TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INTELIGÊNCIA COLETIVA E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Por:   •  22/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

INTELIGÊNCIA COLETIVA E COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Deuzimar Nepomuceno de Oliveira ¹

¹ Aluna do Curso de Pós Graduação em Gestão Pública da Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).

Resumo – Esta pensata tem o objetivo de levantar a discussão a respeito da inteligência coletiva, das comunidades de aprendizagem e dos desafios da educação à distância, desses quesitos verificará a aplicabilidade do conceito, as características, bem como serão analisados os desafios, concluindo por fim quais são suas implicações na educação e consequentemente na sociedade em geral.

A CONVIVÊNCIA E O ENSINO DOS TEMPOS MODERNOS

        Conforme estudo feito do conceituado artigo do professor WellingtonTavares especialista nesta área que aborda a EAD desenvolvida pela inteligência coletiva e por comunidade virtual de aprendizagem, compactuamos que a inteligência coletiva está instituída nos existires de correspondência de informações e conhecimentos dentro de um espaço de convivência determinado.

        Analisando tal situação, entendemos que se encontra um lado bom, verifica-se a existência de um sistema coletivamente dependente e automaticamente inteligente, a ponto de transformar um quesito que antes era apenas de bate papo sobre o dia-a-dia para atualmente um sistema integrado de ensino aprendizagem recordista de procuras, novamente atingindo um patamar de comunidade.

        Coaduna-se com o fato da constante existência de transformação de como as pessoas passaram a se relacionar, devido à demanda e a necessidade social tendo em vista as transformações de um mundo altamente globalizado.

        Foi através da inteligência coletiva que houve a descoberta de uma nova forma de aprendizagem que revolucionou a maneira de ensinar, levando assim o conhecimento de uma forma que antes nunca havia se pensado, rompendo as barreiras geográficas mais relutantes que antes existia.

        Compartilhamos que o meio de comunicação que mais impera atualmente é o virtual. Graças à sabedoria da informatização as pessoas podem trocar experiências de forma cômoda, transbordando assim toda a criatividade que antes estava escondida. Através do avanço da Tecnologia da Informação e Comunicação as comunidades virtuais de aprendizagem desabrocharam com isto a EAD se expandiu a ponto de vencer grandes dificuldades como a língua, por exemplo.

        Podemos perceber que, desde que exista um grupo de pessoas focadas num objetivo comum é possível à realização de cursos nas mais diversas áreas, levando assim conhecimento a diferentes e distantes grupos de pessoas por meio da EAD.

        Nos estudos feitos, ressaltamos a discordância com a reflexão do professor Márcio Silveira Lemgruber, onde o mesmo afirma que a EAD não é uma modalidade de educação. Acreditamos que a EAD é conhecida como Ensino à Distância, por ser um módulo que está escrito virtualmente para o aprendizado na internet para quem se interesse. Concordamos, porém quando o professor relata a respeito de que não foi a partir da EAD que se inaugurou a dialogicidade entre educando e educador, o que se entende já vir dos primórdios da educação, onde educandos e educadores agiam e refletiam sobre a ação pedagógica efetivada.

        É esplêndido, a sociedade agradece e a educação mundial comemora cada dia mais os melhores resultados que a EAD vem trazendo através de comunidades virtuais de aprendizado que capacita pessoas tornando-as profissionais das mais diversificadas áreas de conhecimento, mesmo que elas estejam separadas físicas e temporalmente.

        Um grande desafio a ser enfrentado e vencido é o isolamento que o aluno de EAD pode vir a sofrer, mesmo que o aprendizado seja voltado mais para o individual, deverá haver incentivo e provocação por parte do tutor/professor e também dos demais colegas do ambiente virtual de aprendizado, com isto esse desafio pode ser solucionado com tranquilidade. A falta de habilidade e conhecimento de informática, também é um grande incômodo que poderá ser plenamente decidido com estudos determinados, comprometimento e boa vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (104.7 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com