TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vantagens de um Sistema Informação Gerencial

Por:   •  5/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

Introdução        

A Empresa        

O Problema        

Vantagens de um Sistema Informação Gerencial        

A Solução        

A Escolha do Software        

Project Builder        

Referências        


INTRODUÇÃO

Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e é o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajuda uma organização a atingir metas.

Um Sistema de Informações Gerencial pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.

Neste trabalho foi realizado um estudo de caso sobre a Empresa Junior Mackenzie Consultoria que não possui nenhum Sistema de Informação Gerencial. Conforme o andamento do trabalho, serão apresentados os motivos que a faz optar por não implementá-lo.

Serão apresentadas a empresa e também os problemas gerenciais que não permitem a implementação. Entretanto, serão apontadas soluções e também como escolher um software. No trabalho também será apresentado o Project Builder, um software que melhor relaciona-se com a realidade e os objetivos da Empresa Junior, que são: realizar projetos de consultoria e desenvolver os alunos.

Em seguida será apresentada a conclusão do trabalho resumindo os problemas, as soluções e como o Project Builder irá contribuir estrategicamente para a Empresa Junior Mackenzie Consultoria.


A EMPRESA

A Empresa Junior Mackenzie Consultoria é formada por alunos da Universidade Presbiteriana Mackenzie e está há mais de 25 anos no mercado realizando projetos nas áreas de finanças, marketing, qualidade, recursos humanos e estratégia em negócios. Já foram mais 350 projetos realizados, porém em nenhum dos processos internos são utilizados sistemas gerenciais.

A empresa possui grande rotatividade de empregados, isto porque a cada seis meses toda a gestão muda, ou seja, todos sobem de cargo ou são desligados. A empresa foi criada para desenvolver estudantes da universidade, portanto, todos podem permanecer no máximo dois anos.

A empresa não visa o lucro, apenas o desenvolvimento profissional dos alunos, por isso, todos os projetos são vendidos de forma a suprir todos os custos, estrategicamente. É importante ressaltar que a universidade apenas contribui com o espaço físico e computadores, nunca em dinheiro, ou seja, todo fluxo de caixa da empresa é relacionado fruto dos projetos vendido.

Mesmo que a empresa conte como estágio de 4 horas, todos os empregados permanecem na empresa no mínimo 6 horas, isto porque cada empregado realiza diversas atividades em dois cargos, o de área e o de projeto. Todos devem conciliar faculdade com a empresa, e o maior desafio é realizar tudo com qualidade e no prazo.


O PROBLEMA

A Empresa Junior Mackenzie Consultoria não possui Sistemas de informações. Todos os processos, atividades e armazenamento de informações são realizados através das ferramentas do Microsoft Office. Para o controle financeiro, controle de estoque, fichas de clientes, fornecedores e de parceiros, andamento de projetos, entre outros processos são utilizados o Excel e o Word.

De acordo com as informações listadas acima podemos constar alguns motivos perceptíveis:

  1. Por a empresa possuir grande rotatividade de empregados, tornaria difícil a implementação de algum sistema, pois o processo de aprendizado (para o manuseio e alimentação do sistema) poderia ser uma etapa problemática e ao invés de trazer benefícios, trariam problemas e perda de tempo;
  2. Outra dificuldade seria o budget. Como a empresa não possui grandes lucros tornaria difícil pagar por um sistema operacional e um responsável, o qual poderia permanecer meses ou até anos para implantar;
  3. Talvez, o maior obstáculo seria o tempo. Todos os alunos realizam muitas atividades, pois estão em dois cargos ao mesmo tempo. A implantação do sistema é algo complexo, precisa de foco para que todas as etapas sejam realizadas com excelência, ou seja, os alunos acabariam deixando atividades de lado para focar apenas na implantação e alimentação do sistema.


VANTAGENS DE UM SISTEMA INFORMAÇÃO GERENCIAL

O Sistema de Informações Gerenciais podem trazer diversos benefícios à empresa, pois propicia aos executivos consolidar o tripé básico de sustentação da empresa: quantidade, produtividade e participação. Além disto, pode trazer os seguintes benefícios:

  • Redução dos custos das operações;
  • Melhor acesso às informações, através de relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
  • Melhor produtividade, tanto setorial quanto global;
  • Melhoria nos serviços realizados e oferecidos;
  • Auxilia na tomada de decisões, por meio de fornecimento de informações mais rápidas e precisas;
  • Facilita o fluxo de informações;
  • Auxilia a enfrentar os acontecimentos não previstos, a partir das constantes mutações nos fatores ambientais;
  • Aperfeiçoa a prestação dos seus serviços aos clientes;
  • Melhor interação com seus fornecedores;
  • Aumento do nível de motivação das pessoas envolvidas.

Os Sistemas de Informação Gerencial são parte integrante das estratégias empresariais, a qualidade da decisão tomada pelo executivo vai depender da qualidade e relevância das informações disponíveis, o que resultará em vantagem competitiva sobre as demais empresas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (189 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com