TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação Processo de Software

Por:   •  8/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 3

Autora: Bruna de Longhi

Data: 10/03/2021Disciplina: Avaliação de Processos de software

M1 | Lições aprendidas na implementação do MR-MPS utilizando a abordagem ágil

1. (10,0 pontos) A abordagem tradicional e a abordagem ágil apresentam algumas diferenças em sua adoção, conforme apresentado no material dessa atividade. De modo individual, reflita sobre estas diferenças, escolha 5 diferenças e apresente um exemplo para cada uma, tanto da abordagem tradicional quanto para a ágil.

Quando o projeto precisa de uma previsibilidade, utilizamos a metodologia tradicional, visto que ela visa seguir uma especificação predefinida, a qualquer custo. Já quando sabemos que o projeto poderá sofrer mudanças, utilizamos o método ágil, visto que este está inclinado a adaptar-se a requisitos atuais, que podem mudar.

Por exemplo, quando estamos trabalhando com um projeto de uma construção, não podemos colocar o reboco antes do tijolo. Tem que seguir a risca o previsto para o projeto. Já quando estamos trabalhando com um projeto de uma tela de um sistema, por exemplo, os campos podem ser alterados no andar do projeto.

Podemos também aplicar algumas técnicas da metodologia ágil na tradicional, como por exemplo as reuniões diárias da equipe, quadro Kanban.

Na tradicional o sucesso da entrega é totalmente voltado ao que foi planejado, enquando na ágil a entrega é voltada para o que foi desejado, mesmo tendo que alterar o planejado, sendo a ágil uma metodologia muito mais flexível e a tradicional mais rígida.

A metodologia ágil é uma receita de bolo, é só seguir o cronograma que vai dar certo. Como temos os colaboradores mais perto, é mais fácil e rápido quando precisam ocorrer mudanças. A tradicional é mais voltada para documentação. Mais burocrática, é vista as vezes como uma metodologia mais lenta.

Enquanto a metodologia tradicional é mais burocrática, a ágil trabalha com um sistema mais simplista. Por exemplo: quando temos um problema que ainda não é bem conhecido, na tradicional é detalhado e na ágil é conhecido, porém resolver o que é mais crítico primeiro.

2. (5,0 pontos) No trabalho são relatadas várias lições aprendidas sobre a implementação dos níveis de maturidade, com métodos ágeis. Na sua opinião, qual nível possui maior grau de complexidade para a implementação e por que?

Na minha opinião, o nível que possui maior complexidade é o nível G, pois possui um escopo maior e mais complexo.

3. (5,0 pontos) Com relação à avaliação formal, qual é a percepção dos avaliadores e dos avaliados nas avaliações de processos de software, com a abordagem tradicional e ágil. Apresente seu entendimento a respeito.

Percepções dos Avaliadores:

Evidências objetivas que precisam ser fornecidas para a avaliação e que em geral são desconsideradas na abordagem ágil.

Análises em geral (viabilidade, indicadores, riscos, impacto, ... )

Comprometimento da equipe e envolvimento dos stakeholders

Registro de participação e decisões tomadas em reuniões

Tratamento de problemas (impedimentos, não conformidades, ...) com acompanhamento de ações até o fechamento

Divulgação em geral (políticas, baselines, resultados de auditoria, ...)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (43.1 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com