TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memória Virtual

Por:   •  17/5/2023  •  Artigo  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 4

A memória virtual é uma técnica utilizada pelos sistemas operacionais para fornecer aos programas a ilusão de que possuem mais memória disponível do que a fisicamente presente no sistema. Isso é possível através da combinação da memória física (RAM) com a memória secundária (geralmente um disco rígido) para criar um espaço de endereçamento maior.

Quando um programa é executado, o sistema operacional aloca uma porção de memória virtual para ele. Parte dessa memória virtual é armazenada na memória física (RAM), enquanto o restante é armazenado na memória secundária. À medida que o programa acessa diferentes partes de sua memória virtual, o sistema operacional gerencia o movimento dos dados entre a memória física e a memória secundária, garantindo que as partes mais frequentemente utilizadas fiquem na RAM para acesso rápido.

A memória virtual permite que os programas acessem mais memória do que realmente está disponível fisicamente no sistema. Isso é útil para lidar com programas maiores do que a capacidade da memória RAM, permitindo que eles sejam executados sem restrições rígidas de espaço de memória. Além disso, a memória virtual ajuda a separar o espaço de endereçamento dos programas, garantindo que um programa não interfira na memória de outro programa.

No entanto, é importante mencionar que a utilização da memória virtual pode introduzir algum overhead em termos de desempenho, devido ao tempo necessário para acessar a memória secundária. Portanto, os sistemas operacionais geralmente fazem uso de técnicas como paginação e gerenciamento de memória virtual para otimizar o uso eficiente da memória física e minimizar os impactos negativos no desempenho.

Um arquivo de troca, também conhecido como arquivo de paginação (swap file), é usado na gestão de memória virtual para armazenar as páginas de memória virtual que foram movidas da memória RAM para o disco. Quando a memória física está escassa, o sistema operacional pode transferir páginas de memória inativas ou pouco utilizadas para o arquivo de troca, liberando espaço na memória RAM para alocar páginas de memória de outros processos.

O arquivo de troca é usado como uma extensão da memória física, permitindo que o sistema operacional gerencie eficientemente a memória disponível. Quando um processo precisa acessar uma página que está atualmente no arquivo de troca, o sistema operacional realiza uma operação de leitura do disco para trazer essa página de volta para a memória RAM. Isso permite que o processo continue sua execução normalmente, embora com um atraso associado ao acesso ao disco.

O tamanho e a localização do arquivo de troca são configuráveis e dependem das políticas e configurações do sistema operacional. É importante ter um arquivo de troca adequado para garantir que haja espaço suficiente para armazenar páginas de memória virtual em situações de alta demanda.

É importante mencionar que o uso excessivo de arquivo de troca pode impactar negativamente o desempenho do sistema, uma vez que o acesso ao disco é mais lento em comparação com a memória RAM. Portanto, é recomendado ajustar adequadamente as configurações de memória virtual e alocar memória física suficiente para evitar a dependência excessiva do arquivo de troca.

A técnica de pré-alocação de memória virtual refere-se à prática de reservar espaço na memória virtual para um processo quando ele é iniciado, em vez de aguardar até que seja necessária a alocação adicional de memória. Quando um processo é executado, ele requer um espaço de endereçamento virtual para armazenar suas instruções e dados. Em sistemas com gestão de memória virtual, esse espaço de endereçamento é mapeado para a memória física ou para o arquivo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com