TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem DAORE .

Por:   •  3/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

É interessante observar como as melhores idéias surgem de repente, foi assim com algumas invenções e outras foram através de tentativa e erro. Durante o processo foram pesquisadas e utilizadas várias soluções, porém sempre haverá o aperfeiçoamento de métodos.

A Abordagem DAORE – Distributed Aspect Oriented Approach for Requirements Engineering, tem como principal objetivo facilitar a identificação de aspectos candidatos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de sistemas. Santander (2002) define a negociação dos requisitos como sendo uma atividade que visa solucionar problemas advindos de conflitos entre os diversos stakeholders, os quais podem atribuir diferentes prioridades aos requisitos.

A negociação consiste em que todos os stakeholders entrem em consenso em relação a um conjunto de requisitos definidos, bem como em relação às prioridades definidas para os mesmos.

Os requisitos funcionais dizem respeito à definição das funções que um sistema ou um componente de sistema deve fazer. Eles descrevem as transformações a serem realizadas nas entradas de um sistema ou em um de seus componentes, a fim de que se produzam saídas. A identificação dos requisitos funcionais pode ser realizada seguindo técnicas existentes para a elicitação de requisitos: entrevistas, cenários, observação.

A identificação de requisitos não funcionais diz respeito, geralmente, a questões de qualidade e segurança. A sua identificação pode ser realizada tendo por base as características de qualidade do software, definidos por meio da ISO/IEC 9126 (ISO,2006).Algumas classificações dos RNFs podem ser encontradas na literatura:(MAMANI, 1999), (SOMMERVILLE, 92) e (CYSNEIROS, 2001).Tabela

Modelo de cadastro de clientes:

Requisitos funcionais

     [pic 1]

Requisitos não funcionais  

Requisitos

Descrição

Prioridade

Requisitos

Descrição

Prioridade

Rf01

Cadastrar clientes

Alta

Rnf01

Portabilidade

Essencial

Rf02

Emitir notas fiscais

Alta

Rnf02

Usabilidade

Essencial

Rf03

Cadastrar funcionários

Alta

Rf03

Portabilidade

Essencial

Rf04

Cadastrar pedidos

Alta

Rf04

Usabilidade

Essencial

Rf05

Cadastrar produtos

Alta

Rf05

Portabilidade

Essencial

Rf06

Cadastrar entregas

Alta

 Rf06

Usabilidade

Essencial

Rf07

Cadastrar fornecedores

Alta

Rf07

Portabilidade

Essencial

Rf08

Cadastrar vendas

Alta

Rf08

Portabilidade

Essencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (73 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com