TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES

Por:   •  12/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO: EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES.

Hoje, os computadores estão presentes em nossa vida de uma forma nunca vista. Ao contrário do que parece, a computação não surgiu nos últimos anos ou décadas, e sim há mais de 7 mil anos. Ele pode ser considerado a primeira máquina criada para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples e muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. Contudo, o ábaco também foi usado por muitas outras culturas, e cada povo tem uma versão de específica dessa máquina, preservando a essência original.

Em operações matemáticas, ele é bastante útil para soma e subtração. Já para multiplicação e divisão não é muito recomendado, somente algumas versões mais complexas que a padrão.

Régua de cálculo

Durante vários séculos, o ábaco foi aperfeiçoado, sendo a principal ferramenta de cálculo por muito tempo. Até aquele momento, a multiplicação de números muito grandes era algo trabalhoso e demorado, porém Napier descobriu várias propriedades matemáticas e deu a elas o nome de logaritmos.

Máquina de Pascal

Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Blaise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da história, a Máquina de Pascal. Por esse motivo, a tecnologia não foi muito bem acolhida na época.

A programação funcional

Vendo esse problema, ele construiu a primeira máquina realmente programável, com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática. Dessa maneira, Jacquard perfurava o cartão com o desenho desejado e a máquina o reproduzia no tecido.

A Máquina de Diferenças e o Engenho Analítico

O autor, Charles Babbage, afirmou que a máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas de forma muito simples. Esse projeto foi chamado de Máquina de Diferenças. Houve um grande boom na época, pois as ideias aplicadas estavam muito à frente do seu tempo. Devido a limitações técnicas e financeiras, a Máquina de Diferenças só pôde ser implementada muitos anos depois.

Após um período, em 1837, Babbage lançou uma nova máquina, chamada de Engenho Analítico, que aproveitava todos os conceitos do Tear Programável, como o uso dos cartões.

A Teoria de Boole

Se Babbage é o avô do computador do ponto de vista de arquitetura de hardware, o matemático George Boole pode ser considerado o pai da lógica moderna. Para indicar valores intermediários, como "mais ou menos" ativo, é possível usar dois ou mais algarismos para a representação. Todo o sistema lógico dos computadores atuais usa a Teoria de Boole de forma prática.

Máquina de Hollerith

O conceito de cartões desenvolvido no Tear Programável foi muito útil para a realização do censo de 1890 nos Estados Unidos. Na ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerou todo o processo de computação de dados. Uma vez que os dados foram coletados, o processo de computação da informação demorou aproximadamente um terço do comum. Aproveitando todo o sucesso ocasionado por sua máquina, Hollerith fundou a própria empresa, a Tabulation Machine Company, em 1896.

Computadores pré-modernos

Na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram desenvolvidos, e com o passar do tempo componentes eletrônicos foram adicionados aos projetos. Entre os projetos desenvolvidos no período, os que mais se destacaram foram o Mark I, em 1944, desenvolvido na Universidade Harvard , e o Colossus, em 1946, criado por Allan Turing. Sendo uma das figuras mais importantes da computação, Turing focou sua pesquisa na descoberta de problemas formais e práticos que poderiam ser resolvidos por computadores. Para aqueles que apresentavam solução, foi criada a famosa teoria da Máquina de Turing, que, com um número finito de operações, resolvia problemas computacionais de diversas ordens.

ENIAC

Essa máquina era em torno de mil vezes mais rápida que qualquer outra da época. A principal inovação foi a computação digital, muito superior aos projetos mecânicos-analógicos desenvolvidos até então. Essa máquina era muito grande, com aproximadamente 25 metros de comprimento por 5,5 metros de altura, com peso total de 30 toneladas. Esse valor representa algo como um andar inteiro de um prédio.

Segunda geração

Na segunda geração, houve a substituição das válvulas eletrônicas por transístores, o que diminuiu muito o tamanho do hardware.

IBM 7030

O IBM 7030, também conhecido como Strech, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Seu tamanho era bem reduzido se comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum. Ele era utilizado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época. Muitos mainframes ainda estão em funcionamento em várias empresas até hoje, como na própria IBM.

PDP-8

PDP-8 foi um dos minicomputadores mais conhecidos da segunda geração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com