TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Karl Marx: Tem através de seu pensamento uma grande influência em diversas áreas

Por:   •  22/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.619 Palavras (27 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 27

1 INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho é uma apresentação a um dos maiores filósofos de todos os tempos. Karl Marx, tem através de seu pensamento uma grande influência em diversas áreas. Além da vasta influência, o intelectual o alemão atuou como filósofo, economista, historiador, jornalista e também teórico político.

Reconhecido como um grande revolucionário alemão, Marx foi também um dos responsáveis pela fundação da doutrina comunista moderna, a qual se chama "estado natural", em que todos teriam o mesmo direito a tudo, mediante a abolição da propriedade privada.

Ressaltando a importância na história como um movimento político nos séculos XIX e XX. Sua teoria é essencialmente uma crítica às sociedades capitalistas e seus moldes de organização e divisões sociais. O marxismo enquanto corrente de pensamento constituiu-se enquanto concepção materialista da história, afastando-se de qualquer tipo de determinismo, buscando compreender as coisas através de seus movimentos, através da dialética. Deste modo torna-se extremamente difícil, e porque não dizer impossível, entender as teorias e os conceitos do marxismo sem levar em conta previamente o processo histórico.

Marx ainda foi de grande importância também por seus escritos metodológicos, especialmente para a áreas de ciências sociais, visto que diversas vezes buscou sistematizar sua própria metodologia, fazendo críticas e buscando se desvencilhar da economia política clássica. O documento enfatiza também suas principais obras e pontua suas teorias e conceitos aplicados na sociedade antiga e na sociedade atual.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 BIOGRAFIA

Karl Heinrich Marx nasceu em Trier (na época no Reino da Prússia "Alemanha") em 5 de maio de 1818 e morreu em Londres, Inglaterra, no dia 14 de março de 1883.Um dos muitos reinos em que a Alemanha estava fragmentada. Filho de Henriette Pressburg e Herschel Marx, advogado e conselheiro da justiça, descendente de judeu, Era o filho mais novo de uma família judaica de classe média da cidade.

Em 1830, Marx iniciou seus estudos no Liceu Friedrich Wilhelm, em Tréveris (em alemão Trier), ano em que eclodiram revoluções em diversos países europeus. Ingressou mais tarde na Universidade de Bonn para estudar Direito, transferindo-se no ano seguinte para a Universidade de Berlim, onde o filósofo alemão Georg Wilhelm Friedrich Hegel, cuja obra exerceu grande influência sobre Marx, foi professor e reitor. Em Berlim, Marx ingressou no Clube dos Doutores, que era liderado pelo hegeliano de esquerda Bruno Bauer. Ali perdeu interesse pelo Direito e se voltou para a Filosofia, tendo participado ativamente do movimento dos Jovens Hegelianos. Seu pai faleceu neste mesmo ano. Em 1841. Entre 1838 e 1840, dedica-se a elaboração de sua tese. Doutorou-se em Filosofia em 1841, na Universidade de Iena, com a tese "A Diferença Entre a Filosofia da Natureza de Demócrito e a de Epicuro". Impedido de seguir uma carreira acadêmica, tornou-se, em 1842, redator-chefe da Gazeta Renana (Rheinische Zeitung), um jornal da província de Colônia conheceu Friedrich Engels neste mesmo ano, durante visita deste a redação do jornal.

Por motivos políticos, Karl não é nomeado professor, as universidades não aceitam mestres que seguem as ideias de Hegel. Desiludido, dedica-se ao jornalismo. Escreve artigos para os Anais Alemães, de seu amigo Arnold Ruge, mas a censura impede sua publicação. Em outubro de 1842, muda-se para Colônia, e assume a direção do jornal Gazeta Renana, mas logo após a publicação do artigo sobre o absolutismo russo, o governo fecha o jornal.

Em julho de 1843, casa-se com Jenne, irmã de seu amigo Edgard von Westphalen. O casal muda-se para Paris, onde Marx junto com Ruge funda a revista "Anais Franco Alemães", e publica os artigos de Fredrich Engels. Publica também "Introdução à Crítica da Filosofia do Direito de Hegel" e "Sobre a Questão Judaica". Ingressa numa sociedade secreta, mas é expulso da cidade.

Em fins de 1844, Marx começa a escrever para o "Vornaerts", em Paris. As opiniões desagradam o governo de Frederico Guilherme V, imperador da Prússia, que pressiona o governo francês a expulsar os colaboradores da publicação, entre eles Marx e Engels. Em fevereiro é obrigado a sair da França e vai para a Bélgica.

Dedica-se a escrever teses sobre o socialismo e mantém contato com o movimento operário europeu. Funda a "Sociedade dos Trabalhadores Alemães". Junto com Engels, adquirem um semanário e se integram à "Liga dos Justos", entidade secreta de operários alemães, com filiais por toda a Europa. No Segundo Congresso da Liga, são solicitados para redigir um manifesto.

No dia 21 de fevereiro de 1848, com base no trabalho de Engels, Os Princípios do Comunismo, Marx escreve o "Manifesto Comunista", onde esboça suas principais ideias com a luta de classe e o materialismo histórico. Critica o capitalismo, expõe a história do movimento operário, e termina com um apelo pela união dos operários no mundo todo. Pouco tempo depois, Karl e sua mulher são presos e expulsos da Bélgica.

Depois de vários exílios e privações, Max finalmente se instala em Londres. Apesar da crise, em 1864 funda a "Associação Internacional dos Trabalhadores", que fica conhecida como "Primeira Internacional". Com a ajuda de Engels, publica em 1867, o primeiro volume de sua mais importante obra, "O Capital", em que sintetiza suas críticas à economia capitalista.

Encontrando-se deprimido por conta da morte de sua esposa, ocorrida em dezembro de 1881, Marx desenvolveu, em consequência dos problemas de saúde que suportou ao longo de toda a vida, bronquite e pleurisia, que causaram o seu falecimento em 1883. Foi enterrado na condição de apátrida, no Cemitério de Highgate, em Londres.

2.2 KARL MARX E SUAS VIRTUDES

Um grande teórico e fundador da doutrina socialista, produziu ideias que tiveram grande impacto em todo o mundo, ao longo do século XX. Com um pensamento que abrange a Teologia Histórica, Literatura, Antropologia, Economia, Sociologia, Geografia, Direito, Ciência Política e Filosofia. No entanto, Marx com seu temível conhecimento e sabedoria sobre as vertentes do capitalismo, impressiona pelo volume de informação e nível de profundidade, seja pelas duras críticas que impõe ao sistema capitalista como um todo. Sua tese condenava as diferenças entre esses dois aspectos: A “teoria” e a “prática”, sendo assim um homem de ação, lutava para que sua tese dita, pudesse ser colocada em prática em meio a trajetória de sua vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com