TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE COLETA DE TEMPERATURA COM ARMAZENAMENTO EM BANCO DE DADOS UTILIZANDO PLACA DE ARDUÍNO APLICADO A CONFORTO TÉRMICO

Por:   •  15/3/2018  •  Artigo  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 4

AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE COLETA DE TEMPERATURA COM ARMAZENAMENTO EM BANCO DE DADOS UTILIZANDO PLACA DE ARDUÍNO APLICADO A CONFORTO TÉRMICO

Introdução: Pesquisas relacionadas a fenômenos dos transportes frequentemente necessitam ser fundadas sob resultados da aplicação de teorias ou teste de hipóteses. Esta prática é geralmente realizada com a medição periódica da temperatura em pontos específicos, anotando estes valores para posterior análise. O processo de coleta das temperaturas, ao ser realizado por uma pessoa, acrescenta a possibilidade de erro a este cenário, no valor e na frequência da coleta. Leitores automatizados, trazem a confiabilidade dos resultados ao máximo, porém seu elevado custo acaba limitando seu uso. A presente pesquisa se propõe a utilizar materiais de baixo custo e alta precisão para a elaboração de um equipamento específico para a coleta de temperaturas o qual pode ser adaptado a diferentes realidades e com isso melhora o planejamento experimental bem como os resultados mais próximo aquilo que foi proposto. Segundo SOUZA (2011) o arduíno é uma placa barata e versátil que permite ampla utilização em sistemas de coleta de dados.

Objetivos: Desenvolver um equipamento para realizar a coleta de dados em campo através de um dispositivo automatizado, buscando redução de custo e precisão das informações.

Metodologia: A criação do dispositivo com capacidade de realizar coletas em campo de forma automática e iterativa com capacidade de armazenamento dos dados em texto de até 2 Gb, apresentou a necessidade dos seguintes módulos: Processamento, leitura das informações, armazenamento de dados; transferência dos dados; data e hora. Utilizou-se uma placa arduino UNO como central de processamento; 06 sensores de temperatura modelo Ds18b20 com precisão de + - 0,5°C para leitura dos dados; 01 shield compatível com arduíno, modelo W5100 com slot para cartão microSD; 01 cartão microSD marca sandisk 2gb para armazenamento dos dados; 01 módulo RTC para fornecer data e hora com precisão; 10 conjuntos P10 (jack e plug) para acoplamento dos sensores à placa; 01 fonte 9v. A construção do dispositivo se deu com a aprendizagem e teste dos componentes. Por se tratar de uma placa de prototipagem genérica, o arduíno necessita do desenvolvimento de um software específico, que o faça executar as tarefas. Esse software foi feito especificamente para os sensores utilizados no dispositivo. O próximo passo foi a confecção de uma caixa metálica para acoplamento das peças e proteção dos componentes. O arduíno com o shield W5100 foram presos à esta caixa, juntamente com o módulo RTC e os acoplamentos jack P10. A ligação dos sensores, seguindo as especificações do fabricante, foi realizada com cabos externos de 1 a 6 metros acoplados ao plug P10 para agilizar a conexão. Para prova da eficiência do dispositivo, realizou-se uma coleta de dados seguindo a metodologia utilizada para teste de blocos cerâmicos proposta VALDAMERI et.al MIRANDA(2010). Onde construiu-se 4 módulos variando os tipos de blocos cerâmicos em três deles no ultimo pintou-se toda a superfície de branco, desta forma retratou-se o mesmo estudo aplicado na coleta de forma manual feita por VALDAMERI (2013) baseados na ABNT NBR 15270-3(2005).

Resultados: Obteve-se um equipamento robusto e que retrata fielmente a informação coletada pela fonte termopar ( sensor de temperatura, sensor de umidade, etc), onde o erro é determinado pelo tipo de equipamento (termopar) utilizado. O equipamento desenvolvido não apresenta margem de erro, sendo que qualquer erro apresentado será  aquele especificado pelo fabricante do equipamento (termopares), tendo em vista que o sistema independe o tipo de equipamento utilizado na coleta da informação pode-se variar o tipo de termopar ou sensores de coleta de acordo com a necessidade do estudo em questão. O dados coletados pelo equipamento podem ser facilmente exportados para Excel ou qualquer outro programa para análise pois as informações estão em forma de texto com caractere delimitador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (140.2 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com