TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Comunicação e Linguagem

Por:   •  25/9/2019  •  Dissertação  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Texto B

Hoje em dia é comum encontrar textos mal escritos, com erros gramaticais e ortográficos, mas isso pode ocorrer por falta de atenção ou digitação apressada. O problema maior é quando esses erros são cometidos em ambiente de trabalho, que às vezes podemos ter uma forma informal de se comunicar e isso pode refletir na falta da norma padrão de linguagem. Deparamos com erros de acentuação, redundância, abreviações dentre muitos outros.

Segundo o IBGE, no ano de 2013, a taxa de analfabetismo havia sido de 8,5%. Já no ano de 2014, esse percentual foi de 8,3% entre brasileiros com 15 anos ou mais, ou seja, essa taxa de analfabetismo vem diminuindo no decorrer dos anos no Brasil.

Segundo Soares (1998), “um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado”; o individuo letrado é aquele que sabe ler, escrever e também é aquele que faz uso da escrita e da leitura no seu dia a dia, já o individuo alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, mas que precisa aperfeiçoar as leituras e escritas para se comunicar socialmente.

Mas por que as pessoas escrevem tão mal?

Hoje podemos ver muitos profissionais que tem dificuldades em entender textos, inclusive na sua área de atuação, e um dos motivos desse problema pode ser a falta de incentivo à leitura desde a infância e se estender também pela vida acadêmica. Vale ressaltar que podemos ter muito conhecimento na nossa profissão, mas sim pela falta de estudo inicial da língua materna.

Devemos nos atentar na boa formação profissional, e nos atentar e se preocupar em utilizar a linguagem correta é um fator importante da sua própria imagem. Saber se comunicar tanto pela linguagem oral e escrita pode nos proporcional grande chances de crescimento no trabalho. Não basta apenas que o profissional se forme para entrar no mercado de trabalho, mas ele precisa também conseguir se apresentar e se destacar em processos seletivos.

Todos podem escolher em qual área vai atuar, qual a carreira que vai seguir, mas não podemos deixar de buscar recursos para sempre melhorar e desenvolver nossa criatividade. Quando surgir dificuldades para escrever e expor as ideias, há vários cursos disponíveis no mercado, além de vídeos na internet, que podem ajudar a desenvolver a criatividade. Praticar a escrita e ter o habito de ler também é outra maneira de se chegar à perfeição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com