TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE GERENCIAMENTO SOFTWARE

Por:   •  7/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]                             Atividade MAPA

Acadêmico (a):

Wilerson Antônio Rufino

R.A

 21180789-5e

Curso:

Eng. Software

Disciplina: Gerenciamento de software

Resumo

E crescente a busca pelas empresas de migrarem seus processos, para softwares, nos mais variados seguimentos, exigindo uma maior agilidade quando a disponibilização destas soluções de softwares, que atendam suas respectivas demandas. As empresas de desenvolvimento de soluções de softwares, por sua vez, de forma a atender as exigências do mercado, dentro do processo de desenvolvimento de softwares, para um gerenciamento adequado e sustentável, têm adotado metodologias ágeis, tendo em vista uma entrega ágil, dentro dos custos e mantendo a qualidade do produto final.

Dentre as metodologias ágeis, destacam-se o XP e o Scrum, tendo como principal diferença entre estas, e que enquanto que o XP e focado no desenvolvimento de software, o Scrum tem seu foco mais abrangente dentro de todo o processo.

Extreme Programming (XP)

Interação com o cliente: Comunicação com cliente se dá através de conversações, essenciais para correta compreensão dos assuntos pertinentes ao projeto, feedbacks constantes entre a equipe de desenvolvedores e equipe do cliente, levantando e corrigindo problemas ou adaptações, possibilitando avaliações do produto e possíveis alterações.

Reuniões entre as equipes: Reunião para captar e definir “user stories” e para definir o tempo ideal das interações, reuniões rápidas (stand up meeting), com duração de aproximadamente 20 minutos, com objetivo de trocar experiencias e dificuldades encontradas e relatar o avanço e planejamento do projeto.

Entregas: Entrega de pequenas partes do sistema, liberadas em curtos períodos de tempo, o cliente recebe pequenas versões do sistema, permitindo anteceder a necessidade de alterações nos requisitos de software.

Formação das equipes: Compostas por pequenas equipes de até 12 programadores, orientados há não usarem recursos desnecessários, mantendo a simplicidade na resolução daquilo que o cliente necessita, e com coragem na tomada de decisões de alto risco.

Utilização de Artefatos: User stories que contem breves descrições dos desejos do cliente, como funcionalidades do sistema, que orientam o trabalho da equipe.

Scrum

Interação com o cliente: Na metodologia Scrum a interação com o cliente, se dá através da figura do Product Owner, que é a pessoa responsável para entender suas necessidades e problemas de negócios, estabelecendo o objetivo do projeto.

Reuniões entre as equipes 

As reuniões ou eventos dentro da metodologia Scrum são chamadas de cerimônias, ocorrem em momentos diferentes da Sprint, sendo estas:

Sprint Planning e a primeira reunião do projeto que conta com a participação de todos, tendo a duração de no máximo 8 horas, sendo divido em duas partes, a primeira e onde o Product Owner define as prioridades com base no levantamento dos requisitos, seleciona os itens do backlog como objetivo da sprint, tendo como resultado a resposta a questão “ o quê deve ser feito”,  na segunda parte a equipe define as tarefas necessárias para cumprir a meta, estima o tempo para conclui-las e transforma-las em incrementos do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (94.9 Kb)   docx (46.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com