TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS SITES MOBILE

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 5

A IMPORTÂNCIA DOS SITES MOBILES NA WEB

Cristiano Barboza MARVILA; Deyvid de Souza ARCANJO; Igor campos da silva SCATAMBURLO; Luiz felippe CURCIO.

1. Introdução

O trabalho a seguir tenho como objetivo abordar como os sites móbiles se tornaram essenciais, com a chegada de novas plataformas que suportam  HTML5 e CSS3, contribuíram para expandir a utilização de novos dispositivos. As vantagens de desvantagens desse sistema e também será falado sobre os sites estáticos, e sites dedicados.

2. Sites responsivos        

De acordo com o comersite (2013), site responsivo é quando o site automaticamente se encaixa no dispositivo em que usuário esta usando, possuindo um Layout mais resumido com poucas imagens visando o carregamento mais rápido, em outras palavras um site flexível. Se o usuário usar um dispositivo móvel com tela pequena, o conteúdo que será exibido será organizado para mostrar o que é mais importante. Atualmente muitos sites estão usando esse sistema pois o publico que utiliza dispositivos móveis para navegar cresceu bastante nesses últimos anos, o que implicou numa melhoria nos quesitos navegabilidade e usabilidade.

2.1 Vantagens

Uma das grandes vantagens do sites responsivos é não precisar desenvolver um site para móbile, outras vantagens são a adaptação a diferentes ecrãs, evita o redirecionamento de domínios, um único design para vários tipos de ecrãs, redução do tempo de atualização... etc. Uma característica também muito importante e o aumento de dispositivos móveis favorecendo a implementação de sites responsivos, sendo um grande passo para que a empresa que utilizar possa estar se preocupando com esse público e se adaptando para que o site seja agradável e fácil de navegar. No geral existem mais vantagens do que desvantagens, a necessidade de novos meios de se adaptar a novas tecnologias para alcançar uma melhor satisfação dos usuários.

2.2 Desvantagens

Um dos pontos negativos de sites responsivos e o desempenho caso ele não seja desenvolvido da melhor maneira gerando uma lentidão, pois o Browser irá abrir o arquivo todo como um só, até mesmo o que não será exibido. A principal desvantagem de site responsiva fica por conta do seu desenvolvimento, pois um trabalho mal feito pode gerar uma série de problemas como o carregamento, taxas de conversão, posicionamentos do resultado de busca, além disso, o custo de um site responsivo e mais alto e custa mais tempo e exigiria várias adaptações no Layout.

3. Funcionalidade principal

Como já dito antes sites responsivos é um sistema de navegação onde ele se adéqua da melhor forma o conteúdo que será exibido, ao invés de criar 2 sites separados um para móbile e outra para desktop, o design responsivo  se encarrega de se adaptar-se em qualquer tela onde será carregado. O comportamento do site no ambiente em que se esta sendo usado deve corresponder ao dispositivo, como por exemplo a resolução dos itens da tela isso era um problema pois o desenvolvedor teria que criar um site para Desktop e outro para Mobile. As Lojas virtuais recentemente estão oferecendo um site que o usuário tenha a possibilidade de usar dispositivos móveis para realizar compras propondo mais facilidade na navegação, sendo mais objetivo e intuitivo. A figura a baixo mostra como deve funcionar um site responsivo:
[pic 1] 
Figura 1- RESPONSIVE WEB DESIGN – O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS  fonte: www.dothcom.net

4. Sites Estáticos

É um site que não possui ferramentas para gerenciar o conteúdo que será exibido possui apenas informações básicas, e o modo de exibição , caso seja usado em dispositivo móvel, será pouco intuitiva  e confusa, não adaptativa podendo ter por exemplo uma rolagem longa contendo muitos elementos desnecessários. Um site voltado apenas para desktops não será muito útil para os usuários a não ser que o conteúdo seja o que realmente o usuário quer. O Google passou a “esconder” sites que não são responsivos e sendo a maior site de buscas, gera uma obrigação para que o site se torne responsivo. De acordo com o Google usuários que utilizam sites que podem ser adaptativos em dispositivos móveis, 74% retornam ao site. A facilidade de leitura e o desempenho de conexão contribuem positivamente para os negócios, Sendo mais viável para algumas empresas.

4.1 Sites Dedicados

Antes de implantar um sistema responsivo no site, é importante conhecer o público que utiliza os dispositivos móveis para navegar, e o conteúdo mais importante. Existem sites que possuem características de ser usada em Desktops e outros dispositivos móveis e também existem sites dedicados que são direcionados apenas para móbile, onde será exibida uma versão reduzida  da página. O browser irá identificar automaticamente o dispositivo móbile e redireciona da versão clássica para a versão dedicada, oferecendo uma experiência melhor em navegação em telas menores. Uma forma comum de implantação de um site dedicado esta na utilização do prefixo “m” ou “móbile”, no domínio do site. Possui pequenos arquivos HTML e limites de imagens, Scripts e Css. Observando que o meio de interação principal de dispositivos móveis é o Touchscreen e por isso a página tem q ser bem elaborada para que tenha facilidade de uso. O carregamento e consideravelmente menor, apesar da qualidade da conexão, atraindo o público para esse ambiente, apesar dessas vantagens o site dedicado necessita de múltiplas Urls, um para cada versão, ao contrário dos sites responsivos que utiliza apenas 1 Url. Apesar da idéia principal ser a navegação mobile, sites responsivos e sites dedicados possuem algumas diferenças como por exemplo se necessita de baixo custo de design e desenvolvimento é melhor fazer um site dedicado,  se necessita criar um site novo ou fácil atualização de um site existente, é melhor optar site responsivo, são diferenças sutis porem com o mesmo objetivo de oferecer uma melhor navegação móvel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (250.1 Kb)   docx (165.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com