TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Biblioteca Comunitária

Por:   •  6/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 3
  1. INTRODUÇÃO

Atualmente estamos inseridos em um contexto digital que a cada dia se reinventa e inova, ao passo que a quantidade de informações se torna tão ampla que se faz necessário buscar ferramentas que visem poupar o tempo.

Assim surge o PIM III, da necessidade de tornar o espaço de uma biblioteca comunitária um ambiente inovador, adequado às necessidades dessa sociedade que vive em uma era digital.

Devido ao grande volume de conteúdo presente em uma dada biblioteca comunitária se faz necessário construir um sistema informatizado a fim de organizar o acervo para objetivar assim um gerenciamento eficiente e fácil para que os usuários que frequentarem a estrutura da biblioteca, para que assim possam ter ao alcance das mãos de forma ágil, fácil e eficiente as informações buscadas dentro do espaço.

No decorrer desse projeto será demonstrada a importância de se utilizar os sistemas de informação a fim de automatizar rotinas de gerenciamento de livros que até então utilizavam um sistema de catalogação obsoleta e defasada em uma planilha com poucos recursos no Excel, em que tornava o processo de empréstimo de livros cansativo tanto para o (a) bibliotecário (a), quanto para o usuário.

Será utilizado o sistema gratuito Biblivre, que permitirá automatizar o processo de localização de livros, empréstimos e de controle total de quantidade, entrada e saída dos livros que compõem o acervo, tornando assim o processo mais rápido e eficiente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Pesquisa e Pré-requisitos do Sistema

Sempre que se faz necessária uma reestruturação e informatização de um sistema anteriormente manual, requer que seja feita uma analise e estudo aprofundado das necessidades existentes para assim definir quais serão os tópicos necessários para execução do projeto, de modo a evitar erros e tornar o novo processo de catalogação do acervo, localização, doação e empréstimos de livros um processo adaptável, intuitivo, fácil e ágil tanto para os funcionários quanto para os usuários da biblioteca.

Nesse conceito, a implantação de um sistema informatizado para uma dada biblioteca comunitária deve estar voltada para a inclusão sociocultural, sendo que precisa haver uma interligação com a tecnologia, os valores e necessidades culturais da sociedade.

Com isso, aplica-se através de uma aplicação um fácil gerenciamento informatizado do acervo, de modo em que inicialmente o acervo seja inserido de forma manual no meio informatizado para que seja exposto há quem se deseja buscar de forma completa, fácil e rápida a obra que se procura.

Sendo assim utilizando o método científico tornou-se possível e viável realizar um questionário de modo a ouvir as principais necessidades de quem trabalha e frequenta a biblioteca comunitária, conseguindo assim apontar as principais falhas operacionais, dificuldades e problemáticas do sistema manual, visando assim com o projeto, levar uma organização inovadora e automatizada, buscando atender as necessidades da biblioteca.

2.1.2 Estudo e Viabilidade

Verificar de forma minuciosa as necessidades do espaço, a quantidade de livros, os recursos que serão utilizados e o espaço que o banco de dados terá que ter para suportar determinada quantidade x de informações, o tipo de sistema que atenda as necessidades da biblioteca e todas as ferramentas, softwares e hardwares que serão necessários para a execução do projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com