TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MEMÓRIA CACHE

Por:   •  4/6/2021  •  Artigo  •  3.300 Palavras (14 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

UNIDADE: SANTANA DE PARNAÍBA/SP

BIANCA MARIA REZENDE SOARES – RA: 2830482111016

DAYANE YONI DOS SANTOS – RA: 2830482111028

GABRIELA MARQUES BOSSO – RA: 2830482111002

MEMÓRIA CACHE

Santana de Parnaíba

2021

RESUMO

As memórias cache surgiram com o objetivo de proporcionar uma melhoria no desempenho dos sistemas de computação, pois normalmente as memórias principais possuem um tempo de acesso relativamente elevado. Atualmente a maioria das memórias cache possui uma configuração que não pode ser alterada para a execução de cada carga de trabalho, sendo assim ela não é ideal para cada uma das cargas de trabalho que podem ser executadas no processador.

A memória cache é usada para diminuir o tempo de fornecimento das informações fundamentais para o processador. Dessa maneira, o foco principal deste trabalho é falar sobre a memória cache, de forma simples e direta explicando o que é memória, memória cache e suas funcionalidades, os níveis da memória cache, seu funcionamento e avanços da memória cache.

Existindo diversos tipos de memória, todos possuem a mesma finalidade, o armazenamento das informações, sejam elas temporárias ou permanentes. Com isso este trabalho abordara os temas as respeito sobre a memória cache.

Palavras-chave: Memória cache, avanço, tempo, memória.


ABSTRACT

Cache memories emerged with the aim of providing an improvement in the performance of computing systems, since normally the main memories have a relatively high access time. Currently, most cache memories have a configuration that cannot be changed for the execution of each workload, so it is not ideal for each of the workloads that can be executed on the processor.

Cache memory is used to shorten the time it takes to deliver critical information to the processor. Thus, the main focus of this work is to talk about cache memory, in a simple and direct way, explaining what is memory, cache memory and its functionalities, the levels of cache memory, its functioning and advances in cache memory.

There are several types of memory, all have the same purpose, the storage of information, whether temporary or permanent. With that, this work will approach the themes regarding cache memory.

Keywords: Cache memory, advance, time, memory.


SUMÁRIO

1.        MEMÓRIA        4

1.1.        QUE É MEMÓRIA        4

2.        MEMÓRIA CACHE        4

2.1.        FUNCIONALIADE        5

3.        TIPOS DE MEMÓRIA CACHE        5

3.1.        MAPEAMENTO DIRETO        6

3.2.        MAPEAMENTO ASSOCIATIVO        6

3.3.        MAPEAMENTO ASSOCIATIVO POR CONJUNTO (N-way)        6

4.        NÍVEIS DA MEMÓRIA CACHE        7

5.        FUNCIONAMENTO        7

5.1.        CACHE HIT        8

5.2.        CACHE MISS        8

5.3.        LOCALIDADE        8

5.3.1.        PRINCÍPIO DE LOCALIDADE ESPACIAL        8

5.3.2.        PRINCÍPIO DE LOCALIDADE TEMPORAL        8

6.        TAMANHO DE UMA MEMÓRIA CACHE        9

7.        MELHORES PRÁTICAS DE ARMAZENAMENTO EM CACHE        9

8.1.        AUMENTAR O DESEMPENHO DOS APLICATIVOS        10

8.2.        REDUZIR A CARGA NO BACK-END        10

8.3.        DESEMPENHO PREVISÍVEL        10

8.4.        ELIMINAR HOTSPOTS DE BANCO DE DADOS        11

8.5.        AUMENTAR A TAXA DE TRANSFERÊNCIA DE LEITURA (IOPS)        11

9.        REFERÊNCIAS        12

  1. MEMÓRIA

  1. O QUE É MEMÓRIA

No mundo da informática a memória é um circuito eletrônico que armazena todos os dados processados pelo computador. Existem diversos tipos de memória, todos possuem a mesma finalidade, o armazenamento das informações, sejam elas temporárias ou permanentes. No geral, as memórias podem ser divididas em grandes categorias: memória interna e a memória externa; ambas são fundamentais para o funcionamento do computador.

A memória interna é responsável pelo armazenamento temporário das informações que estão sendo processadas, como programas, dados de entrada e dados de saída. Ela é dividida por três tipos: memória principal (RAM), memória de leitura (ROM) e memória cache. Já a memória externa é responsável pelo armazenamento permanente de dados, ao contrário da interna, ela só perde informações quando são formatadas, excluídas ou danificadas. Alguns exemplos de memória secundária são: HD externo, disco rígido, cartão de memória, pendrive etc.

Além das categorias citadas acima, encontramos também alguns subtipos como as memórias voláteis e não voláteis. Basicamente, as voláteis são memórias que precisam de energia para armazenar os dados, ou seja, a maioria dos tipos que se enquadram na memória interna são voláteis, exceto a memória de leitura (ROM). Como o próprio nome já diz, as memórias não voláteis são o oposto das memórias voláteis, elas não precisam de energia para armazenar os dados, se enquadrando na categoria secundária.  

  1. MEMÓRIA CACHE

Cache foi o nome escolhido para designar o nível da hierarquia de memória entre o processador e a memória principal. Assim, a memória cache é um dispositivo de memória colocado entre a CPU e a memória principal, localizada na placa – mãe, contendo vários circuitos de armazenamentos e sim dispositivos de dois estados. Todos os processadores atuais possuem uma quantidade de memória cache introduzida no encapsulamento, variando entre Mb a 1024 Kb,sendo o mais utilizados é 256 Kb, 512 Kb. Com o intuito de aumentar o desempenho do sistema. Possui tecnologia de fabricação semelhante a CPU (VLSI) garantindo redução da espera por parte desta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (53.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com