TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Manual de Instalação MySQL

Por:   •  4/6/2021  •  Resenha  •  3.145 Palavras (13 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 13

Manual de Instalação do MySQL


  1. Introdução

Este manual descreve como instalar o MySQL no Sistema Operacional Windows (32 e 64 bits) e apresentar uma visão inicial dos primeiros passos para sua usabilidade.

O ideal é que este material seja utilizado por desenvolvedores, alunos e educadores, pois poderão observar o quanto o MySQL é flexível.

Para o desenvolvimento deste manual, foram utilizados as referencias [1] [2] [3].


  1. O que é o MySQL?

O programa MySQL é um servidor robusto de Bancos de Dados (BD) SQL (Structured Query Language - Linguagem Estruturada para Pesquisas) muito rápido, multitarefa e multiusuário. O Servidor MySQL pode ser usado em sistemas de produção com alta carga e missão crítica bem como pode ser embutido em programa de uso em massa. MySQL é uma marca registrada da MySQL AB. O programa MySQL é de Licença Dupla. Os usuários podem escolher entre usar o programa MySQL como um produto Open Source / Free Software sob os termos da GNU (General Public License) (http://www.fsf.org/licenses/) ou podem comprar uma licença comercial padrão da MySQL AB [3].

O site web do MySQL (http://www.mysql.com/) dispõe das últimas informações sobre o programa MySQL.


  1. Instalação do MySQL

Favor seguir este procedimento de instalação para facilitar o acompanhamento das aulas de BD.

1) Acesse o endereço do site de BD MySQL em http://www.mysql.com/. Clique na aba "Downloads (GA)". 

2) Na página "MySQL Downloads (Generally Available)", clique no link "MySQL Community Server".

3) Na página "Download MySQL Community Server", escolha a plataforma (Sistema Operacional) que deseja fazer o download no item "Select Platform"

Os possíveis Sistemas Operacionais (S.O.) são:

  • Microsoft Windows - plataforma x86 (32 e 64 bits);
  • SuSE Linux Enterprise Server 10 e 11- plataforma x86 (32 e 64 bits);
  • Red Hat, CentOS, Oracle Enterprise Linux 4 e 5 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
  • Outras versões de Linux (Linux Generic) que suportam pacote RPM ou arquivo TAR com kernel 2.6 - platarforma x86 (32 e 64 bits);
  • Sun Solaris 10 - plataformas SPARC e x86 (32 e 64 bits);
  • Mac OS X  10.5 e 10.6 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
  • FreeBSD versões 7.0 e 8.0 - plataforma x86 (32 e 64 bits);
  • Código fonte para ser compilado.

[pic 1]

Para saber qual é a versão do S.O. e o tipo (32 ou 64 bits), vá ao Menu “Iniciar”, clique no submenu “Painel de Controle” e depois clique no ícone “Sistema”.  A seguir, apresentamos duas imagens como exemplos de S.O.s diferentes e com tipos diferentes.

[pic 2]

4) No caso deste manual, iremos fazer a instalação do MySQL para o S.O. Windows, versão 5.5.25a para 64 bits.

  • Caso o seu Windows for versão 32 bits, escolha a opção "Windows (x86, 32-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download" que está do lado.
  • Caso seu Windows for versão 64 bits (nosso caso), escolha a opção "Windows (x86, 64-bit), MSI Installer" e clique no botão "Download" que está do lado.
  • Versões muito antigas do Windows XP, 2000 e 2003 não possuem suporte para instaladores MSI, por isso, é necessário atualizá-los pelo "Windows Update".

5) Após clicar no botão "Download", irá aparecer uma  página com um formulário pedindo para digitar o e-mail e a senha se for um usuário já cadastrado ou para pressionar o botão "Proceed" caso você seja um usuário novo. Em vez disso, clique no link "» No thanks, just take me to the downloads!"("Não, obrigado, só me leve para os downloads!") que aparece mais abaixo.

7) Após fazer o download do executável, dê dois cliques nele para começar a instalação e depois clique no botão “Executar” para dar permissão a continuar o processo. Deverá aparecer a tela "Welcome to the MySQL Server 5.5 SetupWizard" ("Bem-vindo ao assistente de configuração do MySQL Server 5.5") e depois pressione o botão "Next" ("Próximo").

[pic 3]

[pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]

8) Na tela "End-User License Agreement" ("Contrato de Licença para Usuário Final"), leia o termo de licença GPL 2.0 e clique em "I accept the terms in the License Agreement" ("Eu aceito os termos do Contrato de Licença"). Após isso, pressione o botão "Next" ("Próximo").

[pic 8][pic 9][pic 10]

9) Na tela "Choose Setup Type" ("Escolha o tipo de instalação"), escolha a opção "Typical" ("Típica") que instalará os principais programas do MySQL. Por padrão o aplicativo será instalado no drive "C:" do seu computador. Caso necessite instalar o MySQL em um drive diferente do "C:", escolha a opção "Custom"("Personalizada").

[pic 11][pic 12]

[pic 13][pic 14]

10) Após escolher a opção "Typical",  aparecerá a tela "Ready to install MySQL Server 5.5" ("Pronto para instalar MySQL Server 5.5"). Pressione o botão "Install" ("Instalar") para começar a instalação no disco rígido do seu computador.

[pic 15][pic 16]

11) Caso deseje cancelar a instalação, clique no botão "Cancel" ("Cancelar"). Óbvio, não? ;)
A instalação irá demorar alguns (ou vários) minutos  dependendo da velocidade do seu processador e disco rígido; e quantidade de memória RAM.

[pic 17]

12) Após a instalação do MySQL 5.5, irão aparecer duas telas de propaganda da versão paga "MySQL Enterprise". Pressione os botões "Next" ("Próximo") para finalizar a instalação.

[pic 18][pic 19][pic 20][pic 21]

13) Caso não ocorra problema na instalação (falta de espaço, erro de gravação, conflito de software, bloqueio de antivírus), aparecerá à tela "Completed the MySQL Server 5.5 Setup Wizard" ("Assistente de configuração do MySQL Server 5.5 foi concluído"). Deixe selecionada a opção "Launch the MySQL Instance Configuration Wizard" ("Iniciar o Assistente de Configuração de uma Instância do MySQL")  para configurar uma instância do banco de dados MySQL. Pressione o botão "Finish".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (1.8 Mb)   docx (2.2 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com