TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia FODA (Feature-Oriented Domain Analysis)

Por:   •  16/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade 2

Metodologia FODA

A metodologia FODA (Feature-Oriented Domain Analysis) é uma metodologia de análise de domínio. Ela tem como objetivo construir elementos reutilizáveis e pode ser definida por ser um processo de identificar, organizar e representar informação relevante acerca do domínio.

A metodologia FODA pertence à classe de produtos de software que emprega a reutilização de código, arquitetura e requisitos. Ela é voltada para o desenvolvimento da arquitetura do domínio.

A metodologia FODA é dividia em três fases:

Primeira Fase

A primeira fase da metodologia FODA é a análise do contexto, em que é definido o escopo do domínio, suscetível à produção de produtos do domínio.

São ressaltadas as semelhanças e diferenças dos problemas no domínio, abordados pelas aplicações, são analisados na fase de Modelagem do Domínio e são produzidos modelos representando diferentes aspectos do problema.

Segunda Fase

A próxima fase da metodologia FODA é a Análise Funcional, que identifica similaridades e diferenças funcionais nas aplicações do domínio.

Nessa proposta são levantas as diferenças e semelhanças das características levantadas e descritas de acordo com os padrões de interação propostos por Schummer e Lukosch.

Terceira Fase

A última fase da metodologia FODA é a modelagem da arquitetura, que provê uma solução de software para os problemas definidos na fase de modelagem do domínio. Um modelo de arquitetura (também conhecido como arquitetura de referência) é desenvolvido nesta fase. É realizado um projeto detalhado e a construção dos componentes são baseados neste modelo.

Referencia

Informações retiradas do artigo “Uma Engenharia de Domínio Baseada em Padrões de Interação e no Modelo 3C de Colaboração para Redes Sociais de Compartilhamento na Web 2.0”elaborado por: Lucas Santos de Oliveira, Marco Aurélio Gerosa, da Universidade de São Paulo, Instituto de Matemática e Estatística, R do Matão 1010. http://www.marcelohsantos.com.br/aulas/Uninove_reuso_software.asp

Informações retiradas do artigo “metodología para el análisis foda”, do instituto politécnico nacional secretaria técnica, DIRECCIÓN DE PLANEACIÓN Y ORGANIZACIÓN Marzo 2002. http://www.uventas.com/ebooks/Analisis_Foda.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com