TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL PARA TOMADA DE DECISÕES

Por:   •  7/3/2016  •  Dissertação  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 3

Nos dias atuais a tecnologia vem avançando em diversas áreas, não é diferente na área da informação. Seja auxiliando em tomadas de decisões importante para uma empresa ou até mesmo em simples arquivamento tornando posteriormente seu acesso mais facilitado.

O sistema de informação e decorrente de dois fatores, os canais de informação que é o local de onde os dados são adquiridos e as redes de comunicações que a onde os dados são distribuídos. Os dados são elementos brutos que por si só não pode ser compreendido, a informação nada mais e do que dados que são reunidos dando mais sentido e clareza para uma determinada tomada de decisão. Cada dado pode se tornar valioso para a estruturação de uma informação.

O valor da informação pode ser analisado de diversas formas, como por exemplo a fonte dessa informação se ela e confiável ou não, e também o quanto ela reduz a incerteza em uma tomada de decisão.

O sistema de informação se tornou uma ferramenta muito utilizada em diversas empresas, seja auxiliando em uma estratégia para redução ou cortes de gastos e até mesmo aumentando a produtividade e rendimento de seus serviços. Esse sistema pode ser classificado de duas várias formas, porem são classificadas em duas principais maneiras: sistemas abertos e sistemas fechados.

O sistema aberto resulta da interação e uma determinada empresa no ambiente onde ela atua, tendo recursos tais como humanos, matérias e tecnológicos assim expandido seus serviços ao mercado. O sistema fechado é independente de meios ou atuações externas para seu funcionamento.

A necessidade da utilização desse sistema surgiu com o acumulo de informações tendo dificuldades para serem processadas. Com o mercado cada vez competitivo esse método estimula a empresa a se encaixar no mercado tornando seu serviço mais rápidos e eficazes.

O nível de conhecimento das empresas é suprido pelos sistemas de trabalho do conhecimento e automação do escritório. Esse método além de tornar as atividades mais versáteis aumenta também o nível de produtividade das pessoas envolvidas nas tarefas, auxiliando em cálculos, planilhas, arquivamentos digitais e etc...

O Sistema de processamento de transações (SPT) tem a função de agilizar trabalhos que normalmente se tornam repetitivos e rotineiros facilitando a realizações de trabalhos e oferecendo uma gama maior de informações, como por exemplo a transação de folhas de pagamento, produção de cheques para pagamento, emissão de notas fiscais e controle de estoque.

O sistema de apoio gerencial facilita a tomada de decisões entre os gerentes de uma empresa. O SSD (Sistema de suporte de decisão), disponibiliza recursos para facilitar decisões de nível gerencial. O SSE (Sistema de suporte executivo), auxilia a estratégia ao estabelecer um objetivo, com a elaboração de gráficos e relatórios esse sistema não é projetado para resolver problemas específicos.

O relatório do sistema de informação gerencial pode auxiliar os administradores no aspecto de elaboração de planos para melhorar a administração. Esse processo resulta em informações uteis que podem ser observadas no relatório, tendo como exemplo relatórios de pontos críticos, relatórios de solicitação e relatórios de exeção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com