TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização de Computadores

Por:   •  11/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 4

Organização de Computadores

Um computador pode ser definido como uma máquina constituída de partes eletrônicas e/ou eletromecânicas capazes de manipular e fornecer de forma sistemática informações para uma gama variada de aplicações.

Unidade Central de Processamento (CPU)

O processador é considerado o “cérebro” do computador, controlando suas tarefas, como processar, registrar ou interpretar dados e/ou instruções, operando em números binários.

No espaço de coworking superior da Start Working possui estrutura para mais de 50 computadores, chamando a atenção para o fato possuir diversos tipos, sejam eles desktops ou notebooks.

Um processador de boa qualidade é fundamental para o bom uso de uma máquina, pois assim o sistema pode ser totalmente utilizado e não perderia desempenho.

É importante ressaltar que em um espaço de coworking as tarefas a serem realizadas nos computadores são cotidianas, por exemplo o uso e manipulação de tabelas usando Excel, uso de frameworks, aplicativos leves.

Portanto, obviamente não há necessidade de comprar um processador de última geração porque as demandas de tarefas são muito baixas para uma peça muito poderosa.

Outro ponto a ser notado é o uso de uma placa mãe compatível com o processador em questão, por conta dos soquetes diferentes as placas mãe não são de uso universal.

Figura 1 e 2


[pic 1][pic 2]

Memória Principal

A memória RAM (Memória de Acesso Aleatório) é um dos tipos de armazenamento mais utilizado atualmente, tendo em vista que não tem custo alto e por ter um bom desempenho quando comparada com os outros tipos de memória.

Algumas características importantes da memória RAM são:

  • acessam as palavras individuais de forma direta através de uma lógica de endereçamento interno;
  • leitura e escrita de dados contidos na memória e novos dados de forma muito rápida;
  • são voláteis;
  • utilizada somente para armazenamento de dados/instruções de forma temporária.

Uma das partes mais importantes na montagem de uma máquina é a escolha correta de seus componentes, com a memória também é preciso ter certos cuidados.

De modo geral, é preciso se atentar a três fatores principais na hora de escolher uma memória RAM:

  •  Capacidade: que é medida em gigabytes (GB) e, como explicado anteriormente, indica quantos arquivos o modelo pode armazenar ao mesmo tempo;
  •  Clock de memória ou frequência: medido em mega-hertz (MHz), se refere à velocidade de processamento dos dados;
  •  DDR: indica a geração da placa de memória RAM.

Como no coworking as tarefas são simples, é recomendável ter uma memória RAM de pelo menos 8GB, que proporcionará fluidez ao sistema.

Existem opções de 4GB no mercado, contudo, elas costumam ser insuficientes até mesmo para configurações mais simples. Alguns computadores e notebooks são equipados com 6GB, através da união de módulos de 4GB e 2GB.

Figura 3

[pic 3]

Memória Secundária

A memória secundária mais utilizada e recomendada nos dias de hoje é o SSD (Drive de estado sólido), por conta de sua alta velocidade e espaço de armazenamento razoável.

Outro também muito utilizado é o disco rígido (HD), tendo em vista sua alta capacidade de armazenamento, porém deixa a desejar na questão da velocidade.

O desempenho funcional dos discos rígidos depende de vários fatores, sendo eles: 

  • quantidade de operações de Entrada/Saída;
  • taxa de transferência;
  • quantidade de bytes envolvidos na operação;
  • sistema operacional utilizado.

Quando comparado com dispositivos SSD, os discos rígidos acabam sendo colocados como segunda opção, pois o SSD, em relação a velocidade, pode operar duas ou três vezes mais rápido do que um HD convencional.

 

Figura 4

[pic 4]

Materiais de escritório

        A Start Working têm cerca de 15 salas de escritório, sendo que cada uma delas possui mesas, monitores, computadores, impressoras e roteadores.

        

Impressoras

        A impressora mais presente na empresa é a do tipo multifuncional, pois pode ser jato de tinta ou a laser, o que muda neste modelo são as funcionalidades.

        Esse modelo é bastante comum e muito utilizado no mercado. A ideia da multifuncional é agregar várias tarefas em uma mesma máquina, como scanner, xerox, fax, etc.

        Roteadores Wi-Fi

        Os roteadores utilizados na empresa são da linha Archer C6 da marca TP-Link.

        Esse modelo possui a tecnologia Dual Band (operam em duas frequências, 2.4 GHz e 5 GHz), que suporta vários dispositivos conectados ao mesmo tempo sem que perca qualidade de conexão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com