TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração de Computadores

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 4

Nome: Antônio Farias Gomes Junior

Histórico e Evolução dos Computadores

Tudo teve início com a criação do Ábaco em 2000 A.C. possivelmente criado pelo povo romano e grego. Era instrumento de cálculo, formado por uma moldura com bastões ou arames paralelos, dispostos no sentido vertical, correspondentes cada um a uma posição digital (unidades, dezenas,...) e nos quais estão os elementos de contagem (fichas, bolas, contas,...) que podem fazer-se deslizar livremente.

Anos depois, precisamente em 1610-1617 JOHN NAPIER, matemático escocês criou o  Napier’s Bones outra forma manual  de multiplicar através de réguas móveis, oub seja que eram tabelas móveis de multiplicação feitas de marfim.

Já em 1642- 1647, o francês Pascal criou a primeira calculadora mecânica com com funções de (+ e -). A Pascalina.

Foi então que em 1671 na alemanha Leibnitz criou a calculadora mecânica universal (+ , -,  * e /). Antecessora das calculadoras manuais.

Com início da Revoluação Industrial, na França,  em 1802, Jacquard criou sua Máquina de Tear, sendo a 1a. Máquina mecânica programada, possuindo uma placa perfurada. Armazenamento de informações.

Em 1823- 1871, surge o pai da informática, Babbage, cientista inglês, criador da máquina diferencial e analítica. 

Já em 1880-1890, Herman Hollerith desenvolve um meio de utilizar os cartões perfurados de Jacquard em computadores, resolvendo assim um grande problema no cálculo e armazenamento de informações do senso americano. Inicia o processo de fabricação e comercialização: a Tabulating Machine Company.

Suas máquinas foram vendidas para os Departamentos de Censo de governos de todo o mundo, e mais tarde para companhias particulare. Em 1924 o nome da companhia é alterado para IBM - Industrial Business Machines, pioneira no emprego da eletricidade para a perfuração/leitura de cartões. A tecnologia de cartões perfurados foi superada nos anos 60.

Surge então a moderna era dos computadores, mais precisamente em 1930 com a criação de máquinas complexas, oriundas dos progressos  de invenção dos cientistas sem seu marco o Analisador Diferencial de Vannevar Bush.

Em 1937, George Stibitz constrói em sua mesa de cozinha um "Somador Binário ".

Em 1944, surge o primeiro computador eletromecânico, o Mark 1, controlado por programa e usava o sistema decimal. Construído na Universidade de Harvard, pela equipe do professor H. Aiken e com a ajuda da IBM.

Após os computadores Z3 e Z4, eram utilizados na solução de problemas de engenharia de aeronaves e projetos de mísseis. Construídos por Zuze, porém sem apoio do governo da Alemanha.

1ª Geração de Computadores

1943

Projeto Britânico

Comandado pelo matemático Alan Turing

Colossus - ao invés de relés eletromecânicos, cada nova máquina usava 2.000 válvulas eletrônicas. Trabalhava com símbolos perfurados numa argola de fita de papel que era inserida na máquina de leitura fotoelétrica, comparando a mensagem cirfrada com os códigos conhecidos até encontrar uma coincidência. Processava 25.000 caracteres por segundo.

1946

Universidade de Pensilvânia / EUA

Departamento de Material de Guerra do Exército dos EUA

ENIAC - Eletronic Numerical Interpreter and Calculator - primeiro computador digital eletrônico de grande escala e foi projetado por John W. Mauchly e J. Presper Eckert.. Era totalmente eletrônico, 180 m² de área construída e 30 toneladas de peso. Problema, probabilidade de aquecimento e falhas devivo ao grande número de válvulas. Foi desativado em 2 de outubro de 1955.

Foi sucedido pelo EDVAC - Eletronic Discrete Variable Computer ou " Computador Eletrônico de Variáveis. Planejado para acelerar o trabalho armazenando: programas e dados em sua expansão de memória interna.

Dados armazenados de forma eletrônica, na linha de retardo

Codificava informações de forma binária em vez de decimal.

1949

EDSAC - Eletronic Delay Storage Automatic Calculator ou " Calculadora Automática com Armazenamento por Retardo Eletrônico ", Grandes avanços inspirados pela guerra.

1951

Computador comercial Leo

2ª Geração de Computadores

Um dos grande marcos para informática, e para esta geração foi a criação do transistor em 1952, a Bell Laboratories que o criou.

1952

UNIVAC - Universal Automatic Computer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (127.2 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com