TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Por:   •  6/5/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.142 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI

CAMPUS DE PARNAÍBA

CURSO: BACHARELADO EM COMPUTAÇÃO

APOSTILA: INICIAÇÃO CIENTÍFICA

1. INTRODUÇÃO

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos ligados à pesquisa científica (daí o caráter de "iniciação") e representam o seu primeiro contato com tal prática. Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado ou não a um laboratório de pesquisa da faculdade na qual o aluno estuda ou a algum centro de pesquisa financiador (Fundação Boticario, por exemplo) .

As principais agências financiadoras de projetos de iniciação científica no Brasil (através do oferecimento de bolsas anuais de incentivo à pesquisa) são o CNPq (em nível federal, através de seu Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, o Pibic) e as agências estaduais de fomento à pesquisa, como a FAPESP, a FAPERJ ou a FAPEMIG. No Estado do Piaui, a agencia de fomento é FAPEPI, Fundação de Amparo a Pesquisa no Piaui. Estas bolsas normalmente giram em torno de um valor abaixo do salário mínimo fixado pela instituição ou agência de fomento.

Nesta etapa da prática universitária, o estudante-pesquisador exerce os primeiros momentos da pesquisa acadêmica, como a escrita acadêmica, a apresentação de resultados em eventos, a sistematização de ideias, a sistematização de referenciais teóricos, a síntese de observações ou experiências, a elaboração de relatórios e demais atividades envolvendo o ofício de pesquisador.

2. BOLSA PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. A cota de bolsas de (IC) é concedida diretamente às instituições, estas são responsáveis pela seleção dos projetos dos pesquisadores orientadores interessados em participar do Programa.

Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores. São objetivos específicos do Programa:

* despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;

* contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores;

* contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;

* estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;

* contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

* contribuir para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação.

* estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

* proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa; e

* ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.

DURAÇÃO DA BOLSA - A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto.

BOLSA - A bolsa de Iniciação Cientifica para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País. 

 

INSTITUIÇÕES - Requisitos: instituições públicas, comunitárias ou privadas, com ou sem curso de graduação, que efetivamente desenvolvem pesquisa e possuem infraestrutura para tal fim. Condições de participação: a Chamada Pública de propostas para o processo de inscrição ocorre no primeiro semestre de cada ano, em geral, entre os meses de março e abril e é publicada no item Editais da página do CNPq.

PESQUISADOR - Requisitos para o orientador: estar vinculado à instituição de Ensino e/ou Pesquisa que participe do PIBIC; desenvolver pesquisa científica, e ser, preferencialmente, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Condições de participação: participar em processo de seleção realizado em sua instituição de vínculo. Os processos de seleção nas instituições ocorrem, em geral, no primeiro semestre de cada ano. Esteja atento aos prazos estipulados em sua instituição.

ESTUDANTES - Requisitos: cursar graduação, e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Condições de participação: procure, em sua área de interesse, um pesquisador que esteja disposto a integrá-lo em sua pesquisa e a orientá-lo.

3. O TEMA IDEAL

O tema ideal é aquele que lhe motiva ou instiga a vontade de investigar. É comum entre jovens pesquisadores ou pesquisadores iniciantes, empolgar-se com algum assunto geral querendo trabalhá-lo como um todo. Resultado: pesquisadores, exaustos, fluxo de dados difícil de ser analisado, pesquisa enrolada e sem objetividade... Salienta-se que qualquer pesquisa antes de ser desenvolvida, para seu sucesso e conclusão positiva, deverá primeiro ser planejada, detalhada, analisando-se todas as possibilidades, os prós e os contras, caso contrário, corre-se o risco de iniciado o trabalho, o pesquisador perder o rumo do mesmo, desistindo ou esbarrando em empecilhos que dificultam ou descaracterizam seus estudos. Para que isso não ocorra o interessado em desenvolver pesquisas de iniciação científica, precisa antes de tudo, definir qual é a área (de preferência aquela em que haja maior afinidade com o pesquisador), conversar com o responsável pelo setor, área ou especialista no assunto, (o ideal seria uma conversa com o professor titular da disciplina relacionada a área de seu interesse), para que através de discussões delimite-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (65 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com