TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ciencia da Computação

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 7

DESAFIO

 Desenvolver softwares com qualidade, eficiência, que atenda aos anseios dos usuários, sem se esquecer dos custos e prazos acordados são um dos maiores desafios dentro da área da computação. Engenharia de Software é um ramo da ciência da computação que determina a metodologia de desenvolvimento e de manutenção de sistemas. Quando se pensa em desenvolver uma solução computacional o profissional deve aplicar diversos conhecimentos que vão desde quais metodologias de desenvolvimento serão escolhidas para o projeto, passando pela elaboração dos requisitos, análise, codificação, testes, implementação e manutenção do produto desenvolvido.

 Quando se pensa em escolher uma metodologia que seja a mais indicada para um determinado projeto, devem-se aplicar os conhecimentos adquiridos em relação às diversas técnicas de desenvolvimento.  Além de se escolher a melhor metodologia, a equipe deve levar em consideração as melhores práticas para se realizar a etapa da codificação e teste do produto. Neste campo, também existem algumas opções como a análise estruturada e a orientada a objetos.  O plano de testes é outro ponto muito importante que não pode ser deixado de lado.        

Em muitos cenários pode-se observar que a equipe de desenvolvimento acaba relegando em segundo plano os testes do produto. E, por causa desta visão, o produto final pode apresentar sérios problemas a ponto de ser rejeitado pelo usuário por não atender às suas expectativas.  O nosso desafio consiste em desenvolvermos um projeto envolvendo as etapas referentes à engenharia de software e análise de sistemas.  Para tanto, deve-se montar uma equipe de 3 a 5 alunos para que a troca de conhecimentos e experiências propicie, ao final desta atividade, uma proposta de desenvolvimento de software coerente e concisa como solução ao problema proposto.  Considere que a equipe foi contratada por uma clínica veterinária, cujo nome fantasia é CLIVET, que deseja instalar uma solução computacional para melhorar os controles das informações referentes aos clientes, serviços, produtos e financeiro da empresa.  Com vista a atingir o objetivo proposto a equipe deverá desenvolver, durante o semestre, as atividades estipuladas em cada etapa descrita a seguir.

 

Objetivo do Desafio

Elaborar um projeto de Engenharia de Software que permite o desenvolvimento de um software a ser utilizado em uma clínica veterinária para a administração das rotinas diárias de uma empresa.


Etapa I

Conceitos da Engenharia de Software. Processos de Desenvolvimento de Softwares Clássicos e Ágeis.

Estudo de viabilidade - Reunião com o proprietário e gerente da CLIVET, para estudar o problema do sistema atual e saber o objetivo e requisitos para o novo sistema a ser desenvolvido. Também saber qual a estrutura de hardware é usada hoje na empresa, qual o prazo para que se desenvolva o novo sistema e qual a disponibilidade financeira para custear esse novo projeto.

Obtenção e Analise de requisitos -  Vamos definir as característica desejadas para o desenvolvimento do novo sistema.

* Dados cadastrais de clientes, como: Nome, CPF, RG, Endereço completo, Telefone etc.

* Cadastramento do animal a ser atendido.

* Controle administrativo, tais como:
Controle dos serviços prestados, Controle das vendas, Controle de estoque, Relatório de contas a pagar, Relatório de contas a receber, Controle de caixa diário, Controle de Agendamento.  

* Gerar relatórios para impressão.

Especificação de Requisitos – Segue abaixo uma tabela com três metodologias de processos mostrando suas características do sistema solicitado.

Metodologia   Cascata

Metodologia

Prototipação

Metodologia

ágil /Scrum

    Característica 1

O software é facilmente modificado, expansível.

       PP

         P

         P

    Característica 2

Gera protótipo/ beta

       NP

         P

         P

    Característica 3

Exige experiência em programação

       NA

         NA

         P

    Característica 4

Cálculo do fator risco

       NP

        NP

          P

    Característica 5

Curto prazo para a entrega do software

       PP

        NA

          P



Legenda para a tabela:

• P = possui; • NP = não possui; • PP = possui parcialmente; • NA = não se aplica.

Agora uma tabela que mostra as vantagens e desvantagens de cada metodologia.

         Vantagens

      Desvantagens

Metodologia Cascata

É um método clássico(antigo); muito usado, diminui o tempo de planejamento; tem um formato linear; não requer um alto conhecimento técnico da equipe.  

 

Uma documentação mais demorada; projetos também demorados para serem concluídos; cliente só poderá ver o sistema rodando em sua conclusão; poderá haver falhas futuras no sistema por não precisar de uma equipe de alto nível técnico; não há uma análise de risco.

Metodologia Prototipação

Há protótipo do software; o cliente poderá receber um protótipo do software; caso algo não tenha ficado claro na especificação do software o protótipo mostrará isso; fácil para atualizar; recomendado para software que terá constantes mudanças em seus requisitos.

Cliente muitas vezes fica satisfeito com o protótipo e pressiona para que seja colocado logo em uso; Não tem como precisar o tempo para conclusão do sistema; cliente pode ver o protótipo com perda de tempo; o projeto final pode ficar diferente do protótipo; não há análise de risco.

Metodologia ágil /Scrum

Necessita apenas de um pequeno grupo para ser desenvolvido; velocidade; evita surpresas com os resultados; prioridades podem de alteradas; diminuição dos bugs.

É uma metodologia voltada mais para o desenvolvimento do que o gerenciamento; prazo; sensação de informalidade; falta planejamento do escopo; necessita de uma equipe bem entrosada;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (397.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com