TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução dos Computadores

Por:   •  30/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2

A arquitetura de processador descreve o processador que foi usado em um computador. A arquitetura CISC é usada em processadores Intel e AMD, suporta mais instruções, fazendo com que a execução delas seja mais lenta. Já a arquitetura RISC é usada em processadores PowerPC, suporta menos instruções e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções.

As máquinas super escalares são conhecidas por possuírem mais de um pipeline em paralelo em sua arquitetura, isso gera problemas de acesso aos recursos comuns, que precisam ser duplicados em sua maioria. O uso de caches separadas para dados e instruções é uma solução para permitir leitura e escrita simultâneas à memória.

A arquitetura Very Long Instruction Word (VLIW) tenta alcançar maiores níveis de paralelismo de instrução pela execução de instruções longas compostas por múltiplas operações. Cada instrução longa é formada por um conjunto de operações que podem ser executadas em paralelo. As instruções longas são montadas através de técnicas de escalonamento por “software” aplicadas em tempo de compilação ou através da compactação do código gerado por um compilador convencional.

A computação neuromórfica (neuromorphic computing) se consiste basicamente em computadores inspirados em sistemas biológicos, mais especificamente, no cérebro. A ideia é simular o funcionamento dos neurônios e sinapses e, assim, como no cérebro humano, o processamento e a memória ficam integrados.

A computação quântica aplica princípios da física quântica em computadores. Ao invés de bits temos os "qubits", que graças ao efeito quântico, podem assumir 2 valores ao mesmo tempo. Esse fenômeno acelera drasticamente a solução de diversos tipos de problemas e foram desenvolvidos uma série de técnicas matemáticas para explorar essa nova forma de computação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (30.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com