TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS CTS

Por:   •  16/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

VITOR DELSIN FERREIRA

# 31924735

vitor094_delsin@hotmail.com

Sensores na vida de Stephen Hawking

São Paulo – SP

2019

INTRODUÇÃO

        O objetivo dessa pesquisa é analisar a importância da tecnologia para as pessoas com dificuldades motoras e de fala, como o caso do cientista Stephen Hawking, que foi diagnosticado aos 21 anos com Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença que atinge mais comumente pessoas a partir de 50 anos, e na qual poucos pacientes sobrevivem mais de dez anos. Hawking sobreviveu até os 76 anos, 55 anos a mais do que a estimativa.

        A pesquisa foi feita com ênfase nos sensores nos quais o cientista usava para conseguir se comunicar, através de um software programado pela Intel. Foi usado como referência para esta, um artigo cientifico feito por um Doutor em Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, e são sobre os sensores infravermelho que Stephen Hawking usava que se baseia a mesma.

REFERÊNCIAL TEÓRICO

Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, uma doença crônica, que tem como principal característica a degeneração progressiva dos neurônios no cérebro, e na medula espinhal, fazendo com que os neurônios percam a capacidade de funcionar adequadamente, ou seja, os neurônios deixam de enviar impulsos aos músculos, fazendo com que os mesmos atrofiem, e consequentemente deixem de funcionar, deixando o paciente sem a habilidade de locomoção alguma. No ano seguinte após o diagnóstico, o cientista teve uma pneumonia grave, sendo essa grave ao ponto de ser necessário uma traqueostomia de emergência. Nessa cirurgia, o cientista britânico perdeu a voz por conta de complicações causados da cirurgia.

Sem voz e quase completamente paralisado, Hawking teve a ajuda de um software chamado “Equalizer”, que dava ao cientista a possibilidade de escrita, digitando pelo programa através do pouco controle das mãos que o restava, e também com atualizações, o programa adicionou uma função de leitura, na qual o software lia com uma voz robotizada as palavras que o professor tinha escrito, mas como a doença é progressiva, com o passar dos anos o mesmo perdeu o controle total das mãos. Sem controle manual para fazer as digitações, passou a usar um Kit de Ferramentas Assistivas Cientes do Contexto (ACAT), um sistema desenvolvido pela Intel e pela SwiftKey, com uma colaboração do próprio cientista e sua mente considerada brilhante. O software possibilitava uma escrita e navegação na Web pelo professor muito mais rápida, através de sensores instalados na bochecha e de um interruptor infravermelho que foi instalado nos seus óculos, assim, toda vez que o inglês mexia a sua bochecha, o óculos detectava o movimento, e “confirmava” um caractere que estaria selecionado em um computador embutido na cadeira de rodas que o cientista usava. Mesmo com todos os avanços tecnológicos, Stephen pediu para não alterarem o tom da voz robotizada pela qual ele era conhecido por ter. Por ser um cientista brilhante, ele apresentava diversas palestras, e nestas ele produzia o texto antes de começa-las e fazia com que o programa as dissesse pouco a pouco, dando um ar de naturalidade para elas. Mesmo com tantas dificuldades motoras, Stephen Hawking publicou muitas descobertas e obras importantes para o mundo cientifico, entre elas, um best- seller de 262 páginas, e ajudou o mundo a entender a origem do universo, e o papel dos buracos negros. O cientista sempre foi grato pela parceria com a Intel e aos avanços tecnológicos, pois sem eles, ele não seria capaz de fazer o que ama, estudar e espalhar suas ideias e conhecimentos, porém não é a favor de uma inteligência artificial como a de robôs serem avançados, como na própria frase dele “Acredito que o desenvolvimento pleno da inteligência artificial poderia significar o fim da raça humana”.

DESCRIÇÃO – A TEORIA DE TUDO

        A obra que concorreu à melhor filme do ano em 2015, é uma cinebiografia sobre Stephen Hawking, o qual mostra o cientista em seus estudos na faculdade, pouco antes de ser diagnosticado com sua doença que levou para a vida inteira, mesmo tendo sua expectativa de vida até os 23 anos, dois anos depois do diagnóstico. O filme retrata da vida amorosa de Stephen Hawking, e como foi sua primeira forma de se comunicar, sem conseguir movimentar o corpo, nem utilizar a voz, a qual teria perdido. Jane, a mulher de Stephen na época que houve o diagnóstico, mesmo sabendo das dificuldades que teriam, não se deu por vencida, e com sua perseverança, prosseguiu o amor com o marido por um certo período de tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com