TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Usabilidade

Por:   •  29/11/2017  •  Seminário  •  1.780 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI

CAMPUS PROF. ANTONIO GEOVANNE ALVES DE SOUSA

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DE USABILIDADE

Guilherme Rodrigues Sotero

Bernardo Lopes

Elenildo Santana

Piripiri – PI

INDÍCE

1. INTRODUÇÃO ……………………………………………………………….......6

2. JUSTIFICATIVA .……………...…………………………………………............8

        2.1 ESPECIFCAÇÃO DO TEMA …………………....……………………12

        2.2 JUSTIFICATIVA DO TEMA …………...………………………………12

        2.3 OBJETIVO GERAL ………....…………………………………………12

        2.4 OBJETIVO ESPECÍFICO ..……………………………………………12

3. DESENVOLVIMENTO .......……….......…………………………………….......9

        3.1 REFERENCIAL TEÓRICO ...…………………....……………………12

        3.2 METODOLOGIA ................…………...………………………………12

4. OBJETIVOS ………...……………………..……………………………………12

        4.1 GERAIS …………………………………………………………………12

        4.2 ESPECÍFICOS …………………………………………………………12

6. CONCLUSÃO ...……......………………………………………………………14

BIBLIOGRAFIA ……………………………………………………………………15

INTRODUÇÃO

        A engenharia de Usabilidade é uma solução adotada por empresas e organizações para desenvolver programas de software com interatividade ao mesmo tempo que adota a usabilidade. Não é difícil entender a proposta da Engenharia de Usabilidade uma vez que compartilha similaridades com a Engenharia de Software.

A engenharia de Software, em sua proposta base, ocupa-se no desenvolvimento do núcleo funcional de um sistema interativo formado por estruturas de dados, algoritmos e outros recursos capazes de processar dados dentro do domínio de um sistema. Basicamente, de maneira resumida, a Engenharia de software visa a construção de um sistema que funcione bem, de forma correta, rápida e que não apresente erros ou bugs.

Já a Engenharia de Usabilidade, dentro de sua proposta, ocupa-se da interface com o usuário, um componente do sistema interativo formado por apresentações e estruturas de diálogo que lhe conferem um comportamento em função das estruturas de diálogo que lhe conferem um comportamento em função das entradas dos usuários ou de outros agentes externos.

De maneira resumida, aplicar técnicas de usabilidade em aplicações permite a possibilidade de alcançar uma maior eficiência e eficácia numa interface como também transformar processos de desenvolvimento de software mais produtivos, confiáveis e com maior satisfação dos usuários e clientes. Dependendo do tipo de produto em questão, a utilização de técnicas de usabilidade pode ser imprescindível para seu sucesso ou pode resultar em um importante diferencial visando à competitividade. Por esses motivos, o desenvolvimento de métodos e práticas de engenharia que assegurem uma eficiente interação computador-usuário vem tendo uma importância crescente no desenvolvimento de software.

JUSTIFICATIVA

A utilização de um sistema que aplique Engenharia de Usabilidade no seu desenvolvimento, permite que o usuário aprenda, de forma mais rápida, o seu uso de forma mais intuitiva e tendo maior produtividade. Além disso seu estudo pode contribuir com a qualidade de uso do software.

OBJETIVO GERAL

Engenharia de Usabilidade tem como objetivo utilizar-se de técnicas, conceitos e métodos para modelar e desenvolver interfaces intuitivas e com recursos de usabilidades, para os usuários finais.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

  • Entender o conceito de usabilidade;
  • Reconhecer sistemas com falhas graves de usabilidade;
  • Conhecer as principais técnicas de analise contextual;

DESENVOLVIMENTO

Cybis (2010) afirma que interfaces bem produzidas trazem confiança ao usuário e tornam a utilização do sistema muito mais agradável, no entanto, interfaces mal desenvolvidas que impedem a utilização do sistema não só aborrecem o usuário, como também são motivos de frustração.

Alguns princípios devem ser almejados quando se trata de desenvolver interfaces com usabilidade:

Condução:

Favorece o aprendizado e utilização do sistema por novatos, este principio dita as regras de agrupamento de itens, que se refere a forma de organização do conteúdo na tela, criando grupo de informações relacionadas. Outra qualidade incluída aqui é a legibilidade, como brilho da tela, e tamanho de fonte.

Carga de trabalho:

Qualidade que procura diminuir o esforço físico e mental do usuário, evitando ações repetitivas e desnecessárias.

Adaptabilidade:

O sistema deve apresentar diferentes maneira de realizar a mesma tarefa.

Prevenção contra erros:

Deve prevenir a ocorrência de erros do usuário, como por exemplo entrada de dados mal formatada.

Feedback imediato:

Qualidade de interação com o usuário, onde o sistema mostra seu estado de funcionamento.

Um investimento em usabilidade pode trazer diversos benefícios para as partes envolvidas no desenvolvimento de um produto de software. Podemos agrupar os benéficos em três categorias: 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (302.1 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com