TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criptografia

Por:   •  3/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  835 Palavras (4 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo do Trabalho

O Objetivo do trabalho é apresentar de uma forma simples para que serve a Criptografia, como ela era usada antigamente e como funciona hoje em dia também. Seu grande objetivo é esconder palavras secretas para que ninguém possa lê-las ou decifra-las, mas apenas o que esta enviando e o que a esta recebendo, ou seja, apenas duas pessoas poderão decodificar sua mensagem, e esse é o ponto do trabalho, criptografia e sua decodificação, conforme o decorrer do trabalho veremos melhor. Muitas vezes usamos de um tipo de criptografia em nossas vidas, para que ninguém saiba do que falamos com alguma pessoa, até mesmo um olhar, uma linguagem corporal que só você e um colega ou algum amigo saibam é uma forma de esconder alguma mensagem na presença de outras pessoas é uma forma de criptografia, simples e diferente, mas é, e a partir de agora conheceremos melhor a criptografia.

Introdução

No tempo de Júlio César (49 a.C. a 44 a.C.), o imperador precisava se comunicar com seus generais acerca das guerras, estratégias, e receber informações de seus homens nos períodos de lutas contra outros impérios, mas Júlio pensava assim consigo mesmo, se eu enviar meus mensageiros para meus generais ou eles os enviarem para mim é possível que meus inimigos possam pegar nossas informações e ler elas e descobrir nossa estratégia então preciso pensar em algo para meus inimigos não lerem nossas conversas e informações. Foi ai que o imperador Cesar, pensou vou criar uma escrita diferente e ensinar a meus generais e comandantes, para que eles aprendam essa minha ideia e a usem no campo de batalha, para que assim possamos usa-la contra nossos inimigos de forma eficiente sem que eles descubram nossos planos, e assim nasceu a Cifra de César. Nesse trabalho falaremos sobre Criptografia, e escolhemos o tema da Cifra de César, e com o decorrer do trabalho aprenderemos um pouco mais sobre ela e além disso veremos ela em pratica, para uma maior compreensão do que foi um dia a famosa e uma das primeiras formas de criptografia do mundo a Cifra de César.

O que é Criptografia?

Um belo exemplo do que é criptografia é nosso famoso e conhecido whatsapp, porque quando enviamos uma mensagem para um colega ou amigo nosso na hora que enviamos a mensagem é toda criptografada, ou seja, aparecem muitas letras e números bagunçados, e só quando chega na outra pessoa que a mensagem volta a ser como era originalmente a baixo tem uma imagem que mostrará melhor como funciona.

Uma pessoa de um lado do computador, por exemplo, envia a mensagem: “Oi” e clica na tecla enter essa mensagem quando enviada fica toda bagunçada por exemplo ficando assim: “Li”, mas a outra pessoa do outro lado do computador que recebe a mensagem tem a chave para descriptografar o código secreto que foi enviado para ele no caso o “Li”, e a mensagem volta a ser “Oi”, e esse é um exemplo bem pratico de como funciona a criptografia e de sua importância, que é: enviar informações de forma sigilosa para que ninguém mais a não ser o destinatário possa ler a mensagem, e todos os governos atuais do mundo a usam para conversar para que ninguém mais a não ser eles mesmos entendam o que está sendo passado. A criptografia pode ser usada também para uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com