TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS NO DESENVOLVIMENTO DOS NEGÓCIOS

Por:   •  13/12/2020  •  Seminário  •  931 Palavras (4 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 4

A importância dos sistemas no desenvolvimento dos negócios

O pensamento do ser humano desde os primórdios seguiu um caminho de ordenar as coisas ao seu redor para enfrentar os desafios impostos pelo seu próprio desenvolvimento. Assim, a noção de sistema não pode ser considerada algo muito recente. Se considerarmos que na Grécia antiga já se buscava novas maneiras de compreender a realidade e transmitir esse conhecimento para que, de alguma forma, fosse possível resolver os problemas que iriam sempre aparecendo no encalço da humanidade, já temos um possível ponto de partida. Inclusive, a palavra “synhistanai” pode ser considerada a raiz do pensamento sistêmico, com seu significado de sintetizar, ou colocar junto.

No século XX, por conta das limitações encontradas na ciência tradicional, surge a necessidade de se utilizar uma outra forma de interpretar a realidade. Neste contexto, temos René Descartes com seus preceitos de dividir e examinar os problemas por parcelas para que se possa começar a examinar um problema a partir de suas partes mais simples, até que se alcance as mais complexas. O modelo proposto por Descarates, chamado de cartesiano, serviu muito bem para as ciências humanas como a Física e a Química por muito tempo, mas a sede por conhecimento do ser humano trouxe novas necessidades ao mundo científico, uma que vez que Física se encontra com uma partícula ainda menor que o átomo (quarks) e já não tem artifícios suficientes para prosseguir com seu estudo. Para resolver este problema, passou-se então a estudar a relação dos elementos com os outros próximos e passando a dar importância maior no sistema como um todo e depois para uma menor parte deste.

Em 1975, um biólogo suíço chamado Karl Ludwig Von Bertalanffy, desenvolveu uma teoria chamada Teoria Geral dos Sistemas (TGS) para entender a relação entre os organismos biológicos e os problemas relacionados ao seu crescimento. E de uma forma contrária ao pensamento reducionista do conhecimento formal, que era fragmentado em áreas, Bertalanffy propunha que se entendesse um sistema como um composto, não por partes independentes, o que resulta num organismo muito maior que a soma de suas partes, sendo assim um conjunto de componentes que interagem e trabalham juntos para alcançar um objetivo comum. Apesar de ter sido uma teoria desenvolvida por um biólogo procurando entender as relações entre organismos, ela pode facilmente se aplicar à tecnologia da informação, uma vez que esta engloba uma série de componentes que compõem uma diversidade de sistemas.

É importante pensar que a necessidade do ser humano de se desenvolver tornou cada vez mais complexos foram ficando as suas relações com as informações que possuem. Por sermos uma sociedade com uma grande produção de conhecimento científico, podemos até mesmo chamar está de sociedade do conhecimento, como diz Manuel Castells, no seu livro “Sociedade em Redes”. E atualmente, é fácil ver que a informação é um alicerce que faz com que a sociedade caminhe por um determinado caminho, pois é ela que leva as pessoas a terem interesses por assuntos, a buscar resolver problemas, a criar estruturas para comportar novas necessidades. A própria desinformação, inclusive, uma técnica muito antiga, fez no passado e ainda faz até hoje com que tenhamos desdobramentos muito diversos, algumas vezes monstruosos no que diz respeito à vida das pessoas num geral.  No cenário dos negócios, a informação é uma arma poderosa e necessária para o sucesso e manutenção de empresas. Desde o princípio, quando as organizações utilizavam de técnicas de produção artesanais, procurou-se tornar o trabalho algo mais simplificado, metódico, ágil e com menos desgaste desnecessário de força de trabalho. Foram necessárias diversas revoluções tecnológicas para que se pudesse chegar até aqui. É necessário que a informação aja em conjunto em empresas, é impossível pensar no seu funcionamento sem considerar a existência de sistemas de informação, ressaltando os informatizados para dar uma boa condução aos negócios. A boa utilização desses sistemas pode ser um fator decisivo para determinar o ciclo de vida de uma organização, pois muitas vezes é crível que apenas formar-se em Administração ou Contabilidade seja o suficiente para que se consiga dar sucesso a uma empresa, porém, com a existência de uma gama de conceitos científicos disponíveis no mundo, é impossível que aqueles que não utilizam estes para cumprir aquilo que acham necessário para alcançar seu objetivo consigam se dar bem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (317.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com