TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História do Computador

Por:   •  17/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

História do Computador

  ‘’A palavra ‘’computar’’ vem do verbo ‘’computar’’ que, por sua vez, significa ‘’calcular’’ [...] o computador, tal qual conhecemos hoje, passou por diversas transformações e foi se aperfeiçoando ao longo, acompanhando o avanço das áreas da matemática, engenharia, eletrônica’’ (DIANA, 2019).

  Diana (2019) aponta em sua matéria que a história do computador está dividida em quatro períodos de acordo com seus sistemas, funções e ferramentas utilizadas.

De acordo com Diana (2019)

Primeira geração 1951-1959 os computadores funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas. Possuíam uso restrito e consumiam muita energia. Segunda geração 1959-1965 ainda com dimensões muito grandes, funcionavam por meio de transístores, os quais substituíram as válvulas que eram maiores e mais lentas. Nesse período já começa a se espelhar o uso comercial. Terceira geração 1965-1975 funcionavam por circuitos integrados. Esses substituíram os transístores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou. Quarta geração 1975 - até os dias atuais com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Nesse período, mais a partir da década de 90, há uma grande expansão dos computadores pessoais.

História do computador no Brasil

  A história dos computadores brasileiros se inicia com intensidade a partir da data de 18 de julho de 1974 no Rio de Janeiro após a fundação da COBRA Computadores e Sistemas Brasileiros, com o objetivo de desenvolver uma tecnologia totalmente brasileira. A COBRA foi a primeira fábrica da área de computadores no Brasil, através de uma parceria entre a E.E Eletrônica; Marinha; BNDE e Ferranti. Nesta época o Brasil estava sob regime militar, tal época tinha como estratégia e orgulho ter fabricas brasileiras e domínio do desenvolvimento tecnológico, além de ser atrativo para o cenário econômico e para a necessidade do mercado interno na época.

  A princípio a COBRA produzia computadores da Ferranti, porém, com os conhecimentos adquiridos foi possível produzir novos modelos até que em1980 foi o COBRA530 o primeiro computador comercial totalmente produzido e construído no Brasil (GALANTE, 2017). 

Lista de computadores brasileiros lançados na década de 80

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]           [pic 4]      [pic 5]            [pic 6]

[pic 7]

       [pic 8]      [pic 9]         [pic 10][pic 11][pic 12][pic 13]

       [pic 14]   [pic 15]        [pic 16][pic 17][pic 18]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (587.7 Kb)   docx (496.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com