TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Geração de computadores e Conceito da tecnologia VLSI

Por:   •  15/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  1.392 Visualizações

Página 1 de 6

Faculdade de Computação – FACOMP

Professor: Richard Wagner

4ª Geração de

Computadores

Março de 2015, Montes Claros-MG

Equipe:

Alex Ferreira Mendes

Dailson Rodrigues

David Junio

Davidson Carneiro

Lauro Junio

Lucas Henrique

Ozeias Alves

Saulo

Welington Gabriel 


Introdução

Estamos vivendo na era da informática, e com a grande presença dessa tecnologia nas nossas vidas, estamos nos tornando cada vez mais dependentes da mesma. Atualmente são empregadas para facilitar em muitos aspectos as dificuldades que encontramos no cotidiano. Vem unindo as pessoas através da rede mundial de computadores é usada também nas diversas áreas do conhecimento. Visando conhecer a história da informática será explicado o resultado da pesquisa sobre a quarta geração de computadores. Este estudo nos permite compreender que a possibilidade de inserir em um único chip milhares de transistores gerou mobilidade e computadores cada vez mais velozes e menores. A partir do desenvolvimento e da aplicação dessa tecnologia, o computador deixou de ser um objeto restrito e de proporções gigantescas e passou a ser uma peça fundamental e comum do nosso cotidiano.

Desenvolvimento

História da 4º geração de computadores e Conceito da tecnologia VLSI

A história da computação é classificada em gerações. A cada avanço, os computadores tiveram suas tecnologias aprimoradas, com a finalidade de alcançar um maior desempenho e uma maior acessibilidade.

“Alguns autores classificam a atual geração de computadores como a quinta, e até mesmo a sexta, todavia, (este trabalho será baseado em fontes que consideram a atual geração como a quarta)”.

Desde o surgimento do transistor (em 1946-1947), a concentração de componentes por milímetro quadrado cresceu continuamente. A integração de um grande número de pequenos transistores em um chip pequeno foi uma enorme melhoria para a montagem de circuitos com componentes eletrônicos discretos.

Escala de integração de circuitos integrados

Sigla 

Denominação 

Número de transistores 

SSI 

Small Scale Integration 

10 

MSI 

Medium Scale Integration 

100 

LSI 

Large Scale Integration 

1000 

VLSI 

Very Large Scale Integration 

10.000–100.000 

ULSI 

Ultra Large Scale Integration 

100.000–1.000.000 

SLSI 

Super Large Scale Integration 

1.000.000–10.000.000 

Anterior a tecnologia VLSI, temos a LSI (Large Scale Integration) que se refere à tecnologia utilizada para aderir mil transistores por chip.

VLSI (Circuitos de Larguíssima Escala)

São Microprocessadores, dispositivo eletrônico encapsulado em um chip que possui internamente uma unidade de controle, uma unidade lógico-aritmética e uma memória interna englobando as funcionalidades básicas de um computador.

A tecnologia VLSI (Very Large Scale Integration) permitiu que milhões de transistores pudessem ser encapsulados em uma única pastilha, também denominada chip.

Com o prosseguimento do projeto de miniaturização surgiram os Circuitos Integrados LSI (Circuitos de Larga Escala), com mil transistores por chip e os VLSI Technology (Circuitos de Larguíssima Escala), com 100 mil transistores por chip, e esses novos circuitos passaram a ser chamados de microprocessadores.

Os computadores diminuíram de tamanho com o uso desses chips e passaram a ser chamados de microcomputadores.

O aumento da velocidade nos processadores possibilitou a execução de um número cada vez maior de tarefas ao mesmo tempo.

Quarta Geração dos Computadores (1970 até Hoje)

A quarta geração de computadores, teve início em 1970 é conhecida pelo advento dos microprocessadores e computadores pessoais, com a redução drástica do tamanho e preço das máquinas. As CPU’s atingiram o incrível patamar de bilhões de operações por segundo, permitindo que muitas tarefas fossem implementadas agora. Os circuitos acabaram se tornado ainda mais integrados e menores, o que permitiu o desenvolvimento dos microprocessadores. Quanto mais o tempo foi passando, mais fácil foi comprar um computador pessoal. Nesta era, os softwares e sistemas se tornaram tão importantes quanto o hardware.

Os computadores da quarta geração são reconhecidos pelo surgimento dos processadores — unidade central de processamento. E dos sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos.

Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais.

O primeiro microprocessador comercial foi o 4004, criado pela Intel em 1971 para atender uma empresa japonesa que precisava de um circuito integrado especial para as suas atividades. Percebendo a utilidade desse invento a Intel prosseguiu com o desenvolvimento de novos microprocessadores surgindo o 8008 de 8 bits e mais tarde o Intel 8080.

Exemplos e aplicações de equipamentos que utilizam VLSI 

O Altair 8800, lançado em 1975, revolucionou tudo o que era conhecido como computador até aquela época. Com um tamanho que cabia facilmente em uma mesa e um formato retangular, também era muito mais rápido que os computadores anteriores. O projeto usava o processador 8080 da Intel, fato que propiciou todo esse desempenho.Com todo o boom do Altair, um jovem programador chamado Bill Gates se interessou pela máquina, criando a sua linguagem de programação Altair Basic. O Altair funcionava através de cartões de entradas e saída, sem uma interface gráfica propriamente dita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (198.3 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com