TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Engenharia de Usabilidade

Por:   •  22/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  622 Palavras (3 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE DE TECNOLOGIA DO PIAUÍ-FATEPI

CURSO: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

DISCIPLINA: FUND. INTERFACE USUARIO E MAQUINA

PROFESSOR: JOÃO BATISTA          BLOCO: 5

ENGENHARIA DE USABILIDADE

COMPONENTES:

RENAN

JESUSMAR

NATHANAEL

CRISTINA

ROGELIA

WAGNER

TERESINA – PI

2016

ENGENHARIA DE USABILIDADE

INTRODUÇÃO

A Usabilidade é um critério fundamental para a criação de boas interfaces, é ela que vai determinar se esta interface terá uma ótima qualidade. E quando se pensa em criar uma interface, é necessário procurar entender como desenvolver esta tal boa interface. E partindo desse ponto de partida, iremos encontrar resposta na Engenharia da Usabilidade, área esta que foi idealizado por Jakob Nielsen. A finalidade dessa engenharia é gerar uma interface que tenha um grau elevado que aprimore a facilidade de uso, e que seguindo uma linha de desenvolvimento, fazendo uso de alguns passos, colocando em pratica uma sequencia de processos podemos alcançar uma perfeita interface com alta usabilidade, e este mesmo processo pode aplicar em vários tipos de interface, podemos citar aqui como exemplos: softwares, websites e em jogos. A sintetização desses processos é necessária, pois só assim podemos ter uma usabilidade de alto nível. A engenharia da usabilidade surgiu com o proposito de unificar tarefas, conciliar o usuário ao sistema, gerando satisfação e fazendo com que o mesmo atinja seus objetivos sem muitos esforços, essas tarefas que venha a ser unificadas, devem ter um impacto importante na produtividade de interação, observando a eficiência e eficácia no retorno da comunicação entre o usuário e a interface.

ESPECIFICAÇÃO DO TEMA

Para podemos identificar o termo Engenharia de Usabilidade, podemos tomar como exemplo Um sistema Informatizado, este sistema pode ser constituído de três componentes básicos: usuário, hardware e software. O usuário é quem vai fazer essa interação, vai utilizar o software por meio do hardware. Tudo isso é feito por interfaces, ou seja, para o usuário que vai usar o sistema, a interface é o software.

Dessa maneira, podemos compreender que quanto maior a facilidade na utilização de uma interface, a satisfação do usuário será bem melhor. Podemos analisar que há uma necessidade muito grande de processo de desenvolvimento para atender os diferentes tipos de usuários. Assim oque podemos esperar é que com o uso da engenharia de usabilidade possam desenvolver softwares que satisfaça as reais necessidades dos usuários.

JUSTIFICATIVA

Este trabalho procura acrescentar um pouco mais sobre a Engenharia de Usabilidade, e foi motivado pela a necessidade de esclarecimentos para usuários que já estão envolvidos nesse meio, e de certa forma para aqueles que ainda são leigos no assunto e procuram entender sobre a aplicação do termo em estudo.

Sabemos que a informática já é algo presente em nossas vidas, que todos os dias surgem novos sistemas e aplicativos cada vez mais complexos, e que a interação com eles só é possível por meio do uso de interfaces. São essas interfaces que mantem a comunicação com o usuário, sem o conhecimento de Engenhara de Usabilidade fica meio complicado tentar entender como profissionais procuram desenvolver aplicações que venham prender a atenção do usuário e como reciclam ideias para produzirem produtos que venham ter sucesso e uma boa aceitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (68.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com