TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPLANTAÇÃO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR NO PARQUE INFANTIL NA CIDADE DE ARARAQUARA

Por:   •  15/2/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.057 Palavras (9 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

IMPLANTAÇÃO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR NO PARQUE INFANTIL NA CIDADE DE ARARAQUARA

Polo, Araraquara

2020

[pic 4][pic 5]

UNIP EAD

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

IMPLANTAÇÃO DE UM TERMINAL DE COMPUTADOR NO PARQUE INFANTIL NA CIDADE DE ARARAQUARA

Curso: Análise e Desenvolvimento de Sistemas 

Semestre: Primeiro

Polo, Araraquara

2020

[pic 6]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

Caracterização do Parque Infantil em Araraquara        5

Uso dos Parques Urbanos        6

Área verde uma questão de lógica        8

Sistema Operacional        9

Desenvolvimento sustentável e economia de energia elétrica        10

CONCLUSÃO        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

[pic 7]

RESUMO

O presente trabalho trata-se da implantação de um Terminal de Computador (Totem) no Parque Infantil, um espaço verde de aproximadamente 15 mil metros quadrados localizado na região central da cidade de Araraquara/SP. A enorme importância que esses espaços verdes possuem na atualidade pode ser observada pelos dados estatísticos sobre parques urbanos apresentados ao longo do trabalho e pela evidente lógica de que quanto maior o contato do homem com a natureza, melhor a sua qualidade de vida. O fato de o Totem ainda contar com a utilização de um Software livre e a utilização de energia solar, como fonte de energia limpa e renovável, podem ser destacados como essenciais para dinâmica e bom funcionamento desses parques.

Palavras-chave: Parques urbanos, sustentabilidade, energia renovável, tecnologia.

ABSTRACT[pic 8]

The present work is about the implantation of a Computer Terminal (Totem) in the “Infantil Park”, a green space of approximately 15 thousand square meters located in the central region of the city of Araraquara/SP. The enormous importance that these green spaces have today can be seen by the statistical data on urban parks presented throughout the work and by the evident logic that the greater the contact of man with nature, the better his quality of life. The fact that Totem still relies on the use of free software and the use of solar energy, as a source of clean and renewable energy, can be highlighted as essential for the dynamics and good functioning of these parks.

Keywords: Urban parks, sustainability, renewable energy, technology.

INTRODUÇÃO

O Presente Trabalho tem por objetivo a criação de um Terminal de Computador (Totem), com informações sobre o PARQUE INFANTIL, localizado na Cidade de Araraquara/SP. O referido Totem visa trazer informações úteis aos usuários do Parque, a fim de facilitar a realização de atividades Esportivas e Culturais. Para criação deste projeto serão utilizados conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Lógica, Desenvolvimento Sustentável, Estatística e Fundamentos de Sistemas Operacionais, que compõem a grade curricular do 1° Bimestre do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Caracterização do Parque Infantil em Araraquara

O município de Araraquara, interior do estado de São Paulo, apresenta uma área territorial de 1.003,625 km². Com população estimada em 236.072 habitantes (2019) e densidade populacional de 235,2 habitantes/km². O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Araraquara, considerado elevado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é de 0,815, sendo o 14° maior do Brasil. Em 2007, foi a cidade brasileira melhor qualificada quanto ao Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, que usa critérios de renda, educação e saúde (IBGE, 2010).

As áreas verdes nas cidades assumem um importante papel na melhoria do ambiente e na oferta de espaços para lazer e recreação, além de contribuírem para a sustentabilidade urbana. O Parque Infantil fica no coração de Araraquara, na Rua São Bento. O lugar é uma ótima opção de lazer para o final de semana é ideal para fazer uma boa caminhada. Talvez este seja o motivo que leve 90% das pessoas até o local. O Parque também conta com atividades culturais, como shows e teatros nos finais de semana, além de feira de artesanato.

[pic 9]

Figura 1- Parque Infantil localizado no município de Araraquara.

Neste contexto, a criação de um totem se mostra essencial para contribuir para os usuários do parque terem acesso a todas as atividades disponíveis assim como, agenda de shows e demais atividades culturais.

Uso dos Parques Urbanos

As áreas verdes dos municípios apresentam vários benefícios e valores associados a sua existência. Entre os principais, destaca-se a possibilidade de desenvolvimento de bons programas de uso público, que têm grande potencial para promover uma maior integração entre o meio ambiente e a população que vive nas grandes cidades.

Os parques são conhecidos como “fragmentos da natureza no meio urbano”, eles são vistos nos grandes espaços naturais um alívio dos problemas da cidade (FERREIRA, 2005; DORIGO, LAMANO-FERREIRA 2015). 

Em relação a utilização dos parques pode-se destacar que as atividades físicas, assim como, o lazer e a convivência/interação social são suas principais utilizações (DORIGO, LAMANO-FERREIRA 2015). Para muitos usuários a falta de informações torna-se uma barreira para a melhor utilização desse espaço público tão importante, conforme mostra a Figura 2. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (123.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com