TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Companhia de Produtos Úteis de Tóquio

Por:   •  21/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 3

Descrição da Atividade

A Companhia de Produtos Úteis de Tóquio, Sakkei Inc., emprega uma equipe de trabalhadores estrangeiros na investigação de um produto. A equipe é composta por norte-americanos, britânicos e pessoas de outros países da União Europeia.

Razão da Negociação

O Diretor japonês está cada vez mais descontente com os gastos causados pela equipe estrangeira. A situação piora quando ele se recusa a pagar a última fatura relativa aos gastos da equipe. Os funcionários ficam furiosos e exigem a marcação de uma reunião com o Diretor de modo a discutir o problema.

A versão Japonesa

- Os trabalhadores estrangeiros recebem um salário três vezes superior ao salário médio de um trabalhador japonês e ainda tem hospedagem de alto nível.

- Tem sido aceito e tolerado uma série de gastos razoáveis, mas ultimamente existiram faturas de viagens de táxi de duas horas, a cota do American Club e inclusive os gastos originados por uma festa de comemoração de aniversário de um dos elementos da equipe.

- É necessário que estas pessoas trabalhem para a companhia, mas com este tipo de atitudes vão fazer com que a equipe venha a perder benefícios. Ainda que seja inconveniente, talvez fosse melhor substituir os seus membros do que arriscar a moral de todos os colaboradores envolvidos no projeto.

A versão estrangeira

- O salário atual recebido é o habitual para um trabalhador que se encontra fora do país e separado da sua família e amigos.

- O contrato estabelece que serão pagos os gastos e o que se está sendo pedido parece razoável. “Incluem-se gastos razoáveis derivados da adaptação dos trabalhadores estrangeiros ao país”, diz o contrato.

- É preciso um pouco de entretenimento. O jantar que os japoneses se queixam foi motivado pelo aniversário de um dos membros da equipe. Querem ser parte da equipe global do projeto, mas a barreira da língua é uma autêntica luta e desafio.

Nota: cada uma das partes fez-se representar previamente por um advogado, mas os advogados não chegaram a acordo.

Técnicas de Negociação

Assunto de Negociação 1

1. Os japoneses pensam que não é necessário apanhar táxis, são mais lentos que o transporte público que é mais eficaz e confiável.

2. A equipe estrangeira argumenta que é muito difícil utilizar o transporte público devido à barreira da língua.

Possível Solução:

Analisando esta situação apresentada acima, convém a empresa disponibilizar uma vam ou ônibus para que os funcionários possam ir e voltar da empresa para que não aconteça atrasos no e prejuízos a empresa, em relação a barreira da língua é necessário que a empresa também disponha de cursos de línguas para os estrangeiros no período de 06 (meses), sendo que esta previsto no contrato ‘’gastos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com