TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação de um Site de Ecommerce

Por:   •  28/5/2022  •  Dissertação  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

PEDRO ALEXANDRE WOLLINGER

Avaliação de um Site de Ecommerce

Rio de Janeiro - RJ

2021

DESENVOLVIMENTO

  1. Descreva o tipo de interação utilizada.

R: Dentro do site, são utilizados os estilos de linguagem natural via texto, esse utilizado para destacar promoções, campanhas publicitárias e novos produtos da marca, menus para a navegação do usuário entre os diferentes setores e categorias do e-commerce, preenchimento de formulários para coleta de dados do usuário para utilização futura em campanhas de marketing e CRM e o uso de WIMP para auxiliar os menus e destacar certas partes do site para conseguir maior atenção do usuário.

  1. Que tipo de experiência com o usuário o site fornece?

R: Uma experiência fluida e intuitiva, fazendo com que não seja necessário nenhum conhecimento prévio do usuário em relação ao funcionamento do site ou de um comércio digital. Para facilitar a experiência do usuário caso o mesmo ainda tenha alguma dúvida sobre a estrutura do site, a marca colocou um atendente virtual para facilitar a experiência do usuário fazendo com que seja necessário dar menos cliques para chegar nas informações desejadas. Segue ilustração do atendente virtual:

[pic 1]

Figura 1 - Atendente Virtual da Nike

Além da experiência amigável e prática do site em computadores, a Nike teve o cuidado de implementar um design responsivo, facilitando assim a navegação es dispositivos móveis também, fazendo com que a experiência seja replicada em qualquer dispositivo.

  1. Cite e explique detalhadamente a sua experiência ao se envolver com o site da NIKE?

R: Foi uma experiência intuitiva, mas no começo foi confusa por causa do espaço ocupado pelas campanhas publicitárias. O menu superior foi o meu principal guia, conseguindo fazer com que a experiência fosse rápida e fluida. Os filtros ficarem na parte lateral esquerda da página facilita a navegação e os diferentes filtros disponibilizados faz com que seja muito rápido encontrar os produtos desejados, a opção de compra direto no menu de produto é um grande diferencial, isso faz com que seja possível ver os tamanhos disponíveis antes mesmo de entrar na página do produto, fazendo com que essa página só seja necessária para se obter alguma informação mais técnica sobre o produto desejado. O carrinho é a definição perfeita de “menos é mais”, direto ao ponto sem grandes complicações, faz com que o usuário não fique pensando antes de finalizar a compra, dificultando assim a desistência do pedido. No geral, foi uma excelente experiência, mostrando que a Nike sabe o que está fazendo.

  1. Que aspectos, no site, você iria priorizar? Justifique a sua resposta.

R: Como o site já está em um estado bastante satisfatório, focaria em questões de acessibilidade. Hoje, o site não apresenta nenhuma opção de alteração no tamanho de fonte, alto contraste ou suporte a libras ou audiodescrição.

  1. Que métodos de avaliação você escolheria para avaliar o site da NIKE?

R: Escolheria os métodos de avaliação heurística, testes com o usuário e entrevistas semiabertas.

  1. Que perguntas você faria se estivesse escolhido usar uma entrevista.

R:

  • Os menus no site da NIKE estão destacados o suficiente para saber diferenciá-los?
  • A experiência de compra é fluida o suficiente para não se sentir perdido?
  • O site da NIKE chega a incomodar a visão durante a sua experiência?
  • Como você classificaria o site da NIKE em relação a concorrência?
  • O site da NIKE seria a sua principal escolha para comercio eletrônico em relação a vestimentas esportivas?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (108.8 Kb)   docx (57.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com