TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Memória de Computadores

Por:   •  10/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.236 Palavras (5 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)

COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE SANTA MARIA (CTISM)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

ORGANIZAÇÃO E ARQUITETURA DE COMPUTADORES A

ANDRÉ LOPES PEREIRA

MEMÓRIA DE COMPUTADORES

SANTA MARIA - RS

2017

Índice

1.        Definição        3

2.        Tipos, funções e funcionamento        4

3.        Representação        4

4.        Hierarquia de memória        5

5.        Memória volátil e não volátil        5

6.        Registrador        6

7.        Memória cache e seus tipos        6

8.        Memória principal        6

9.        SRAM e DRAM        7

10.        Memórias RAM e ROM        7


  1. Definição

Memórias são dispositivos de armazenam informações, temporariamente ou permanentemente, que são manipuladas pelo sistema, que utilizada as informações armazenadas quando necessário. Considerada como um subsistema, a memória possui vários componentes interligados e integrados fazendo a função de armazenar.

[pic 1]


  1. Tipos, funções e funcionamento

Os principais tipos de memória são: Memória principal e memória secundária.
A principal é a que o processador utiliza para enviar dados, sem ela o processador normalmente não funciona. Ela armazena os dados temporariamente, enquanto o computador está ligado, e no momento em que é desligado ou reiniciado as informações são perdidas. Possuem alta velocidade de acesso, porém uma pequena capacidade. Exemplos disso são as memórias RAM, memória ROM e memórias cache.
A secundária é de grande armazenamento, usada para guardar os dados permanentemente, perdidos apenas se danificar ou o usuário retirar. Os dados precisam passar pela memória principal primeiro antes de chegar na secundária. É mais lenta que a principal, porém tem uma capacidade de armazenamento muito maior. Os principais tipos das secundárias são as memórias magnéticas (utilizando discos, polarização e ímãs para armazenar os dados), memórias ópticas (feixes de luz são disparados no disco para que seja feita a leitura e armazenamento, utilizando sensores) e memórias de estado sólido (os SSDs, que utilizam memória flash, utilizando um circuito integrado semicondutor). O funcionamento geral das memórias se faz por um ciclo que funciona basicamente com o processador buscando dados existentes no computador, consultando primeiramente a memória cache, se não houver passa para a RAM e seguindo para o disco rígido. Após isso, os dados são mandados ao processador que faz as operações necessárias.

     [pic 2][pic 3][pic 4]

       Memória Secundária              Memórias principais                 Memória cache

  1. Representação

As informações são representadas através dos bits 1 e 0, podendo ser por sinal elétrico, campo magnético ou presença de pontos de luz. Tendo a quantidade de bits necessária para representar a informação.


  1. Hierarquia de memória

No computador existem muitas memórias, que são estruturadas e formam um sistema ou subsistema de memória. Há uma hierarquia que organiza as memórias, normalmente mostrada na forma de uma pirâmide, comparando suas características. Na parte mais alta ficam as memórias com as maiores velocidades, baixa capacidade e alto custo por bit. Na parte de baixo se encontram as memórias com capacidade alta, baixo custo por bit e baixa velocidade. Os principais parâmetros para analisar as posições na hierarquia são: Tempo de acesso, ciclo de tempo do sistema de memória, capacidade, volatilidade, tecnologia de fabricação, temporariedade e custo. A ordem hierárquica é, do mais alto ao mais baixo: Registradores, Memória cache, Memória Principal e Memória Secundária.

[pic 5]

  1. Memória volátil e não volátil

A memória volátil perde os dados armazenados no momento que o computador é desligado ou a alimentação da energia computador é desligada. Se divide em dois tipos: Dinâmica, onde precisa ser atualizada e recarregada frequentemente; E estática, onde a informação fica armazenada durante todo o tempo em que o computador estiver ligado. Exemplos de memória volátil: Memória RAM e registradores. Já a memória não-volátil mantém as informações registradas mesmo não havendo energia, como os discos rígidos e memória ROM.


  1. Registrador

Os registradores são os elementos superiores da hierarquia, e possui dois tipos: O registrador de instrução, que é um dispositivo de memória que armazena as instruções que o processador terá de interpretar. Após isto, o processador busca na memória os dados que serão manipulados pela unidade aritmética e lógica, que também precisam ser armazenados algum local. Os resultados dos processamentos devem ser armazenados temporariamente para novas manipulações, novas instruções ou ser enviado para a memória externa ao processador, estes dados em pequenas unidades que são chamadas de registradores.
[pic 6]

  1. Memória cache e seus tipos

Memória cache é uma pequena peça que fica no processador dividida em 3 subpartes: L1 (responsável pelas instruções e pelos dados), L2 (salva dados e informações) e L3 (s maior de todas, onde salva conteúdos que poderão ser usados nas tarefas da CPU. A memória cache funciona da seguinte maneira: Quando alguma função é executada, o processador pede para a memória secundária passar os dados necessários, que são transferidos com o auxílio da memória RAM. Porém, por conta da distância que os dados levam do HD ao processador, as informações ficam armazenadas dentro da memória do próprio processador, que fica muito mais perto. Diferentemente da memória RAM, que tem capacidade de gigabytes, a cache armazena uma quantidade de megabytes apenas. Antigamente os computadores não possuíam memória cache, sendo os registradores ligados diretamente na memória principal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (281.2 Kb)   docx (161.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com