TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História da educação física linha do tempo

Por:   •  4/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  892 Palavras (4 Páginas)  •  2.799 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Linha do Tempo

SALVADOR

 2017


[pic 2]

Adson Almeida

Linha do Tempo

Trabalho apresentado como pré-requisito para obtenção de nota na disciplina História da Educação Física, do Curso de Educação Física da Universidade Estadual da Bahia.

Professor: Luiz Alexandre Avila

Turma: 2017.2/ EDF.G6

SALVADOR

 2017        

SUMÁRIO

Introdução …................................................................................................................4

Objetivos …..................................................................................................................4

Metodologia ….............................................................................................................4

Da Colonização a Ditadura…....................................................................................5/6

Referências…...............................................................................................................7

Introdução

O presente trabalho é sobre a História da Educação Física, mas concretamente como se deu a origem e como foi o seu desenrolar para a consolidação da profissão e do período Colonial até a ditadura. Está organizado em formato de linha do tempo para organizar e destacar melhor os fatos.

OBJETIVOS

Geral

Demonstrar os fatos mais relevantes sobre a educação física desde a Colonização até a Ditadura Militar.

Específicos

Contribuir para uma  melhor visão acerca do Conhecimento da História da educação física.

Metodologia

Esta pesquisa consiste em um trabalho de revisão bibliográfica, através de sites e o módulo da disciplina.

Da Colonização a Ditadura

1500 – Durante a colonização a partir da chegada da esquadra portuguesa com Pedro Álvares Cabral, nada se falava em Educação Física, mas os Índios já praticavam atividades esportivas como: natação, arco e flecha, peteca, dança entre outros. Mesmo não contribuindo muito para a educação física os índios deixaram algumas modalidades como legado.

1549 a 1759 – As primeiras experiências com a educação física propriamente dita foi durante a dominação dos povos indígenas, através dos jesuítas. Os exercício físicos eram implementados como forma de acalmar os índios, eram atividades corporais e de aceitação deles.

1787 - Apesar de a educação física não está formalmente inserida no Brasil, já existia alguns tratados vindos de Portugal, o tratado de educação física e moral, publicado pela Bacharel Luiz Carlos Barreto.

1790 – Tratado da educação física dos meninos para uso da natação Portuguesa escrito por Dr Francisco de Melo Franco.

1808 – Chegada da família Real.

1810 – Criação da escola militar.

1824 – Somente com a chegada da família real e a primeira constituição que a história da educação física começa a se desenvolver. Além da orientação médica, começa a ter influência militar, com a sua origem na ginástica militar.

1837 – Foi criado o Colégio Pedro II, com o nome de Ginásio Nacional, e inclui a ginástica em seu currículo.

1851 - Surge a legislação que obriga a prática da ginástica nas escolas primárias do Rio de Janeiro, Houve resistência para introduzir a matéria nas escolas, visto que era uma prática militar e os professores eram militares. Mas utilizando o discurso que a educação física tinha indicações médicas e traria bons resultados para os alunos foi o que justificou sua presença nas escolas.

1860 – Houve a introdução da ginástica Alemã, sendo o Alemão Pedro Guilherme Meyer o contra mestre da ginástica da escola Militar.

1882 – Rui Barbosa Solicita a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores com os de outras disciplinas,  com mais esse passo dado a educação física ganha espaço e reconhecimento para os profissionais. Foi marcante a presença dos primeiros professores  civis.

1907 – Foi criada a escola de educação física da polícia do estado de São Paulo.

1922 – Instituído o centro militar de educação física, com o objetivo de difundir o novo método de educação física e suas aplicações desportivas. Mas o centro só começou a funcionar alguns anos depois com o curso provisório de educação física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (144.3 Kb)   docx (76.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com