TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inteligencia Coletiva

Por:   •  5/12/2018  •  Monografia  •  8.467 Palavras (34 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 34

 [pic 1]

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIAS, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BARRA DO BUGRES

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

[pic 2]

LUANN FERREIRA DE ALMEIDA

INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS

BARRA DO BUGRES

2013

LUANN FERREIRA DE ALMEIDA

INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS

Monografia apresentada ao departamento de Ciência da Computação da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus Universitário Dep. Estado Rene Barbour, como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Ciência da Computação sob orientação do professor Luciano Zamperetti Wolski.

BARRA DO BUGRES

2013


LUANN FERREIRA DE ALMEIDA

INTELIGÊNCIA COLETIVA EM REDES SOCIAIS VIRTUAIS

Banca Examinadora

____________________________________________

Prof. Luciano Zamperetti Wolski

Orientador

___________________________________________

Membro da Banca

____________________________________________

Membro da Banca

Barra do Bugres - MT, 00 de MES de 2013


DEDICATÓRIA

        Dedico este trabalho de conclusão de curso a todas as pessoas que de forma direta ou indireta auxiliaram na conclusão do mesmo, dentre elas resalto: Heloiza M. Cristante, minha namorada e companheira, sempre me apoiando e incentivando e até mesmo me auxiliando nas pesquisas efetuadas no âmbito do projeto, Prof. Luciano Zamperetti Wolski e Prof. Raquel da Silva Vieira Coelho, que sem o auxilio dos mesmos se tornaria impossível a conclusão deste trabalho. Também aos meus pais, Selson Rocha de Almeida e Lucilé Ferreira de Almeida que sempre me apoiaram e incentivaram em todos os momentos.


AGRADECIMENTOS

        Agradeço à minha família e a minha namorada Heloiza M. Cristante, pelo apoio e motivação.

        Agradeço a todos os professores que contribuíram para minha formação durante a realização do curso de Ciência da Computação.

        Agradeço em especial ao meu orientador Prof. Luciano Zamperetti Wolski e Prof. Raquel da Silva Vieira Coelho, pelos esforços dedicados ao auxílio na elaboração deste trabalho.


RESUMO

Este trabalho apresenta os conceitos de inteligência coletiva em redes sociais virtuais, mostrando a necessidade humana de se comunicar desde os primórdios da formação social. A importância da formação de grupos com interesses comuns para que possam cooperar na realização de tarefas e na transmissão de conhecimento e abrange os vários tipos de comunicação e seus conceitos, mostrando a evolução dos diversos meios de se comunicar existentes em especial as redes sociais. Trata ainda da inteligência coletiva, das suas formas de criação conscientes ou inconsciente, do seu potencial e dos seus conflitos, ressaltando a participação coletiva dos indivíduos na formação e na disseminação de conhecimento e ainda na mobilização social. Surge neste contexto questões a respeito da veracidade das informações que circulam na rede, e das novas formas de interação no ciberespaço, assim como a possibilidade dos próprios usuários serem moderadores de seus conteúdos, valorizando cada vez mais a sua participação nestes novos grupos sociais.

Palavras-chave: Redes sociais. Inteligência coletiva. Veracidade de informações.


ABSTRACT

This paper presents the concepts of collective intelligence in virtual social networks, showing the human need to communicate since the dawn of the social formation. The importance of the formation of groups with common interests so that they can cooperate in the execution of tasks and the transmission of knowledge and covers the various types of communication and their concepts, showing the evolution of the various means of communication existing in specific social networks. It also discusses the collective intelligence of its forms of conscious or unconscious creation, its potential and its conflicts, emphasizing the collective participation of individuals in creating and disseminating knowledge and even social mobilization. Arises in this context questions about the veracity of the information circulating on the network, and new forms of interaction in cyberspace, well as the possibility of the users are moderators of its contents, increasingly valuing their participation in these new social groups.

Keywords: Social networks. Collective intelligence. Veracity of information.


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        8

CAPÍTULO I        10

1 REDES SOCIAIS        10

1.1 Comunicação        10

1.2 Tipos de Comunicação        11

1.3 Conceito de rede social        12

1.4 Histórico das redes sociais        13

CAPÍTULO II        15

2 INTELIGÊNCIA COLETIVA        15

2.1 Formas de criação de inteligência coletiva        16

2.2 O potencial da inteligência coletiva        17

2.3 Caso GoldCorp        18

2.4 LinkedIn        19

2.5 Youtube        19

2.6 Facebook: curtir, compartilhar e publicar        20

2.7 Inteligência coletiva e os conflitos        20

2.8 Mobilização Social        22

CAPÍTULO III        24

3 CONFIABILIDADE DAS INFORMAÇÕES NA REDE        24

3.1 WEB 2.0: As novas formas de interação no ciberespaço        24

3.2 A confiabilidade das informações        25

3.3 Usuários: Moderadores de seus conteúdos.        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        28

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        30


INTRODUÇÃO

Redes sociais espalhadas pela ciberesfera disponibilizam aos seus seguidores conteúdos que vão desde dúvidas do cotidiano à assuntos científicos de grande importância. A inteligência coletiva que a algum tempo já vem ajudando a propagar a cibercultura, faz com que os indivíduos tenham a chance de expressar sua opinião de forma a agregar valores e ideias aos grupos ao qual ele participa. Toda informação destes espaços contribuem para a formação dos indivíduos que estão ligados a rede, e desperta nestes curiosidade para buscar mais informações, pois estes sabem que tal busca pode ser sanada devido a dimensão, a quantidade e a diversidade de assuntos inserido na ciberesfera.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.3 Kb)   pdf (586.4 Kb)   docx (266.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com