicas calmas como , canções de ninar ou músicas clássicas para seu bebê ouvir, esta será calma e tranquila.

Da mesma forma, logo ao nascer, o indivíduo já se mostra sensível à música. Ao se ninar o recém-nascido com é comum o uso de melodias que conseguem acalmá-lo e, assim, fazê-lo dormir. Observa-se que esse cantarolar é um estimulo que a criança recebe para ouvir e transmitir os primeiros sons.

Atividades artísticas tem a capacidade de fomentar e favorecer o desenvolvimento da comunicação uma vez que atividades artísticas trazem como caracterísitica a conexão direta com o espírito humano. Desta forma e em decorrência disto, são favorecidos também o relacionamento com o meio, a capacidade expressiva e a construção do espírito crítico. A visão exposta pelo RCNEI (Referência Curricular Nacional para Educação Infantil) traz que a linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da auto-estima e auto-conhecimento, além de poderoso meio de integração social. (1998:49).

Assim, é mais que recomendável que a música deve ser adotada no trabalho com bebês e crianças uma vez que se constitui como forma de conhecimento acessível a este público, incluindo mesmo aquelas que possuem dificuldades de interação como portadores de deficiência.

1.2 DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM MUSICAL

A criança tem seu primeiro contato com o mundo sonoro bem antes do seu nascimento, durante a própria gestação. Neste estágio, o ser que está se formando, ouve os batimentos cardíacos da mãe e os sons provindos do exterior. Desta forma a música já pode auxiliar no seu desenvolvimento através da apreciação dos sons e ruídos com os quais sua mãe convive. Hepper (1991) mostrou que recém-nacidos ao escutarem músicas de televonelas aos quais foram expostos durante a sua gestação responderam com a imediata atenção e foco a esta música evidenciando a existência desta lembrança na sua memória.

No momento do nascimento, a criança faz contato com o mundo sendo estimulada de várias maneiras. As suas primeiras fontes de pesquisa são as formas, cores, e sons dos objetos com os quais convive mas, deve se dar destaque ao som que já faz parte do universo da criança mesmo antes do seu nascimento. Assim, chocalhos, móbiles musicais e outros objetos sonoros ao alcance da criança são fundamentais na construção do seu conhecimento do mundo formando uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com