TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia de Feuerbach a Marx

Por:   •  19/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Faculdade de Economia

Atividade XII da disciplina de EMCP- ANDRÉ GHIRARDI– Grupo III

  1. O que significa a proposição de Feuerbach  para colocar Hegel de “cabeça para cima”? Qual a influência dessa idéia sobre o método proposto por Karl Marx?

 Para Feuerbach o pensamento idealista de Hegel estava de cabeça para baixo, por isso, deveria ser invertido.  Enquanto, Hegel afirmava que o ser humano é o espírito (ou Deus) em processo de auto-alienação e auto-realização. Feuerbach afirma que o que ocorre na verdade é exatamente o contrário: em vez de entendermos o ser humano como Deus auto-alienado, devemos entender Deus como o ser humano auto-alienado. Isto é, o ser humano projeta uma imagem idealizada de si mesmo como “Deus”, e adora esse ser imaginário celestial, enquanto que sua própria realidade terrena (material) permanece em sofrimento, ou seja, o ser humano não era a personificação do espírito; pelo contrário, o espírito é o processo de pensamento que ocorre no ser humano.

Influenciado por esse pensamento Marx formula o pensamento fundamental de sua teoria materialista da história:  que a “sociedade civil” não é um produto do Estado; ao contrário, o Estado é um produto da “sociedade civil”. A principal esfera da vida do ser humano não é, portanto, enquanto cidadão do Estado, e sim a realização sua vida econômica (material) dentro da sociedade civil. A realidade humana fundamental seria a alienação do ser humano na realização da vida econômica, conforme exposto nos Manuscritos Econômicos e Filosóficos de 1844.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com